Sugere-se que o trabalho com pais, cuidadores e educadores seja organizado em vários encontros durante um determinado período de tempo. 

A duração total sugerida é de 46 horas, se implementado de forma independente. Quando o programa é integrado a programas já existentes, isso pode variar. 

Se possível, recomenda-se que pais, cuidadores e educadores façam as 10 sessões sugeridas e todos os 29 encontros. Entretanto, para este processo de avaliação, recomenda-se a realização um mínimo de 12 encontros, de acordo com as orientações abaixo:

Módulo 1: mínimo de 1 encontro por sessão, ou seja, 4 encontros no total.

Módulo 2: 1 encontro, que pode ser escolhido em qualquer uma das sessões.

Módulo 3: 2 encontros para as sessões 7, 8 e 9 e 1 encontro para a sessão 10.

Para cada sessão há sugestões de atividades ou interações do e-Espiritualidade na infância para as famílias realizarem em suas casas, com as crianças, no intervalo entre os encontros.

Cada encontro deve durar entre uma hora e meia a 2 horas, dependendo do número de participantes e contará com a realização de uma atividade. Sugere-se, aproximadamente, 20 participantes.

A frequência dos encontros deve se basear na realidade local. Será necessário verificar com as famílias acompanhadas qual o melhor dia e horário para a realização, bem como a frequência que podem ocorrer. Sugere-se, pelo menos, duas vezes ao mês.
Uma opção é realizá-los (ou somente alguns) durante a Celebração da Vida, caso tenha um número pequeno de participantes (no máximo 20). Em comunidades grandes pode não ser viável realizar na Celebração da Vida. Também é possível realizar algumas atividades na própria casa da família.

É importante que você dê bastante tempo para os participantes passarem pelas sessões. Se houver restrições de tempo, você pode retomar a atividade na próxima sessão planejada e ajustar o programa de acordo. O programa completo pode durar entre 12 a 24 meses, se organizado semanalmente. Também é interessante que o grupo continue o diálogo após o término do programa.

Conforme mencionado anteriormente, o objetivo dos encontros é promover a espiritualidade nos adultos e também contribuir para promover o desenvolvimento espiritual das crianças nos primeiros anos, com base nas atividades com as crianças disponíveis no e-Espiritualidade na infância.

Este programa se baseia em metodologias que apoiam a reflexão, o diálogo, a vivência e a interiorização, conduzindo à ação. Mais sobre a metodologia será visto na próxima etapa.

Uma visão geral dos módulos, objetivos de aprendizagem, sessões e encontros é apresentada abaixo:

Módulo 1: Importância do desenvolvimento espiritual infantil para a proteção das crianças contra a violência e para a promoção de seu bem-estar.

Este módulo fornece aos participantes uma visão geral e compreensão de como o desenvolvimento espiritual das crianças nos primeiros anos apoia seu bem-estar e contribui para a proteção das crianças contra a violência.

Inclui quatro encontros com objetivos de aprendizagem e atividades correspondentes.

1ª Sessão - Dignidade e direitos das crianças

Objetivos do aprendizado: 

  • Analisar os direitos da criança e a Convenção sobre os Direitos da Criança e nomear métodos para garantir um ambiente que permita a realização, proteção e desenvolvimento dos direitos e dignidade das crianças, a fim de garantir seu bem-estar integral e desenvolvimento espiritual.
  • Identificar e refletir sobre a importância da dignidade da criança como um princípio fundamental encontrado em todas as tradições religiosas e espirituais, e compreender como as tradições religiosas e espirituais podem ajudar a proteger e afirmar a dignidade da criança.

Atividades:

- Encontro 1: A sacralidade da vida: defender a dignidade das crianças

- Encontro 2: Descobrindo e explorando os direitos da criança

- Encontro 3: Crianças em ação: contribuindo para o protagonismo infantil

Atividade sugerida para casa: Eu sou você, você é eu

Carga horário de cada encontro: 1h30 a 2 horas

Carga horária total da sessão: mínimo de 4h30

2ª Sessão - A primeira Infância, o desenvolvimento integral das crianças

Objetivos de aprendizado:

  • Identificar a importância crítica dos primeiros anos para o desenvolvimento integral das crianças e para o seu bem-estar espiritual.
  • Descrever os diferentes aspectos do desenvolvimento, bem-estar e o papel central que o desenvolvimento espiritual das crianças desempenha em seu desenvolvimento integral.
  • Identificar o papel dos pais, cuidadores, educadores e da comunidade.

Atividades:

- Encontro 1: A importância crítica dos primeiros anos

- Encontro 2:  O desenvolvimento integral e o bem-estar das crianças

- Encontro 3: A vida das crianças em nossas mãos

Atividade e interação sugeridas para casa: "A árvore de mim" e "Construindo confiança"

Carga horário de cada encontro: 1h30 a 2 horas

Carga horária total da sessão: mínimo de 4h30

3ª Sessão - Desenvolvimento espiritual das crianças

Objetivos de aprendizado:

  • Entenda o desenvolvimento espiritual das crianças, por que é importante e como contribui para o bem-estar das crianças.

Atividades:

- Encontro 1: Indo além

- Encontro 2: Por que o desenvolvimento espiritual é tão importante?

- Encontro 3: Cultivando  sementes

Atividade e interação sugeridas para casa: "Potes de sementes" e "Celebrando a fé diariamente"

Carga horário de cada encontro: 1h30 a 2 horas

Carga horária total da sessão: mínimo de 4h30

4ª Sessão -  Violência contra as crianças

Objetivos de aprendizado:

  • Analise os tipos de violência que as crianças enfrentam e como elas afetam o desenvolvimento integral e o bem-estar delas.
  • Identificar como a promoção do desenvolvimento espiritual das crianças contribui para a proteção das crianças contra a violência e seu bem-estar.

Atividades:

- Encontro 1: Proteger as crianças da violência

- Encontro 2: Violência contra crianças: prevenção e proteção

- Encontro 3: Violência que afeta crianças: usando a dramatização

Atividade e interação sugeridas para casa: "Arrumando corações" e "Desenvolvimento relacionamentos amorosos"

Carga horário de cada encontro: 1h30 a 2 horas

Carga horária total da sessão: mínimo de 4h30

No conteúdo complementar das etapas dos encontros há tópicos com conteúdos sobre o desenvolvimento infantil, espiritual e proteção das crianças contra a violência.

Módulo 2: Promovendo a própria espiritualidade

Este módulo mostra que o próprio desenvolvimento espiritual dos adultos é um fator contribuinte crucial na promoção do bem-estar das crianças. Para poder acompanhar as crianças em seu desenvolvimento espiritual, os adultos precisam de tempo e criar espaços para se conectar com seu eu interior, refletir sobre suas relações com os outros, se conectar com o transcendente em suas vidas e com a natureza e aquilo que sustenta a vida. Esses espaços podem ajudar os adultos a aprimorar sua capacidade de ouvir e ter empatia com as crianças, responder positivamente às demandas e necessidades das crianças e compreender o impacto de suas palavras, comportamentos e ações no bem-estar das crianças.

À medida que os adultos dão tempo e espaço para esta faceta essencial de suas vidas, eles também estarão dando um exemplo para todas as crianças ao seu redor.

O Módulo 2 inclui duas sessões com objetivos de aprendizagem e atividades correspondentes.

5ª Sessão -  Meu entendimento sobre espiritualidade

Objetivos de aprendizado:

  • Explorar e refletir sobre sua própria compreensão da espiritualidade e as práticas e fatores que promovem seu desenvolvimento.
  • Identificar como suas próprias crenças e práticas religiosas e espirituais contribuem para seu desenvolvimento espiritual.
  • Mostrar uma maior compreensão das diferentes crenças religiosas e espirituais e uma nova visão sobre a sua própria espiritualidade e a dos outros.

Atividades:

- Encontro 1: Explorando minha espiritualidade e bem-estar espiritual

- Encontro 2: Explorando minha espiritualidade por meio da religião

- Encontro 3: Visitas Inter-religiosas

Atividade sugerida para casa: Estamos conectados

Carga horário de cada encontro: 1h30 a 2 horas

Carga horária total da sessão: mínimo de 4h30

6ª Sessão - Meu bem-estar espiritual

Objetivos de aprendizado:

  • Identificar como, ao promover seu próprio bem-estar espiritual, os adultos podem aprimorar suas práticas parentais e relacionamentos com crianças, promover ambientes e experiências positivas para as crianças e contribuir para seu bem-estar.

Atividades:

- Encontro 1: Encorajar o coração e criar um espaço espiritual

- Encontro 2: Aprendendo a lidar com as emoções na paternidade

- Encontro 3: Religião, ética e bem-estar

Atividade sugerida para casa: Vínculos afetivos

Carga horário de cada encontro: 1h30 a 2 horas

Carga horária total da sessão: mínimo de 4h30

 

Módulo 3: Condições para promover o desenvolvimento da espiritualidade nas crianças 

Este módulo permite a reflexão e a compreensão dos fatores que podem impedir ou promover o desenvolvimento espiritual e o bem-estar das crianças e fornece ferramentas práticas para desenvolver as habilidades necessárias para apoiar o desenvolvimento espiritual de crianças pequenas. Engloba 4 sessões e os encontros sugeridos fornecem uma compreensão prática de como promover o desenvolvimento espiritual das crianças e oferecem sugestões e ferramentas para apoiá-las, como o e-Espiritualidade na infância.

A promoção do desenvolvimento espiritual das crianças envolve a criação de um ambiente de apoio para as crianças e o fornecimento de oportunidades que lhes permitam buscar e promover com segurança sua própria espiritualidade. O processo de aprendizagem da criança inicia-se ainda antes do nascimento e desenvolve-se nas relações com os cuidadores, no meio em que vive, nas experiências que vive e que lhe são oferecidas. Essas três áreas estão inter-relacionadas e, juntas, formam a base para construir uma base espiritual sólida para o desenvolvimento integral das crianças e garantir uma infância livre de violência psicológica e física.

Neste módulo há um encontro para os treinadores realizarem apenas com os facilitadores em treinamento. Ele enfoca a relevância deste módulo e como trabalhá-lo com pais, cuidadores e educadores. 

7ª Sessão - Desenvolvendo relacionamentos positivos entre cuidadores e crianças

Objetivos de aprendizado:

Identificar os benefícios de relacionamentos positivos e

respeitosos entre pais, cuidadores, educadores e crianças.

  • Identifique maneiras concretas de construir relacionamentos positivos com as crianças que apoiem seu bem-estar e desenvolvimento espiritual.
  • Mostre consciência da importância de modelar valores e comportamentos que beneficiem as crianças por meio do exemplo.

Atividades:

- Encontro 1: Por que o tempo com a criança e as brincadeiras são tão importantes?

- Encontro 2: Construindo relacionamentos positivos

- Encontro 3: Ser um modelo

Atividade e interação sugeridas para casa: "Chocalhos" e "Desenvolvendo o espírito brincalhão da criança"

Carga horário de cada encontro: 1h30 a 2 horas

Carga horária total da sessão: mínimo de 4h30

8ª Sessão - Ambientes seguros

Objetivos do aprendizado:

  • Identificar os fatores que dificultam ou apoiam a criação de ambientes para crianças que são seguros, respeitosos e livres de violência para permitir seu desenvolvimento espiritual.
  • Descreva como a família e a comunidade, incluindo comunidades religiosas e espirituais, contribuem para o bem-estar espiritual das crianças.
  • Explorar e compreender os direitos das crianças e nomear métodos para garantir um ambiente que permita a realização, proteção e desenvolvimento dos direitos e dignidade das crianças, a fim de garantir seu bem-estar e desenvolvimento espiritual.

Atividades:

- Encontro 1: Como criar ambientes seguros, respeitosos e livres de violência

- Encontro 2: É preciso uma aldeia para criar uma criança

- Encontro 3: Criando espaços seguros para crianças

Atividades sugeridas para casa: "Minha comunidade" e "Minha casa"

Carga horário de cada encontro: 1h30 a 2 horas

Carga horária total da sessão: mínimo de 4h30

9ª Sessão - Experiências fortalecedoras

Objetivos do aprendizado:

  • Identifique quais experiências melhoram a capacidade das crianças de desenvolver comportamentos pró-sociais, valores éticos e capacidade de reflexão.
  • Descrever e compreender a importância de usar brincadeiras para promover o desenvolvimento espiritual das crianças e como você pode fazer isso.
  • Análise como as experiências pelas quais as crianças passam as apoiam no desenvolvimento de seu agir e senso de pertencimento, comunidade, propósito e interconexão com os outros.

Atividades:

- Encontro 1: Valorizando a diversidade

- Encontro 2: Protegendo e conectando com a Mãe Terra

- Encontro 3: Desenvolvendo um espírito brincalhão

Atividade e interação sugeridas para casa: "Cartões da diversidade" e "Apreciando a diversidade"

Carga horário de cada encontro: 1h30 a 2 horas

Carga horária total da sessão: mínimo de 4h30

10ª Sessão - Explorando as atividades para crianças

Objetivos do aprendizado:

  • Demonstrar familiaridade com as Atividades para
  • Crianças e como usá-las.
  • Identificar e refletir sobre diferentes capacidades espirituais.

Atividades:

- Encontro 1: Apresentando as atividades para crianças

- Encontro 2: Descobrindo as capacidades espirituais

Atividade e interação sugeridas para casa: "Brincadeira imaginativa" e "Promovendo a autoconsciência"

Carga horário de cada encontro: 1h30 a 2 horas

Carga horária total da sessão: mínimo de 3h

Atenção: a descrição das sessão e de cada encontro serão feitas em etapas específicas mais para frente.

Você está aqui: