Cronograma do treinamento de treinadores em Curitiba, 8 a 12 de maio



Sugestão de cronograma da capacitação de facilitadores:

Preparação

Tópico

Instruções e conteúdo

Recursos

Duração








Início do encontro

Acolhida e introdução

Boas vindas

Objetivos

Agenda

 

30 minutos

Conhecer uns aos outros

Momento para cada participante se apresentar.

Podem ser usadas dinâmicas para maior interação entre eles.

 

90 minutos

Compartilhar expectativas e considerações para o grupo

Pedir aos participantes que compartilhem

suas expectativas.

Fazer considerações importantes para trabalhar

em conjunto.

 

30 minutos




Conhecendo o programa

Explicar sobre o programa, sua relevância e a abordagem para o desenvolvimento da espiritualidade na infância.

Mostrar os objetivos e como é o programa, os módulos, encontros e atividades. 

Reforçar a relevância da participação e as contribuições do programa para eles.

Tópico- Objetivos de aprendizado para as sessões com pais e cuidadores


Tópico- Conhecendo o programa 


Tópico- Módulos e encontros com pais, cuidadores e educadores

30 minutos

Módulo 1: Importância do desenvolvimento da espiritualidade das crianças para a proteção contra a violência e para a promoção do bem estar integral delas.

Sessão 1: Dignidade e direitos da criança



Conversar com os participantes sobre os direitos da criança:

como os direitos das crianças apoiam o desenvolvimento integral das crianças e seu bem-estar espiritual.


Identificar e refletir sobre a importância da

dignidade da criança  e como as tradições religiosas e espirituais podem contribuir para a proteção e afirmação da

dignidade da criança.

1ª Sessão:
- Encontro 1: A sacralidade da vida: defender a dignidade das crianças

- Encontro 2: Descobrindo e explorando os direitos da criança

- Encontro 3: Crianças em ação: contribuindo para o protagonismo infantil



Tópico - A dignidade e os direitos das crianças


Tópico - A importância da primeira infância nas tradições religiosas e espirituais

4h30 (para as 3 atividades)

Sessão 2: Primeira infância e o desenvolvimento integral das crianças

Conversar sobre  a importância dos primeiros

anos para o desenvolvimento das crianças


Dialogar sobre o papel dos pais, cuidadores,

educadores e comunidade no desenvolvimento integral das crianças.

2ª Sessão:
- Encontro 1: A importância crítica dos primeiros anos

- Encontro 2:  O desenvolvimento integral e o bem-estar das crianças

- Encontro 3: A vida das crianças em nossas mãos



Tópico - Desenvolvimento da criança


Tópico - É preciso uma comunidade para criar uma criança


Tópico - Cuidado integral para o desenvolvimento na primeira infância


Tópico - Desenvolvimento infantil: o que a ciência mostra?

Tópico  - O que as pesquisas trazem de novidade?

4h30 (para as 3 atividades)

Sessão 3: Desenvolvimento da espiritualidade na infância

Conversar sobre o desenvolvimento espiritual das crianças, a importância e como contribui para

o bem-estar.

3ª Sessão: 

- Encontro 1: Indo além

- Encontro 2: Por que o desenvolvimento espiritual é tão importante?

- Encontro 3: Cultivando sementes



Tópico - A espiritualidade - Conceitos e Considerações


Tópico - Os 10 bens espirituais


Tópico - Compreensão da espiritualidade


Tópico - Entendendo o desenvolvimento espiritual


Tópico - Uma abordagem prática para promover o desenvolvimento da espiritualidade das crianças

4h30 (para as 3 atividades)

Sessão 4: Violência contra crianças

 

4ª Sessão:

- Encontro 1: Proteger as crianças da violência

- Encontro 2: Violência contra crianças: prevenção e proteção

- Encontro 3: Violência que afeta crianças: usando a dramatização


Tópico - Violência na infância


Tópico - A violência e seu impacto no desenvolvimento infantil e bem-estar


Tópico - Desenvolvimento espiritual das crianças e proteção contra a violência


Tópico - Estresse tóxico


Tópico - Demanda ética para enfrentar a violência contra crianças

4h30 (para as 3 atividades)

Círculo de aprendizagem

Ao final das atividades, é interessante pedir aos participantes que compartilhem e reflitam sobre o que sentiram, o que os desafiou e o que aprenderam com as atividades. Pode ser com o grupo todo ou em pequenos grupos.

Para mais informações, consulte o tópico “Círculos de aprendizagem: Como podemos apoiar o desenvolvimento espiritual das crianças?” na etapa Abordagens de aprendizagem.

30 minutos

Módulo 2:
Promovendo a própria espiritualidade.

Sessão 5:
Minha compreensão de espiritualidade

Refletir com os participantes a compreensão da própria espiritualidade, práticas e valores que favorecem o desenvolvimento dela.


Identificar, junto com eles,  como a religião, crenças e práticas espirituais contribui para o desenvolvimento espiritual


Conversar sobre as diferentes crenças religiosas e espirituais e sobre a visão da sua própria espiritualidade e a dos outros.

5ª Sessão: 

- Encontro 1: Explorando minha espiritualidade e bem-estar espiritual

- Encontro 2: Explorando minha espiritualidade através da religião

- Encontro 3: Visitas Inter-religiosas


Tópico - A importância dos adultos desenvolverem sua própria espiritualidade em várias tradições religiosas e espirituais

4h30 (para as 3 atividades)

Sessão 6: 

Meu bem-estar espiritual

Ajudar os participantes a identificar que, ao promover sua própria espiritualidade, eles podem aprimorar o relacionamento e cuidados com seus filhos e promover ambientes e experiências positivas com eles.

6ª Sessão: 

- Encontro 1: Encorajar o coração e criar um espaço espiritual

- Encontro 2: Aprendendo a lidar com as emoções na paternidade

- Encontro 3: Religião, ética e bem-estar




4h30 (para as 3 atividades)

Círculo de aprendizagem

Ao final das atividades, é interessante pedir aos participantes que compartilhem e reflitam sobre o que sentiram, o que os desafiou e o que aprenderam com as atividades. Pode ser com o grupo todo ou em pequenos grupos.

Para mais informações, consulte o tópico “Círculos de aprendizagem: Como podemos apoiar o desenvolvimento espiritual das crianças?” na etapa Abordagens de aprendizagem.

30 minutos




Módulo 3:

Condições para promover o desenvolvimento da espiritualidade das crianças nos primeiros anos.

Apresentando o módulo 3

Compreender as condições para promover  o desenvolvimento da espiritualidade na infância.

 

20 minutos

Sessão 7: Cultivando relacionamentos positivos entre pais, cuidadores e educadores e as crianças

Refletir com os participantes sobre os benefícios de relacionamentos

positivos e respeitosos entre pais, cuidadores,

educadores e crianças.


Identificar com eles formas concretas de construir relacionamentos positivos com as crianças que apoiem o bem-estar e desenvolvimento espiritual delas.


Conversar com eles sobre como são exemplos de valores, atitudes e comportamentos para a criança e o quanto isso traz responsabilidade para a vida de cada um.

7ª Sessão:
- Apresentando o Módulo 3: somente para facilitadores

- Encontro 1: Por que o tempo com a criança e as brincadeiras são tão importantes?

- Encontro 2: Construindo relacionamentos positivos

- Encontro 3: Ser exemplo


Tópico - Condições para nutrir o desenvolvimento espiritual das crianças

Tópico - A importância da brincadeira para o desenvolvimento espiritual das crianças e bem-estar.

4h30 (para as 3 atividades)

Sessão 8: Ambientes seguros

Conversar com os participantes sobre os fatores que dificultam a criação de ambientes seguros para as crianças( respeitosos e livres de violência) para permitir seu desenvolvimento espiritual.


Descrever como a família, comunidade e comunidades religiosas e espirituais contribuem para o bem-estar espiritual das crianças.


Explorar o entendimento dos participantes sobre os direitos das crianças e converse sobre como construir ambientes seguros para garantir a realização desses direitos, para garantir o bem-estar integral e o desenvolvimento da espiritualidade.

8ª Sessão:
- Encontro 1: Como criar ambientes seguros, respeitosos e livres de violência

- Encontro 2: É preciso uma aldeia para criar uma criança

- Encontro 3: Criando espaços seguros para crianças


Tópico - Desenvolvimento espiritual das crianças nos primeiros anos

4h30 (para as 3 atividades)

Sessão 9: Experiências fortalecedoras

Ajudar os participantes a identificar experiências que contribuem para o desenvolvimento de comportamentos sociais, éticos e capacidade de reflexão pelas crianças.


Orientar sobre a importância das brincadeiras para promover o desenvolvimento da espiritualidade das crianças e mostre as atividades usando e-Espiritualidade na infância.


Refletir sobre como as experiências vivenciadas pelas crianças as ajudam no desenvolvimento da capacidade delas de saber como agir, no senso de pertencimento, propósito e conexão com os outros.

9ª Sessão: 

- Encontro 1: Valorizando a diversidade

- Encontro 2: Protegendo e conectando com a Mãe Terra

- Encontro 3: Desenvolvendo um espírito brincalhão



e-Espiritualidade na infância

4h30 (para as 3 atividades)

Círculo de aprendizagem

Ao final das atividades, é interessante pedir aos participantes que compartilhem e reflitam sobre o que sentiram, o que os desafiou e o que aprenderam com as atividades. Pode ser com o grupo todo ou em pequenos grupos.

Para mais informações, consulte o tópico “Círculos de aprendizagem: Como podemos apoiar o desenvolvimento espiritual das crianças?” na etapa Abordagens de aprendizagem.

30 minutos

Módulo 3:

Condições para nutrir o desenvolvimento da espiritualidade das crianças nos primeiros anos.

Sessão 10: Explorando as atividades para as crianças

Orientar os participantes no planeamento e preparação das atividades para fazer com os seus filhos.


Apresentar as ferramentas para ajudá-los a entender como a criança está vivenciando as atividades.

10ª Sessão: 

- Encontro 1: Apresentando as atividades para crianças

- Encontro 2: Descobrindo as capacidades espirituais


e-Espiritualidade na infância


Etapa - Monitoramento e avaliação

3 horas para as duas atividades

Círculo de aprendizagem

Momento dos participantes compartilharem experiências, ideias, desafios e histórias de sucesso sobre as atividades e práticas de cuidado e educação com as crianças.

Para mais informações, consulte o tópico “Círculos de aprendizagem: Como podemos apoiar o desenvolvimento espiritual das crianças?” na etapa Abordagens de aprendizagem.

30 minutos


Atenção, facilitador: para os encontros com pais, cuidadores e educadores, o cronograma acima deve ser considerado a partir do Módulo 1. Veja mais informações na próxima etapa.


Você está aqui: