Como mencionado no tópico anterior, este guia também é destinado a formação de treinadores. Estes serão preparados para ministrar a capacitação de formação dos facilitadores, que são as pessoas que trabalharão diretamente com pais, cuidadores e educadores nas comunidades.
Os treinadores em capacitação precisam fazer a leitura de todo o material e participar dos encontros. Há informações específicas para eles nos níveis complementar e opcional das etapas abaixo:
1. Antes do início das sessões
No nível básico constam orientações para os facilitadores sobre o planejamento e elaboração das sessões e encontros para pais, cuidadores e educadores. São tópicos essenciais para o treinador conhecer também.
E no nível complementar há orientação sobre elementos que os treinadores podem levar em consideração ao planejar e realizar programas de treinamento para facilitadores.
2. Durante as sessões
Nos níveis básico e complementar estão disponíveis informações, para treinadores e facilitadores, sobre como criar um espaço seguro para a aprendizagem, bem como orientações sobre metodologias de aprendizagem que ajudarão pais, cuidadores e educadores a internalizar os tópicos e desenvolver habilidades práticas.
No nível opcional há informações específicas para os treinadores, sobre como ministrar o programa para os facilitadores e a abordagem metodológica e de aprendizagem recomendada.
3. Abordagem de Aprendizagem
No nível básico e complementar, esta etapa traz informações sobre como os adultos aprendem, o processo de aprendizagem, metodologias e formas de criar espaços de diálogo e troca de experiências entre pais, cuidadores e educadores, e como incentivá-los a praticar o autocuidado.
No nível opcional há informações específicas para treinadores, como o processo de aprendizagem e metodologias para treinamento dos facilitadores.
- e-Capacitação
- >
- Facilitadores em e-Espiritualidade
- >
- Introdução da e-Capacitação
- >
- Informações para treinadores