O que fazer para manter meu leite enquanto o bebê não está mamando no peito

É necessário o esvaziamento (ordenha mamária) periódico do peito a fim de ser mantida a produção de leite materno. A ordenha deve ser feita a cada 2 ou 3 horas e, no mínimo, 6 vezes ao dia. As mãos precisam ser lavadas para fazer a ordenha e os primeiros jatos de leite devem ser desprezados. O leite ordenhado pode ser guardado em um frasco fervido, com tampa (de maionese, café solúvel, etc).

Ferva o vidro e a tampa sem o papel branco ou rótulo do produto, por 15 minutos. Para levar esse leite ao bebê prematuro no hospital ou doá-lo ao Banco de Leite Humano, não se esqueça de transportar o leite em uma caixa de isopor ou térmica, com gelo gelo reciclável, de maneira que chegue ainda congelado.

 

 

É necessário o esvaziamento (ordenha mamária) periódico do peito a fim de ser mantida a produção de Leite materno.

Para levar esse leite ao bebê prematuro no hospital ou doá-lo ao Banco de Leite Humano, não se esqueça de transportar o leite em uma caixinha de isopor ou térmica, com gelo, de maneira que chegue ainda congelado.

Se o bebê está sugando pouco ou se a mãe não está fazendo a ordenha mamária, ela pode apresentar hipogalactia (baixa produção de leite), sendo preciso lançar mão da RELACTAÇÃO. Esta técnica ajuda a aumentar a produção láctea, pois mantém o estímulo da sucção do bebê direto no peito.

Para a relactação basta levar o bebê ao seio, colocando a ponta de uma sonda em contato com o mamilo, de maneira que a criança possa abocanhá-la junto com o bico e parte da rodela (parte escura ou aréola). Assim irá sugar tanto a sonda quanto o mamilo. A outra ponta da sonda deve ser ligada a uma seringa ou estar imersa em um recipiente com leite. Desta forma, o bebê terá a fome saciada, enquanto roça e suga o mamilo e a aréola, estimulando, também, que a mama produza leite.

 





Você está aqui: