Brincadeiras de movimento

Pular corda, amarelinha, passar por dentro de bambolês, subir e descer obstáculos, são movimentos que fazem parte das brincadeiras das crianças, e que estimulam a coordenação motora, contribuindo significativamente para o desenvolvimento infantil.
A criança estabelece e expressa  relações com o corpo, com o outro e com o mundo que a cerca, através dos movimentos e experiências.

O movimento é parte integral da construção da autonomia e identidade da criança.

Brincadeiras com circuitos, desenvolvem os movimentos amplos básicos e também o raciocínio lógico das crianças, pois para realizar esses movimentos é necessário concentração, coordenação, habilidade, agilidade e equilíbrio.  
É muito importante que as crianças sejam incentivadas a brincar e se movimentar diariamente. Dessa maneira, estamos contribuindo para o seu crescimento e desenvolvimento saudáveis. 

Oportunizar espaços seguros para as crianças explorarem é essencial para garantir o direito de brincar.

Saiba mais sobre esse tema clicando aqui


Benefícios das brincadeiras com riscos para o desenvolvimento infantil

Toda criança gosta e precisa brincar. Dessa forma, é muito importante que todas tenham oportunidade de, sob supervisão, participar de brincadeiras que envolvam riscos moderados, pois trazem benefícios para o desenvolvimento infantil. 

Estudiosos e pesquisadores apontam que brincadeiras que trazem riscos podem oferecer diversos benefícios aos pequenos, visto que, precisam aprender a correr riscos, enfrentar desafios, passar por obstáculos, subir, descer, cair e levantar para tomar decisões, conhecer os seus próprios limites e aprender a superá-los.

Além disso, é essencial incentivar a atividade física na infância, pois melhora o desenvolvimento intelectual como raciocínio lógico e a memória. Fortalece, também, os ossos e a musculatura aprimorando o domínio da coordenação motora e rítmica, alivia o estresse e ajuda a prevenir o ganho excessivo de peso devido ao gasto calórico.

Saiba mais sobre esse tema clicando aqui


Você está aqui: