A maioria das atividades do programa pode ser adaptada para um ambiente online, embora seja recomendável que, sempre que possível, os encontros sejam realizados presencialmente.

Para os encontros serem realizados online, certifique-se de que todos os participantes tenham acesso à Internet. 

Recomenda-se fornecer uma variedade de materiais e ferramentas on-line e diversidade de atividades para manter os participantes engajados e tornar a experiência o mais agradável possível. Abaixo estão algumas dicas para apoiar os treinadores e facilitadores no planejamento das sessões online.


Comece com atividades dinâmicas e envolventes para quebrar o gelo

Realizar encontros online pode ser dinâmico e divertido! Se os participantes estiverem participando online pela primeira vez, tente usar uma atividade para quebrar o gelo para garantir que todos se conheçam e se sintam à vontade para participar.

Algumas sugestões são:

  • “Mostrar & Contar”: Alguns participantes podem estar familiarizados com este jogo, pois é uma atividade comum. Dê a todos no grupo um minuto para encontrar um objeto de seu ambiente e depois compartilhar com o grupo o que é e por que o escolheram. 
  • Minhas esperanças: usando uma ferramenta online chamada Jamboard (veja abaixo para mais detalhes), peça aos participantes para adicionar algo que eles esperam aprender com este treinamento. 
  • Desenhar à vontade: peça aos participantes que busquem uma folha de papel e um lápis. Dê a todos um minuto para desenhar algo que os descreva. Peça a todos que mostrem seus desenhos e expliquem o que fizeram.
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Use a função “Salas Separadas”

Se você estiver planejando uma sessão com mais de cinco participantes, o uso de salas temáticas é uma ótima maneira de garantir que todos possam participar e aprofundar a conversa. 

Ao saírem das salas e retornarem ao encontro, peça a cada grupo para compartilhar o que eles conversaram. Você pode dar a cada grupo uma pergunta diferente para discutir e, em seguida, pedir-lhes que compartilhem sua discussão com o resto do grupo.


Inclua diferentes ferramentas online na reunião

Existem muitas ferramentas online disponíveis que podem ser compartilhadas com os participantes para que possam contribuir para as sessões de várias maneiras além da verbal. Você pode tentar usar:

  • Sala de bate-papo: pode parecer simples, mas use esta sala! Você pode fazer perguntas simples com respostas de uma palavra e solicitar que os participantes adicionem isso à caixa de bate-papo para alterar a entrega.
  • Google Jamboard: é um aplicativo que simula um quadro branco em versão digital onde o treinador/facilitador pode escrever, desenhar, incluir notas, resultados de pesquisas, abrir apresentações e muito mais. Disponível em Jamboard: crie o Jamboard com antecedência, altere as configurações para que qualquer pessoa possa editar seus slides e compartilhe o link na caixa de bate-papo da reunião ou por e-mail. Os participantes podem adicionar suas entradas em post-its e comentários virtuais. Essa também é uma ótima maneira de revisar a sessão após o término.
  • Vídeos do YouTube:  disponível em https://youtube.com. Algumas das atividades exigem experiências físicas, como caminhar na natureza. Se isso não for possível, substitua a experiência externa por uma virtual. Encontre um vídeo calmante da natureza no YouTube, peça aos participantes que se sentem em um lugar tranquilo com fones de ouvido e imaginem que estão na natureza por cinco minutos. Certifique-se de que não retrata nenhum preconceito e é sensível ao grupo que você tem à sua frente.
  • MentiMeter:  disponível em https://mentimeter.com/: Esta ferramenta permite a interação em tempo real das pessoas que estão assistindo através de quizzes, enquetes, perguntas e respostas de forma anônima. No Mentimeter você pode criar apresentações com textos, imagens, gifs e emojis, coletar as respostas e opiniões dos participantes e exportá-las ou compartilhá-las para analisar os resultados.
    Assim como no Jamboard, compartilhe o link na caixa de bate-papo da reunião ou por e-mail e peça aos participantes que adicionem suas respostas. Você pode compartilhar a tela do MentiMeter para que os participantes também possam ver o que outras pessoas estão adicionando. 
  • Kahoot!: disponível em https://kahoot.com. Esta ferramenta permite criar um questionário virtual online para testar o conhecimento dos participantes antes ou depois de uma sessão. Por exemplo, no Módulo 1 sobre direitos da criança, você pode ver o quanto os participantes sabem sobre a Convenção dos Direitos da Criança antes de começar!

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