Os facilitadores são as pessoas que trabalharão diretamente com os pais, cuidadores, educadores e, às vezes, com as crianças. Eles têm um papel crítico a desempenhar para tornar a experiência atraente, interessante e enriquecedora para os participantes.
O modelo de implementação descrito neste material é projetado para envolver líderes e outros agentes de pastoral que desempenham um papel no apoio às famílias, pais, cuidadores e educadores em cada comunidade local. Após serem treinados como facilitadores, eles devem ser capazes de ouvir com empatia e sem julgamento e empregar metodologias e técnicas interativas para criar diálogo.
A seguir estão algumas características para identificar em um potencial facilitador:
- Capacidade de liderar um grupo
- Alfabetização funcional
- Experiência de trabalho direto com pais, cuidadores e/ou educadores
- Aceitação na comunidade
- Capacidade de se conectar com colegas
- Refletir a diversidade de pais, cuidadores e educadores em termos de contexto e linguagem.
É altamente recomendável que os facilitadores sejam alfabetizados e tenham boa compreensão e interpretação, para que possam entender totalmente o conteúdo deste material e possam ministrar as sessões de forma eficaz. Pode haver situações em que isso não seja possível. Em um cenário em que você tem um poderoso líder de pensamento, que não é funcionalmente alfabetizado, você pode considerar treiná-lo junto com outra pessoa de apoio com mais alfabetização.
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