O conteúdo desta e-Capacitação faz parte de uma série de materiais que foram elaborados pelo Consórcio Internacional sobre Espiritualidade na Primeira Infância para a Prevenção da Violência, promovido pela instituição Arigatou International, e está sendo adaptado à realidade brasileira, em especial, à realidade das famílias acompanhadas pela Pastoral da Criança.
Trata sobre a importância da espiritualidade na infância, desenvolvimento da criança e prevenção da violência.
Neste momento, o material está sendo testado e algumas famílias estão sendo convidadas a participar de encontros com pessoas treinadas, chamadas de facilitadores. Estes serão responsáveis em conduzir as sessões e encontros propostos para vocês, pais, cuidadores e educadores, de forma leve e respeitosa.
O programa é formado por 3 módulos que compõem 10 sessões, voltadas ao desenvolvimento da própria espiritualidade, bem como para desenvolver conhecimentos, atitudes e habilidades para incentivar e apoiar o desenvolvimento da espiritualidade das crianças nos primeiros anos de vida.
Em cada sessão há 3 encontros com atividades que foram construídas com abordagem metodológica destinada a melhorar o entendimento de conceitos, promover o diálogo e fortalecer as redes de apoio.
Uma visão geral dos módulos, objetivos de aprendizagem, sessões e encontros é apresentada abaixo:
Módulo 1: Importância do desenvolvimento espiritual infantil para a proteção das crianças contra a violência e para a promoção de seu bem-estar. Este módulo fornece aos participantes uma visão geral e compreensão de como o desenvolvimento espiritual das crianças nos primeiros anos apoia seu bem-estar e contribui para a proteção das crianças contra a violência. Inclui quatro encontros com objetivos de aprendizagem e atividades correspondentes. |
1ª Sessão - Dignidade e direitos das crianças Objetivos do aprendizado:
Atividades: Encontro 1: A sacralidade da vida: defender a dignidade das crianças Encontro 2: Descobrindo e explorando os direitos da criança Encontro 3: Crianças em ação: contribuindo para o protagonismo infantil Carga horário de cada encontro: 1h30 a 2 horas Carga horária total da sessão: mínimo de 4h30 |
2ª Sessão - A primeira Infância, o desenvolvimento integral das crianças Objetivos de aprendizado:
Atividades: Encontro 1: A importância crítica dos primeiros anos Encontro 2: O desenvolvimento integral e o bem-estar das crianças Encontro 3: A vida das crianças em nossas mãos Carga horário de cada encontro: 1h30 a 2 horas Carga horária total da sessão: mínimo de 4h30 |
3ª Sessão - Desenvolvimento espiritual das crianças Objetivos de aprendizado:
Atividades: Encontro 1: Indo além Encontro 2: Por que o desenvolvimento espiritual é tão importante? Encontro 3: Cultivando sementes Carga horário de cada encontro: 1h30 a 2 horas Carga horária total da sessão: mínimo de 4h30 |
4ª Sessão - Violência contra as crianças Objetivos de aprendizado:
Atividades: Encontro 1: Proteger as crianças da violênciaEncontro 2: Violência contra crianças: prevenção e proteção Encontro 3: Violência que afeta crianças: usando a dramatização Carga horário de cada encontro: 1h30 a 2 horas Carga horária total da sessão: mínimo de 4h30 |
Módulo 2: Promovendo a própria espiritualidade Este módulo mostra que o próprio desenvolvimento espiritual dos adultos é um fator contribuinte crucial na promoção do bem-estar das crianças. Para poder acompanhar as crianças em seu desenvolvimento espiritual, os adultos precisam de tempo e criar espaços para se conectar com seu eu interior, refletir sobre suas relações com os outros, se conectar com o transcendente em suas vidas e com a natureza e aquilo que sustenta a vida. Esses espaços podem ajudar os adultos a aprimorar sua capacidade de ouvir e ter empatia com as crianças, responder positivamente às demandas e necessidades das crianças e compreender o impacto de suas palavras, comportamentos e ações no bem-estar das crianças. À medida que os adultos dão tempo e espaço para esta faceta essencial de suas vidas, eles também estarão dando um exemplo para todas as crianças ao seu redor. O Módulo 2 inclui duas sessões com objetivos de aprendizagem e atividades correspondentes. |
5ª Sessão - Meu entendimento sobre espiritualidade Objetivos de aprendizado:
Atividades: Encontro 1: Explorando minha espiritualidade e bem-estar espiritual Encontro 3: Visitas Inter-religiosas Carga horário de cada encontro: 1h30 a 2 horas Carga horária total da sessão: mínimo de 4h30 |
6ª Sessão - Meu bem-estar espiritual Objetivos de aprendizado:
Atividades: Encontro 1: Encorajar o coração e criar um espaço espiritual Encontro 2: Aprendendo a lidar com as emoções na paternidade Encontro 3: Religião, ética e bem-estar Carga horário de cada encontro: 1h30 a 2 horas Carga horária total da sessão: mínimo de 4h30 |
Módulo 3: Condições para promover o desenvolvimento da espiritualidade nas crianças Este módulo permite a reflexão e a compreensão dos fatores que podem impedir ou promover o desenvolvimento espiritual e o bem-estar das crianças e fornece ferramentas práticas para desenvolver as habilidades necessárias para apoiar o desenvolvimento espiritual de crianças pequenas. Engloba 4 sessões e os encontros sugeridos fornecem uma compreensão prática de como promover o desenvolvimento espiritual das crianças e oferecem sugestões e ferramentas para apoiá-las, como o e-Espiritualidade na infância. A promoção do desenvolvimento espiritual das crianças envolve a criação de um ambiente de apoio para as crianças e o fornecimento de oportunidades que lhes permitam buscar e promover com segurança sua própria espiritualidade. O processo de aprendizagem da criança inicia-se ainda antes do nascimento e desenvolve-se nas relações com os cuidadores, no meio em que vive, nas experiências que vive e que lhe são oferecidas. Essas três áreas estão inter-relacionadas e, juntas, formam a base para construir uma base espiritual sólida para o desenvolvimento integral das crianças e garantir uma infância livre de violência psicológica e física. Neste módulo há um encontro para os treinadores realizarem apenas com os facilitadores em treinamento. Ele enfoca a relevância deste módulo e como trabalhá-lo com pais, cuidadores e educadores. |
7ª Sessão - Desenvolvendo relacionamentos positivos entre cuidadores e crianças Objetivos de aprendizado: Identificar os benefícios de relacionamentos positivos e respeitosos entre pais, cuidadores, educadores e crianças.
Atividades: Encontro 1: Por que o tempo com a criança e as brincadeiras são tão importantes? Encontro 2: Construindo relacionamentos positivos Encontro 3: Ser um modelo Carga horário de cada encontro: 1h30 a 2 horas Carga horária total da sessão: mínimo de 4h30 |
8ª Sessão - Ambientes seguros Objetivos do aprendizado:
Atividades: Encontro 1: Como criar ambientes seguros, respeitosos e livres de violência Encontro 2:: É preciso uma aldeia para criar uma criança Encontro 3: Criando espaços seguros para crianças Carga horário de cada encontro: 1h30 a 2 horas Carga horária total da sessão: mínimo de 4h30 |
9ª Sessão - Experiências fortalecedoras Objetivos do aprendizado:
Atividades: Encontro 1: Valorizando a diversidade Encontro 2:Protegendo e conectando com a Mãe Terra Encontro 3: Desenvolvendo um espírito brincalhão Carga horário de cada encontro: 1h30 a 2 horas Carga horária total da sessão: mínimo de 4h30 |
10ª Sessão - Explorando as atividades para crianças Objetivos do aprendizado:
Atividades: Encontro 1: Apresentando as atividades para crianças Encontro 2: Descobrindo as capacidades espirituais Carga horário de cada encontro: 1h30 a 2 horas Carga horária total da sessão: mínimo de 3h |
Esperamos que vocês, pais, cuidadores e educadores, participem de todos os encontros. Isso lhes permitirá obter uma compreensão completa de todas as sessões e tudo que apoia o desenvolvimento integral da criança e a promoção da espiritualidade nos primeiros anos de vida.
Também os ajudará a se sensibilizar sobre a importância de promover a própria espiritualidade, as condições que permitem o desenvolvimento espiritual na infância e formas concretas de promover essas condições.
- e-Capacitação
- >
- e-Espiritualidade na infância
- >
- Introdução e-Capacitação
- >
- Informações aos participantes