Até o ano de 2002, as publicações científicas nacionais, inclusive as de enfermagem, não contemplavam a temática cuidados com o recém-nascido prematuro direcionada para os pais, caracterizando uma carência que desfavorecia os principais interessados, as famílias que tiveram um nascimento prematuro afetando singularmente suas vidas e também, os profissionais que cuidam dessas famílias nas unidades de saúde do território nacional. Em 2003 essa carência foi suprida quando as autoras, enfermeiras comprometidas com o cuidado dedicado ao recém-nascido em todos os níveis de atenção, dedicaram seu conhecimento especializado e sua atenção às preocupações, anseios e necessidades das mães de um filho prematuro, enfocando o durante e o depois da internação hospitalar, momento crítico onde o desamparo se fazia intenso e presente.
A primeira publicação “Cuidados com o Bebê Prematuro: cartilha educativa para orientação materna" trouxe um amplo e esclarecedor enfoque sobre como cuidar na unidade neonatal e no lar de um bebê que gera tantas interrogações, receios e insegurança. A cartilha preencheu a carência nacional existente e tornou-se um paradigma na assistência de enfermagem dedicada à área neonatal que inclui o enfermeiro, professores, alunos, técnicos e auxiliares de enfermagem bem como, a área médica e da saúde como um todo também beneficiadas por esta publicação que pode ainda ser encontrada on-line no link do Ministério da Saúde.
Cabe ressaltar a importância do conteúdo deste material e sua contribuição para a saúde da criança brasileira, que recebeu o reconhecimento da imprensa nacional como um dos três finalistas do “Prêmio Saúde 2007", categoria Saúde da Criança da Editora Abril.
A imensurável contribuição das autoras não se encerrou com três edições dos “Cuidados com o bebê prematuro: orientações para a família” que teve uma pequena alteração no título da obra passou de cartilha para livro apresentado no formato perguntas/respostas. Enfermeiras, professoras e pesquisadoras sempre voltadas para as funções precípuas da profissão, engajadas na busca do mais elevado grau de qualidade na assistência de enfermagem ao recém-nascido, nos propiciam mais uma vez, com sua profícua contribuição, a quarta edição revista e ampliada do livro inserindo aspectos atuais e relevantes quanto ao ambiente de convívio diário do bebê prematuro ligados ao ruído, luminosidade e manipulação do bebê. Tais aspectos necessitam ser conhecidos pelos pais para se ter sua adesão e contribuição efetivas para o êxito e manutenção de tais medidas que proporcionam o ser/estar saudável de seus filhos e de todos que atuam no cenário das unidades neonatais e domiciliares.
O tema bebê prematuro enfocado de maneira abrangente, interessante e ampla, preserva a qualidade impressa desde a primeira edição e se mantém alicerçado entre outras fontes científicas, na contribuição dos pais que conhecem a obra, fazem contato com as autoras, apresentam novas dúvidas que são contempladas a cada nova edição garantindo o preenchimento das necessidades das mães/famílias e de todos que tem acesso a esse valioso material.
Ao longo de duas décadas, venho acompanhando a trajetória profissional das professoras doutoras Carmen Gracinda Silvan Scochi e Luciana Mara Monti Fonseca com admiração e carinho e no decorrer desse tempo, o envolvimento com o cuidado de enfermagem ao recém-nascido e família é uma constante em Suas vidas, marcadas pela dedicação, persistência e qualidade em todas as atividades profissionais por elas desenvolvidas seja no ensino, na assistência, na pesquisa e na literatura científica. Falar de sua contribuição à saúde da criança brasileira nada mais é que enfatizar o reconhecimento e orgulho que temos de poder contar com profissionais que só fazem engrandecer a Enfermagem do Brasil.
Dra. Vera Lucia Barbosa
Professora Adjunta Aposentada do Departamento de Enfermagem Pediátrica
Escola Paulista de Enfermagem - UNIFESP
- e-Capacitação
- >
- e-Cuidados com o bebê prematuro
- >
- Introdução
- >
- Prefácio 4ª edição