Sugere-se que o trabalho com pais, cuidadores e educadores seja organizado em vários encontros durante um determinado período de tempo.
A duração total sugerida é de 46 horas, se implementado de forma independente. Quando o programa é integrado a programas já existentes, isso pode variar.
Se possível, recomenda-se que pais, cuidadores e educadores façam as 10 sessões sugeridas e todos os 29 encontros. Entretanto, para este processo de avaliação, recomenda-se a realização um mínimo de 12 encontros, de acordo com as orientações abaixo:
Módulo 1: mínimo de 1 encontro por sessão, ou seja, 4 encontros no total.
Módulo 2: 1 encontro, que pode ser escolhido em qualquer uma das sessões.
Módulo 3: 2 encontros para as sessões 7, 8 e 9 e 1 encontro para a sessão 10.
Para cada sessão há sugestões de atividades ou interações do e-Espiritualidade na infância para as famílias realizarem em suas casas, com as crianças, no intervalo entre os encontros.
Cada encontro deve durar entre uma hora e meia a 2 horas, dependendo do número de participantes e contará com a realização de uma atividade. Sugere-se, aproximadamente, 20 participantes.
A frequência dos encontros deve se basear na realidade local. Será necessário verificar com as famílias acompanhadas qual o melhor dia e horário para a realização, bem como a frequência que podem ocorrer. Sugere-se, pelo menos, duas vezes ao mês.
Uma opção é realizá-los (ou somente alguns) durante a Celebração da Vida, caso tenha um número pequeno de participantes (no máximo 20). Em comunidades grandes pode não ser viável realizar na Celebração da Vida. Também é possível realizar algumas atividades na própria casa da família.
É importante que você dê bastante tempo para os participantes passarem pelas sessões. Se houver restrições de tempo, você pode retomar a atividade na próxima sessão planejada e ajustar o programa de acordo. O programa completo pode durar entre 12 a 24 meses, se organizado semanalmente. Também é interessante que o grupo continue o diálogo após o término do programa.
Conforme mencionado anteriormente, o objetivo dos encontros é promover a espiritualidade nos adultos e também contribuir para promover o desenvolvimento espiritual das crianças nos primeiros anos, com base nas atividades com as crianças disponíveis no e-Espiritualidade na infância.
Este programa se baseia em metodologias que apoiam a reflexão, o diálogo, a vivência e a interiorização, conduzindo à ação. Mais sobre a metodologia será visto na próxima etapa.
Uma visão geral dos módulos, objetivos de aprendizagem, sessões e encontros é apresentada abaixo:
Módulo 1: Importância do desenvolvimento espiritual infantil para a proteção das crianças contra a violência e para a promoção de seu bem-estar. Este módulo fornece aos participantes uma visão geral e compreensão de como o desenvolvimento espiritual das crianças nos primeiros anos apoia seu bem-estar e contribui para a proteção das crianças contra a violência. Inclui quatro encontros com objetivos de aprendizagem e atividades correspondentes. |
1ª Sessão - Dignidade e direitos das crianças Objetivos do aprendizado:
Atividades: - Encontro 1: A sacralidade da vida: defender a dignidade das crianças - Encontro 2: Descobrindo e explorando os direitos da criança - Encontro 3: Crianças em ação: contribuindo para o protagonismo infantil Atividade sugerida para casa: Eu sou você, você é eu Carga horário de cada encontro: 1h30 a 2 horas Carga horária total da sessão: mínimo de 4h30 |
2ª Sessão - A primeira Infância, o desenvolvimento integral das crianças Objetivos de aprendizado:
Atividades: - Encontro 1: A importância crítica dos primeiros anos - Encontro 2: O desenvolvimento integral e o bem-estar das crianças - Encontro 3: A vida das crianças em nossas mãos Atividade e interação sugeridas para casa: "A árvore de mim" e "Construindo confiança" Carga horário de cada encontro: 1h30 a 2 horas Carga horária total da sessão: mínimo de 4h30 |
3ª Sessão - Desenvolvimento espiritual das crianças Objetivos de aprendizado:
Atividades: - Encontro 1: Indo além - Encontro 2: Por que o desenvolvimento espiritual é tão importante? - Encontro 3: Cultivando sementes Atividade e interação sugeridas para casa: "Potes de sementes" e "Celebrando a fé diariamente" Carga horário de cada encontro: 1h30 a 2 horas Carga horária total da sessão: mínimo de 4h30 |
4ª Sessão - Violência contra as crianças Objetivos de aprendizado:
Atividades: - Encontro 1: Proteger as crianças da violência - Encontro 2: Violência contra crianças: prevenção e proteção - Encontro 3: Violência que afeta crianças: usando a dramatização Atividade e interação sugeridas para casa: "Arrumando corações" e "Desenvolvimento relacionamentos amorosos" Carga horário de cada encontro: 1h30 a 2 horas Carga horária total da sessão: mínimo de 4h30 |
No conteúdo complementar das etapas dos encontros há tópicos com conteúdos sobre o desenvolvimento infantil, espiritual e proteção das crianças contra a violência.
Módulo 2: Promovendo a própria espiritualidade Este módulo mostra que o próprio desenvolvimento espiritual dos adultos é um fator contribuinte crucial na promoção do bem-estar das crianças. Para poder acompanhar as crianças em seu desenvolvimento espiritual, os adultos precisam de tempo e criar espaços para se conectar com seu eu interior, refletir sobre suas relações com os outros, se conectar com o transcendente em suas vidas e com a natureza e aquilo que sustenta a vida. Esses espaços podem ajudar os adultos a aprimorar sua capacidade de ouvir e ter empatia com as crianças, responder positivamente às demandas e necessidades das crianças e compreender o impacto de suas palavras, comportamentos e ações no bem-estar das crianças. À medida que os adultos dão tempo e espaço para esta faceta essencial de suas vidas, eles também estarão dando um exemplo para todas as crianças ao seu redor. O Módulo 2 inclui duas sessões com objetivos de aprendizagem e atividades correspondentes. |
5ª Sessão - Meu entendimento sobre espiritualidade Objetivos de aprendizado:
Atividades: - Encontro 1: Explorando minha espiritualidade e bem-estar espiritual - Encontro 2: Explorando minha espiritualidade por meio da religião - Encontro 3: Visitas Inter-religiosas Atividade sugerida para casa: Estamos conectados Carga horário de cada encontro: 1h30 a 2 horas Carga horária total da sessão: mínimo de 4h30 |
6ª Sessão - Meu bem-estar espiritual Objetivos de aprendizado:
Atividades: - Encontro 1: Encorajar o coração e criar um espaço espiritual - Encontro 2: Aprendendo a lidar com as emoções na paternidade - Encontro 3: Religião, ética e bem-estar Atividade sugerida para casa: Vínculos afetivos Carga horário de cada encontro: 1h30 a 2 horas Carga horária total da sessão: mínimo de 4h30 |
Módulo 3: Condições para promover o desenvolvimento da espiritualidade nas crianças Este módulo permite a reflexão e a compreensão dos fatores que podem impedir ou promover o desenvolvimento espiritual e o bem-estar das crianças e fornece ferramentas práticas para desenvolver as habilidades necessárias para apoiar o desenvolvimento espiritual de crianças pequenas. Engloba 4 sessões e os encontros sugeridos fornecem uma compreensão prática de como promover o desenvolvimento espiritual das crianças e oferecem sugestões e ferramentas para apoiá-las, como o e-Espiritualidade na infância. A promoção do desenvolvimento espiritual das crianças envolve a criação de um ambiente de apoio para as crianças e o fornecimento de oportunidades que lhes permitam buscar e promover com segurança sua própria espiritualidade. O processo de aprendizagem da criança inicia-se ainda antes do nascimento e desenvolve-se nas relações com os cuidadores, no meio em que vive, nas experiências que vive e que lhe são oferecidas. Essas três áreas estão inter-relacionadas e, juntas, formam a base para construir uma base espiritual sólida para o desenvolvimento integral das crianças e garantir uma infância livre de violência psicológica e física. Neste módulo há um encontro para os treinadores realizarem apenas com os facilitadores em treinamento. Ele enfoca a relevância deste módulo e como trabalhá-lo com pais, cuidadores e educadores. |
7ª Sessão - Desenvolvendo relacionamentos positivos entre cuidadores e crianças Objetivos de aprendizado: Identificar os benefícios de relacionamentos positivos erespeitosos entre pais, cuidadores, educadores e crianças.
Atividades: - Encontro 1: Por que o tempo com a criança e as brincadeiras são tão importantes? - Encontro 2: Construindo relacionamentos positivos - Encontro 3: Ser um modelo Atividade e interação sugeridas para casa: "Chocalhos" e "Desenvolvendo o espírito brincalhão da criança" Carga horário de cada encontro: 1h30 a 2 horas Carga horária total da sessão: mínimo de 4h30 |
8ª Sessão - Ambientes seguros Objetivos do aprendizado:
Atividades: - Encontro 1: Como criar ambientes seguros, respeitosos e livres de violência - Encontro 2: É preciso uma aldeia para criar uma criança - Encontro 3: Criando espaços seguros para crianças Atividades sugeridas para casa: "Minha comunidade" e "Minha casa" Carga horário de cada encontro: 1h30 a 2 horas Carga horária total da sessão: mínimo de 4h30 |
9ª Sessão - Experiências fortalecedoras Objetivos do aprendizado:
Atividades: - Encontro 1: Valorizando a diversidade - Encontro 2: Protegendo e conectando com a Mãe Terra - Encontro 3: Desenvolvendo um espírito brincalhão Atividade e interação sugeridas para casa: "Cartões da diversidade" e "Apreciando a diversidade" Carga horário de cada encontro: 1h30 a 2 horas Carga horária total da sessão: mínimo de 4h30 |
10ª Sessão - Explorando as atividades para crianças Objetivos do aprendizado:
Atividades: - Encontro 1: Apresentando as atividades para crianças - Encontro 2: Descobrindo as capacidades espirituais Atividade e interação sugeridas para casa: "Brincadeira imaginativa" e "Promovendo a autoconsciência" Carga horário de cada encontro: 1h30 a 2 horas Carga horária total da sessão: mínimo de 3h |
Atenção: a descrição das sessão e de cada encontro serão feitas em etapas específicas mais para frente.
- e-Capacitação
- >
- Facilitadores em e-Espiritualidade
- >
- Durante os encontros
- >
- Módulos e encontros