Educação infantil - Pré-escola

A criança frequenta a pré-escola? 

A pré-escola faz parte da educação básica e é dever do governo municipal oferecê-la para as famílias matricularem suas crianças de quatro e cinco anos de idade.

A partir dos quatro anos é importante a criança frequentar uma pré-escola, a qual deve ter uma proposta pedagógica que leve em conta o modo como a criança vive, aprende e se desenvolve. Na pré-escola, a convivência entre crianças, e também entre adultos e crianças, deve valorizar o diálogo e o respeito ao próximo, bem como a ampliação de saberes e conhecimentos.

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (MEC/SEB), a proposta pedagógica é o plano orientador das ações da instituição e define as metas pretendidas para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças que nela são educadas e cuidadas.

Uma boa pré-escola precisa de:

  • professores e outros profissionais bem formados;
  • alimentação e higiene  adequadas;
  • locais para brincadeiras e atividades ao ar livre;
  • atividades pedagógicas;
  • brinquedos de vários tipos, jogos variados; instrumentos musicais, som, fitas, discos; livros de história, revistas, jornais;
  • materiais variados como lápis, tintas, cola, tesoura, papel, massa de modelar, sucata;
  • acesso a espaços, materiais, objetos, brinquedos, informações e condições, para o atendimento a crianças com diferença no funcionamento do organismo, incluindo profissionais de apoio escolar habilitados, se os alunos precisarem desse suporte;
  • prédio com instalações seguras e confortáveis para que as crianças se sintam bem para realizar as atividades pedagógicas, de alimentação, higiene, repouso e brincadeiras.

A Resolução Nº 2, de outubro de 2018, do MEC, define como obrigatória e assegurada pelo inciso I do art. 208 da Constituição Federal, a matrícula na pré-escola, segunda etapa da educação infantil, de crianças que completam 4 (quatro) anos até o dia 31 de março.  As crianças que completam 4 (quatro) anos de idade após o dia 31 de março, se forem frequentar a Educação Infantil, serão matriculadas em creche Saiba mais sobre a Resolução.

No site http//portal.mec.gov.br encontra-se a publicação Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil, que traz as informações sobre o atendimento em creche e pré-escola.

Nos lugares onde não existem pré-escolas ou elas não oferecem atendimento de qualidade, os líderes da Pastoral da Criança e outras lideranças comunitárias, junto com as famílias, podem se organizar para conseguir com o governo de seu município esse atendimento, que é importante para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças.

 

Ambiente familiar favorável

Quando vive em um ambiente favorável ao seu desenvolvimento, a criança pode se desenvolver porque participa de atividades feitas junto com as pessoas de quem ela gosta e que gostam dela. São atividades do seu dia a dia e do lugar onde vive. Por isso, têm sentido e são importantes para a vida dela.

Se a criança vive numa família que tem fé, aprende a amar e a respeitar a Deus e a seu próximo. Se a criança vê os pais e familiares em atitudes de respeito, honestidade e responsabilidade, vai aprendendo a agir assim.

Cada criança aprende a seu modo e no seu tempo o que as pessoas ensinam para ela. Quando a criança é animada e ajudada pelo adulto e por outras crianças maiores a fazer o que ainda não sabe, ela consegue fazer. Criança não se desenvolve sozinha.

Quando as famílias participam das atividades escolares, frequentam reuniões e dialogam com os profissionais, estão colaborando para que a educação pré-escolar atenda às necessidades reais de seus filhos.

 

Você está aqui: