O Programa de Aprendizagem para Adultos pode ser adaptado e realizado durante as visitas domiciliares da Pastoral da Criança. |
O facilitador pode realizar a visita junto com o líder e integrar as atividades para pais e cuidadores neste momento, especialmente quando conversar sobre o desenvolvimento da criança.
A realização das atividades durante a visita proporcionam ao facilitador a chance de entender o ambiente doméstico, a saúde mental e o bem-estar dos pais e/ou cuidadores e avaliar a necessidade de rede de apoio.
Neste material há orientação sobre como as sessões podem ser conduzidas com um grupo de pais e cuidadores locais. No entanto, as atividades em cada encontro também podem ser facilmente utilizadas em interações individuais durante as visitas domiciliares.
Use os materiais de e-Capacitação deste aplicativo para auxiliar na conversa durante as visitas domiciliares. Concentre-se em envolver o cuidador principal da criança, mas também dê as boas-vindas a todos os outros moradores que estejam presentes.
Incentive a participação das pessoas mais velhas ou a pessoa considerada o chefe de família, que podem definir padrões de comportamento.
Sugira que baixem o app da Pastoral para ter acesso ao e-Espiritualidade na infância. Mostre como é o material, o conteúdo e explique que podem fazer as atividades e interações em casa com as crianças.
Durante o treinamento de facilitadores é importante mostrar o que devem abordar em cada visita domiciliar, como interagir com os membros da comunidade e como acompanhar e apoiar os pais e cuidadores à medida que expandem sua capacidade de promover o desenvolvimento da espiritualidade das crianças.
- e-Capacitação
- >
- Facilitadores em e-Espiritualidade
- >
- Durante os encontros
- >
- Realizar durante visitas domiciliares