O bebê muito imaturo tem dificuldade para coordenar a sucção-deglutição-respiração, portanto, apresenta risco de aspiração (sufocar-se). Além disso, sugar pode levar a um gasto excessivo de energia, fazendo com que perca peso. Por isso, ele precisa alimentar-se através de sonda gástrica.
À medida que o bebê fica mais maduro, ganha peso e está em boas condições, ele pode ser alimentado exclusivamente pela boca, sem uso da sonda.
O prematuro é um bebê mais sonolento, que precisa ser acordado e estimulado nos horários das mamadas. |
Para ajudá-lo a sugar a mãe também pode estimular o reflexo de procura, roçando seu seio ao lado da boca do bebê (o lado que estiver próximo) para ajudá-lo a procurar o mamilo e abrir a boca. Quanto mais acordado o bebê estiver, melhor!
Para o bebê sugar, ele precisa abocanhar grande parte da rodela (parte escura ou aréola) abrir e fechar a boca e movimentar a língua para frente e para trás. A mãe pode senti-lo fazendo isso e ouvi-lo quando engole o leite. No início, ele poderá apenas lamber o peito, mas, com esta experiência, ele vai aprendendo a sugar.
Outra forma de ajudar, é mantê-lo sempre aninhado no colo ou no berço. As pernas têm que ficar encolhidas, os braços voltados para o centro do corpo e a cabeça levemente inclinada em direção ao peito do bebê.
Na hora da mamada, a mãe pode segurar a mão do filho ou colocá-la perto de seu peito ou da sua boca. Eles adoram isso.
- e-Capacitação
- >
- e-Cuidados com o bebê prematuro
- >
- Alimentação
- >
- Por que o bebê tem dificuldade de mamar