Cronograma do treinamento de treinadores em Curitiba, 8 a 12 de maio
Sugestão de cronograma da capacitação de facilitadores:
Preparação |
Tópico |
Instruções e conteúdo |
Recursos |
Duração |
Início do encontro |
Acolhida e introdução |
Boas vindas Objetivos Agenda |
30 minutos |
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Conhecer uns aos outros |
Momento para cada participante se apresentar. Podem ser usadas dinâmicas para maior interação entre eles. |
90 minutos |
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Compartilhar expectativas e considerações para o grupo |
Pedir aos participantes que compartilhem suas expectativas. Fazer considerações importantes para trabalhar em conjunto. |
30 minutos |
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Conhecendo o programa |
Explicar sobre o programa, sua relevância e a abordagem para o desenvolvimento da espiritualidade na infância. |
Mostrar os objetivos e como é o programa, os módulos, encontros e atividades. Reforçar a relevância da participação e as contribuições do programa para eles. |
Tópico- Objetivos de aprendizado para as sessões com pais e cuidadores Tópico- Conhecendo o programa Tópico- Módulos e encontros com pais, cuidadores e educadores |
30 minutos |
Módulo 1: Importância do desenvolvimento da espiritualidade das crianças para a proteção contra a violência e para a promoção do bem estar integral delas. |
Sessão 1: Dignidade e direitos da criança |
Conversar com os participantes sobre os direitos da criança: como os direitos das crianças apoiam o desenvolvimento integral das crianças e seu bem-estar espiritual. Identificar e refletir sobre a importância da dignidade da criança e como as tradições religiosas e espirituais podem contribuir para a proteção e afirmação da dignidade da criança. |
1ª Sessão: - Encontro 2: Descobrindo e explorando os direitos da criança - Encontro 3: Crianças em ação: contribuindo para o protagonismo infantil Tópico - A dignidade e os direitos das crianças Tópico - A importância da primeira infância nas tradições religiosas e espirituais |
4h30 (para as 3 atividades) |
Sessão 2: Primeira infância e o desenvolvimento integral das crianças |
Conversar sobre a importância dos primeiros anos para o desenvolvimento das crianças Dialogar sobre o papel dos pais, cuidadores, educadores e comunidade no desenvolvimento integral das crianças. |
2ª Sessão: - Encontro 2: O desenvolvimento integral e o bem-estar das crianças - Encontro 3: A vida das crianças em nossas mãos Tópico - Desenvolvimento da criança Tópico - É preciso uma comunidade para criar uma criança Tópico - Cuidado integral para o desenvolvimento na primeira infância Tópico - Desenvolvimento infantil: o que a ciência mostra? Tópico - O que as pesquisas trazem de novidade? |
4h30 (para as 3 atividades) |
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Sessão 3: Desenvolvimento da espiritualidade na infância |
Conversar sobre o desenvolvimento espiritual das crianças, a importância e como contribui para o bem-estar. |
3ª Sessão: - Encontro 1: Indo além - Encontro 2: Por que o desenvolvimento espiritual é tão importante? - Encontro 3: Cultivando sementes Tópico - A espiritualidade - Conceitos e Considerações Tópico - Os 10 bens espirituais Tópico - Compreensão da espiritualidade Tópico - Entendendo o desenvolvimento espiritual Tópico - Uma abordagem prática para promover o desenvolvimento da espiritualidade das crianças |
4h30 (para as 3 atividades) |
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Sessão 4: Violência contra crianças |
4ª Sessão: - Encontro 1: Proteger as crianças da violência - Encontro 2: Violência contra crianças: prevenção e proteção - Encontro 3: Violência que afeta crianças: usando a dramatização Tópico - Violência na infância Tópico - A violência e seu impacto no desenvolvimento infantil e bem-estar Tópico - Desenvolvimento espiritual das crianças e proteção contra a violência Tópico - Estresse tóxico Tópico - Demanda ética para enfrentar a violência contra crianças |
4h30 (para as 3 atividades) |
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Círculo de aprendizagem |
Ao final das atividades, é interessante pedir aos participantes que compartilhem e reflitam sobre o que sentiram, o que os desafiou e o que aprenderam com as atividades. Pode ser com o grupo todo ou em pequenos grupos. |
Para mais informações, consulte o tópico “Círculos de aprendizagem: Como podemos apoiar o desenvolvimento espiritual das crianças?” na etapa Abordagens de aprendizagem. |
30 minutos |
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Módulo 2: |
Sessão 5: |
Refletir com os participantes a compreensão da própria espiritualidade, práticas e valores que favorecem o desenvolvimento dela. Identificar, junto com eles, como a religião, crenças e práticas espirituais contribui para o desenvolvimento espiritual Conversar sobre as diferentes crenças religiosas e espirituais e sobre a visão da sua própria espiritualidade e a dos outros. |
5ª Sessão: - Encontro 1: Explorando minha espiritualidade e bem-estar espiritual - Encontro 2: Explorando minha espiritualidade através da religião - Encontro 3: Visitas Inter-religiosas Tópico - A importância dos adultos desenvolverem sua própria espiritualidade em várias tradições religiosas e espirituais |
4h30 (para as 3 atividades) |
Sessão 6: Meu bem-estar espiritual |
Ajudar os participantes a identificar que, ao promover sua própria espiritualidade, eles podem aprimorar o relacionamento e cuidados com seus filhos e promover ambientes e experiências positivas com eles. |
6ª Sessão: - Encontro 1: Encorajar o coração e criar um espaço espiritual - Encontro 2: Aprendendo a lidar com as emoções na paternidade - Encontro 3: Religião, ética e bem-estar |
4h30 (para as 3 atividades) |
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Círculo de aprendizagem |
Ao final das atividades, é interessante pedir aos participantes que compartilhem e reflitam sobre o que sentiram, o que os desafiou e o que aprenderam com as atividades. Pode ser com o grupo todo ou em pequenos grupos. |
Para mais informações, consulte o tópico “Círculos de aprendizagem: Como podemos apoiar o desenvolvimento espiritual das crianças?” na etapa Abordagens de aprendizagem. |
30 minutos |
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Módulo 3: Condições para promover o desenvolvimento da espiritualidade das crianças nos primeiros anos. |
Apresentando o módulo 3 |
Compreender as condições para promover o desenvolvimento da espiritualidade na infância. |
20 minutos |
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Sessão 7: Cultivando relacionamentos positivos entre pais, cuidadores e educadores e as crianças |
Refletir com os participantes sobre os benefícios de relacionamentos positivos e respeitosos entre pais, cuidadores, educadores e crianças. Identificar com eles formas concretas de construir relacionamentos positivos com as crianças que apoiem o bem-estar e desenvolvimento espiritual delas. Conversar com eles sobre como são exemplos de valores, atitudes e comportamentos para a criança e o quanto isso traz responsabilidade para a vida de cada um. |
7ª Sessão: - Encontro 2: Construindo relacionamentos positivos - Encontro 3: Ser exemplo Tópico - Condições para nutrir o desenvolvimento espiritual das crianças Tópico - A importância da brincadeira para o desenvolvimento espiritual das crianças e bem-estar. |
4h30 (para as 3 atividades) |
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Sessão 8: Ambientes seguros |
Conversar com os participantes sobre os fatores que dificultam a criação de ambientes seguros para as crianças( respeitosos e livres de violência) para permitir seu desenvolvimento espiritual. Descrever como a família, comunidade e comunidades religiosas e espirituais contribuem para o bem-estar espiritual das crianças. Explorar o entendimento dos participantes sobre os direitos das crianças e converse sobre como construir ambientes seguros para garantir a realização desses direitos, para garantir o bem-estar integral e o desenvolvimento da espiritualidade. |
8ª Sessão: - Encontro 2: É preciso uma aldeia para criar uma criança - Encontro 3: Criando espaços seguros para crianças Tópico - Desenvolvimento espiritual das crianças nos primeiros anos |
4h30 (para as 3 atividades) |
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Sessão 9: Experiências fortalecedoras |
Ajudar os participantes a identificar experiências que contribuem para o desenvolvimento de comportamentos sociais, éticos e capacidade de reflexão pelas crianças. Orientar sobre a importância das brincadeiras para promover o desenvolvimento da espiritualidade das crianças e mostre as atividades usando e-Espiritualidade na infância. Refletir sobre como as experiências vivenciadas pelas crianças as ajudam no desenvolvimento da capacidade delas de saber como agir, no senso de pertencimento, propósito e conexão com os outros. |
9ª Sessão: - Encontro 1: Valorizando a diversidade - Encontro 2: Protegendo e conectando com a Mãe Terra - Encontro 3: Desenvolvendo um espírito brincalhão e-Espiritualidade na infância |
4h30 (para as 3 atividades) |
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Círculo de aprendizagem |
Ao final das atividades, é interessante pedir aos participantes que compartilhem e reflitam sobre o que sentiram, o que os desafiou e o que aprenderam com as atividades. Pode ser com o grupo todo ou em pequenos grupos. |
Para mais informações, consulte o tópico “Círculos de aprendizagem: Como podemos apoiar o desenvolvimento espiritual das crianças?” na etapa Abordagens de aprendizagem. |
30 minutos |
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Módulo 3: Condições para nutrir o desenvolvimento da espiritualidade das crianças nos primeiros anos. |
Sessão 10: Explorando as atividades para as crianças |
Orientar os participantes no planeamento e preparação das atividades para fazer com os seus filhos. Apresentar as ferramentas para ajudá-los a entender como a criança está vivenciando as atividades. |
10ª Sessão: - Encontro 1: Apresentando as atividades para crianças - Encontro 2: Descobrindo as capacidades espirituais e-Espiritualidade na infância Etapa - Monitoramento e avaliação |
3 horas para as duas atividades |
Círculo de aprendizagem |
Momento dos participantes compartilharem experiências, ideias, desafios e histórias de sucesso sobre as atividades e práticas de cuidado e educação com as crianças. |
Para mais informações, consulte o tópico “Círculos de aprendizagem: Como podemos apoiar o desenvolvimento espiritual das crianças?” na etapa Abordagens de aprendizagem. |
30 minutos |
Atenção, facilitador: para os encontros com pais, cuidadores e educadores, o cronograma acima deve ser considerado a partir do Módulo 1. Veja mais informações na próxima etapa.
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