As sessões deste material foram pensadas, principalmente, para aqueles que passam mais tempo com crianças, especialmente pais, cuidadores e educadores. No entanto, em muitos casos, tais atividades podem não gerar o efeito esperado, a menos que pessoas que influenciam pais, cuidadores e educadores entendam e aprovem esta abordagem. Essas pessoas influenciam com sua experiência, conhecimento e posição na família ou comunidade.

Talvez seja necessário também envolver estas pessoas nos encontros, pois você precisará da adesão delas para que suas mensagens sejam aceitas. Elas podem ajudar a reforçar as mensagens na comunidade. 

Essas pessoas que influenciam são diferentes de acordo com a cultura, localização e contexto. Alguns exemplos:

  • Avôs e avós
  • Tios ou tias mais velhos
  • Líderes religiosos ou espirituais 
  • Educadores
  • Pessoas atuantes nas religiões
  • Líderes de associações
  • Chefes locais
  • Chefes de família e idosos

Seguem algumas perguntas-chave para identificar quais pessoas com influência devem ser envolvidas:

  • Existem idosos com influência na comunidade que você precisa ter presentes em algumas sessões sobre cuidados e educação das crianças?
  • Os avós precisam comparecer junto com os pais para que haja mudança na prática de cuidar das crianças?
  • Seria útil para as autoridades locais, como chefes, membros do conselho ou outros representantes de instituições locais, participar de alguns encontros? Será benéfico ao seu trabalho se eles se familiarizarem com o propósito deste material?
  • Existem outras pessoas importantes na comunidade que influenciam famílias sobre educação dos filhos, que devem estar presente nas sessões?
  • Você precisa que líderes religiosos e espirituais ou autoridades religiosas participem de algumas sessões?

Primeiro, construa relacionamentos fortes com essas pessoas. Em seguida, considere organizar reuniões com elas para compartilhar com antecedência sobre o que você deseja fazer, sua importância e os benefícios que isso trará para a comunidade. Finalmente, considere convidá-los a participar de alguns encontros, quando apropriado, e quando o fizerem, assegure-se de que participem como participantes plenos e não apenas como observadores.

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