Dependendo da experiência e conhecimento do grupo, você pode encurtar algumas sessões nos módulos e dedicar mais tempo às sessões em que você sente que é necessário mais conhecimento

Seus facilitadores podem estar mais ou menos familiarizados com várias áreas. Por exemplo:

  • Alguns podem achar o conceito de desenvolvimento espiritual desafiador, imaginando o que é e como contribui para o bem-estar integral das crianças. Nesse caso, você pode querer dedicar mais tempo à Sessão 3 e organizar várias atividades relacionadas às sessões 5 e 6, que tratam de “Cuidando da Própria Espiritualidade”. 

  • Alguns podem ser novos no conceito de primeira infância, imaginando como isso é crítico para o bem-estar das crianças e para fortalecer os alicerces do desenvolvimento espiritual. Nesse caso, você pode querer passar mais tempo na Sessão 2 do programa.

  • Alguns podem achar a questão da violência desafiadora ou sensível, ou podem ter sofrido violência em suas próprias infâncias. Em caso afirmativo, você pode querer passar algum tempo na Sessão 4 e também criar espaços durante o treinamento para auto-reflexão usando o Diário de Aprendizagem ou por meio de reflexões e diálogos entre participantes, para permitir que eles processem suas próprias experiências de violência.

  • Alguns podem estar menos familiarizados com as técnicas de educação de adultos e podem estar inclinados a se envolver em conversas e palestras unidirecionais, em vez de metodologias práticas e participativas.
    Nesse caso, você precisa gastar mais tempo permitindo que eles se envolvam em atividades para praticar a facilitação e como construir o diálogo.

  • Alguns podem estar muito familiarizados com os tópicos ou achar mais fácil entender sua importância, mas não têm experiência prática ou compreensão sobre como o desenvolvimento espiritual das crianças realmente ocorre. Nesse caso, você pode passar mais tempo em cada uma das sessões do Módulo 3, que fornecem conhecimento concreto e ferramentas para apoiar o desenvolvimento de relacionamentos positivos, carinhosos e carinhosos entre pais/responsáveis/educadores e crianças.

Duração do programa de treinamento 

Sugere-se que um programa de formação de facilitadores tenha uma duração mínima de 32 horas, organizadas durante quatro a cinco dias consecutivos, ou em sessões de duas ou quatro horas distribuídas ao longo de um mês. 

As sessões podem ser organizadas presencialmente, online ou em formato híbrido. Recomenda-se que a maioria das sessões sejam presenciais, pois permite que os participantes se desconectem de sua rotina diária.

É importante garantir que o treinamento seja organizado de forma consistente e, se for realizado por um período de tempo, que os participantes levem para casa algumas atividades de acompanhamento ou reflexões.

Você está aqui: