Informações aos participantes

O conteúdo desta e-Capacitação faz parte de uma série de materiais que foram elaborados pelo Consórcio Internacional sobre Espiritualidade na Primeira Infância para a Prevenção da Violência, promovido pela instituição Arigatou International, e está sendo adaptado à realidade brasileira, em especial, à realidade das famílias acompanhadas pela Pastoral da Criança. 

Trata sobre a importância da espiritualidade na infância, desenvolvimento da criança e prevenção da violência.

Neste momento, o material está sendo testado e algumas famílias estão sendo convidadas a participar de encontros com pessoas treinadas, chamadas de facilitadores. Estes serão responsáveis em conduzir as sessões e encontros propostos para vocês, pais, cuidadores e educadores, de forma leve e respeitosa.

O programa é formado por 3 módulos que compõem 10 sessões, voltadas ao desenvolvimento da própria espiritualidade, bem como para desenvolver conhecimentos, atitudes e habilidades para incentivar e apoiar o desenvolvimento da espiritualidade das crianças nos primeiros anos de vida. 

Em cada sessão há 3 encontros com atividades que foram construídas com abordagem metodológica destinada a melhorar o entendimento de conceitos, promover o diálogo e fortalecer as redes de apoio. 


Uma visão geral dos módulos, objetivos de aprendizagem, sessões e encontros é apresentada abaixo:

Módulo 1: Importância do desenvolvimento espiritual infantil para a proteção das crianças contra a violência e para a promoção de seu bem-estar.

Este módulo fornece aos participantes uma visão geral e compreensão de como o desenvolvimento espiritual das crianças nos primeiros anos apoia seu bem-estar e contribui para a proteção das crianças contra a violência.

Inclui quatro encontros com objetivos de aprendizagem e atividades correspondentes.

1ª Sessão - Dignidade e direitos das crianças

Objetivos do aprendizado: 

  • Analisar os direitos da criança e a Convenção sobre os Direitos da Criança e nomear métodos para garantir um ambiente que permita a realização, proteção e desenvolvimento dos direitos e dignidade das crianças, a fim de garantir seu bem-estar integral e desenvolvimento espiritual.
  • Identificar e refletir sobre a importância da dignidade da criança como um princípio fundamental encontrado em todas as tradições religiosas e espirituais, e compreender como as tradições religiosas e espirituais podem ajudar a proteger e afirmar a dignidade da criança.

Atividades:

Encontro 1: A sacralidade da vida: defender a dignidade das crianças

Encontro 2: Descobrindo e explorando os direitos da criança

Encontro 3: Crianças em ação: contribuindo para o protagonismo infantil

Carga horário de cada encontro: 1h30 a 2 horas

Carga horária total da sessão: mínimo de 4h30

2ª Sessão - A primeira Infância, o desenvolvimento integral das crianças

Objetivos de aprendizado:

  • Identificar a importância crítica dos primeiros anos para o desenvolvimento integral das crianças e para o seu bem-estar espiritual.
  • Descrever os diferentes aspectos do desenvolvimento, bem-estar e o papel central que o desenvolvimento espiritual das crianças desempenha em seu desenvolvimento integral.
  • Identificar o papel dos pais, cuidadores, educadores e da comunidade.

Atividades:

Encontro 1: A importância crítica dos primeiros anos

Encontro 2: O desenvolvimento integral e o bem-estar das crianças

Encontro 3: A vida das crianças em nossas mãos

Carga horário de cada encontro: 1h30 a 2 horas

Carga horária total da sessão: mínimo de 4h30

3ª Sessão - Desenvolvimento espiritual das crianças

Objetivos de aprendizado:

  • Entenda o desenvolvimento espiritual das crianças, por que é importante e como contribui para o bem-estar das crianças.

Atividades:

Encontro 1: Indo além

Encontro 2: Por que o desenvolvimento espiritual é tão importante?

Encontro 3: Cultivando  sementes

Carga horário de cada encontro: 1h30 a 2 horas

Carga horária total da sessão: mínimo de 4h30

4ª Sessão -  Violência contra as crianças

Objetivos de aprendizado:

  • Analise os tipos de violência que as crianças enfrentam e como elas afetam o desenvolvimento integral e o bem-estar delas.
  • Identificar como a promoção do desenvolvimento espiritual das crianças contribui para a proteção das crianças contra a violência e seu bem-estar.

Atividades:

Encontro 1: Proteger as crianças da violência

Encontro 2: Violência contra crianças: prevenção e proteção

Encontro 3:
Violência que afeta crianças: usando a dramatização

Carga horário de cada encontro: 1h30 a 2 horas

Carga horária total da sessão: mínimo de 4h30


Módulo 2: Promovendo a própria espiritualidade

Este módulo mostra que o próprio desenvolvimento espiritual dos adultos é um fator contribuinte crucial na promoção do bem-estar das crianças. Para poder acompanhar as crianças em seu desenvolvimento espiritual, os adultos precisam de tempo e criar espaços para se conectar com seu eu interior, refletir sobre suas relações com os outros, se conectar com o transcendente em suas vidas e com a natureza e aquilo que sustenta a vida. Esses espaços podem ajudar os adultos a aprimorar sua capacidade de ouvir e ter empatia com as crianças, responder positivamente às demandas e necessidades das crianças e compreender o impacto de suas palavras, comportamentos e ações no bem-estar das crianças.

À medida que os adultos dão tempo e espaço para esta faceta essencial de suas vidas, eles também estarão dando um exemplo para todas as crianças ao seu redor.

O Módulo 2 inclui duas sessões com objetivos de aprendizagem e atividades correspondentes.

5ª Sessão -  Meu entendimento sobre espiritualidade

Objetivos de aprendizado:

  • Explorar e refletir sobre sua própria compreensão da espiritualidade e as práticas e fatores que promovem seu desenvolvimento.
  • Identificar como suas próprias crenças e práticas religiosas e espirituais contribuem para seu desenvolvimento espiritual.
  • Mostrar uma maior compreensão das diferentes crenças religiosas e espirituais e uma nova visão sobre a sua própria espiritualidade e a dos outros.

Atividades:

Encontro 1: Explorando minha espiritualidade e bem-estar espiritual

Encontro 2: Explorando minha espiritualidade por meio da religião

Encontro 3: Visitas Inter-religiosas

Carga horário de cada encontro: 1h30 a 2 horas

Carga horária total da sessão: mínimo de 4h30

6ª Sessão - Meu bem-estar espiritual

Objetivos de aprendizado:

  • Identificar como, ao promover seu próprio bem-estar espiritual, os adultos podem aprimorar suas práticas parentais e relacionamentos com crianças, promover ambientes e experiências positivas para as crianças e contribuir para seu bem-estar.

Atividades:

Encontro 1: Encorajar o coração e criar um espaço espiritual

Encontro 2: Aprendendo a lidar com as emoções na paternidade

Encontro 3: Religião, ética e bem-estar

Carga horário de cada encontro: 1h30 a 2 horas

Carga horária total da sessão: mínimo de 4h30


Módulo 3: Condições para promover o desenvolvimento da espiritualidade nas crianças 

Este módulo permite a reflexão e a compreensão dos fatores que podem impedir ou promover o desenvolvimento espiritual e o bem-estar das crianças e fornece ferramentas práticas para desenvolver as habilidades necessárias para apoiar o desenvolvimento espiritual de crianças pequenas. Engloba 4 sessões e os encontros sugeridos fornecem uma compreensão prática de como promover o desenvolvimento espiritual das crianças e oferecem sugestões e ferramentas para apoiá-las, como o e-Espiritualidade na infância.

A promoção do desenvolvimento espiritual das crianças envolve a criação de um ambiente de apoio para as crianças e o fornecimento de oportunidades que lhes permitam buscar e promover com segurança sua própria espiritualidade. O processo de aprendizagem da criança inicia-se ainda antes do nascimento e desenvolve-se nas relações com os cuidadores, no meio em que vive, nas experiências que vive e que lhe são oferecidas. Essas três áreas estão inter-relacionadas e, juntas, formam a base para construir uma base espiritual sólida para o desenvolvimento integral das crianças e garantir uma infância livre de violência psicológica e física.

Neste módulo há um encontro para os treinadores realizarem apenas com os facilitadores em treinamento. Ele enfoca a relevância deste módulo e como trabalhá-lo com pais, cuidadores e educadores. 

7ª Sessão - Desenvolvendo relacionamentos positivos entre cuidadores e crianças

Objetivos de aprendizado:

Identificar os benefícios de relacionamentos positivos e respeitosos entre pais, cuidadores, educadores e crianças.
  • Identifique maneiras concretas de construir relacionamentos positivos com as crianças que apoiem seu bem-estar e desenvolvimento espiritual.
  • Mostre consciência da importância de modelar valores e comportamentos que beneficiem as crianças por meio do exemplo.

Atividades:

Encontro 1: Por que o tempo com a criança e as brincadeiras são tão importantes?

Encontro 2: Construindo relacionamentos positivos

Encontro 3: Ser um modelo

Carga horário de cada encontro: 1h30 a 2 horas

Carga horária total da sessão: mínimo de 4h30

8ª Sessão - Ambientes seguros

Objetivos do aprendizado:

  • Identificar os fatores que dificultam ou apoiam a criação de ambientes para crianças que são seguros, respeitosos e livres de violência para permitir seu desenvolvimento espiritual.
  • Descreva como a família e a comunidade, incluindo comunidades religiosas e espirituais, contribuem para o bem-estar espiritual das crianças.
  • Explorar e compreender os direitos das crianças e nomear métodos para garantir um ambiente que permita a realização, proteção e desenvolvimento dos direitos e dignidade das crianças, a fim de garantir seu bem-estar e desenvolvimento espiritual.

Atividades:

Encontro 1: Como criar ambientes seguros, respeitosos e livres de violência

Encontro 2:: É preciso uma aldeia para criar uma criança

Encontro 3: Criando espaços seguros para crianças

Carga horário de cada encontro: 1h30 a 2 horas

Carga horária total da sessão: mínimo de 4h30

9ª Sessão - Experiências fortalecedoras

Objetivos do aprendizado:

  • Identifique quais experiências melhoram a capacidade das crianças de desenvolver comportamentos pró-sociais, valores éticos e capacidade de reflexão.
  • Descrever e compreender a importância de usar brincadeiras para promover o desenvolvimento espiritual das crianças e como você pode fazer isso.
  • Análise como as experiências pelas quais as crianças passam as apoiam no desenvolvimento de seu agir e senso de pertencimento, comunidade, propósito e interconexão com os outros.

Atividades:

Encontro 1: Valorizando a diversidade

Encontro 2:Protegendo e conectando com a Mãe Terra

Encontro 3: Desenvolvendo um espírito brincalhão

Carga horário de cada encontro: 1h30 a 2 horas

Carga horária total da sessão: mínimo de 4h30

10ª Sessão - Explorando as atividades para crianças

Objetivos do aprendizado:

  • Demonstrar familiaridade com as Atividades para
  • Crianças e como usá-las.
  • Identificar e refletir sobre diferentes capacidades espirituais.

Atividades:

Encontro 1: Apresentando as atividades para crianças

Encontro 2: Descobrindo as capacidades espirituais

Carga horário de cada encontro: 1h30 a 2 horas

Carga horária total da sessão: mínimo de 3h


Esperamos que vocês, pais, cuidadores e educadores, participem de todos os encontros. Isso lhes permitirá obter uma compreensão completa de todas as sessões e tudo que apoia o desenvolvimento integral da criança e a promoção da espiritualidade nos primeiros anos de vida.

Também os ajudará a se sensibilizar sobre a importância de promover a própria espiritualidade, as condições que permitem o desenvolvimento espiritual na infância e formas concretas de promover essas condições.

Você está aqui: