Considerações de gênero

Para abordar de forma eficaz a violência na primeira infância, é importante envolver tanto homens como mulheres e ajudá-los a ver o papel que cada um deles desempenha na vida de uma criança. 

É desejável que o grupo de participantes tenha homens e mulheres: pontos de vista diferentes são importantes para o trabalho de grupo. Em alguma comunidade, reunir e separar homens e mulheres em uma ou outra sessão pode ser interessante. Avalie isso para sua comunidade.

A seguir estão algumas considerações para assegurar o envolvimento de homens e mulheres:

Motivação – O que geraria demanda e motivaria os participantes homens e mulheres a se interessarem pelos cuidados infantis e pelo desenvolvimento espiritual das crianças?

Interesses – Quais são os interesses dos homens e mulheres participantes em sua comunidade?

Localização – Onde os participantes normalmente se reúnem? Eles diferem dependendo do gênero? Isso pode ser abordado?

Horário – Qual é o horário em que os participantes homens e mulheres têm maior probabilidade de estar livres para participar dos programas?

Tipo de treinador – Que tipo preferem? Se necessário, os programas podem ser co-facilitados por treinadores homens e mulheres.


Sensibilidade à diversidade religiosa

É importante ser sensível às diferentes tradições religiosas e espirituais dos participantes.

As atividades deste material fornecem questões norteadoras que podem ajudar a conectar as discussões com os diferentes contextos religiosos e espirituais dos participantes e criar reflexões ancoradas em suas próprias visões de mundo.

A sensibilidade nas discussões deve ser aplicada para garantir que textos e ideias religiosas e espirituais nunca sejam usados para justificar a violência contra crianças ou outras pessoas.

 

Recomenda-se dialogar com os participantes sobre os benefícios e as evidências científicas dos cuidados na infância e a educação sem violência para o desenvolvimento infantil.

Você está aqui: