Com que frequência devo alimentar o bebê prematuro.

A criança prematura tem necessidade calórica aumentada quando comparada à de outra criança, porque apresenta grande crescimento e desenvolvimento nos primeiros meses de vida.

A duração da mamada depende de cada bebê. Alguns mamam cerca de 20 minutos em cada peito, outros 10 minutos. Quando o bebê está saciado, ele mesmo solta o peito.

A frequência vai depender de quantas vezes ele solicita o peito, tanto de dia como de noite (livre demanda), variando de 8 a 12 vezes ao dia.

Quando o bebê dorme muito (por períodos maiores de quatro horas), é necessário que o acorde para mamar. À medida que crescem, os bebês vão se acomodando a um ritmo próprio de frequência e duração da mamada.

 

Quando o bebê dorme muito (por períodos maiores de quatro horas), é necessário que o acorde para mamar.

Os sinais que indicam que o bebê está satisfeito e sendo alimentado adequadamente são:

1 - durante a amamentação, a cada uma ou duas sugadas, a criança engole o leite (ruído da deglutição pode ser ouvido);

 2 - chega a adormecer ou largar o peito espontaneamente após a mamada;

3 - sua urina é amarela bem clara e eliminada várias vezes ao dia (mais de seis vezes ao dia);

4 - ganha peso dentro do esperado.

A mãe deve promover pausas durante a alimentação do bebê prematuro, para que ele possa descansar e arrotar... se o bebê parar de respirar, basta massagear as costas para que ele se lembre de respirar.

O bebê prematuro é mais lento para mamar, se cansa rapidamente e, às vezes, é necessário interromper a alimentação para que ele descanse. Às vezes, o bebê está tão ocupado com a tarefa de sugar que se esquece de respirar. Observar se ele fica um pouco pálido ou com cianose (roxinho).

O que fazer:

PARE A ALIMENTAÇÃO PARA ELE DESCANSAR e verifique se ele não engasgou. A mãe deve promover pausas durante a alimentação do bebê prematuro, para que ele possa descansar e arrotar. Se o bebê parar de respirar, basta massagear as costas para que ele se lembre de respirar.

Se estiver difícil busque apoio,não se sinta sozinha. Locais que pode buscar apoio: UBS, agentes comunitários de saúde, banco de leite, etc .

Você está aqui: