Tocar e sentir

O que estimula: admiração e maravilha, curiosidade, atenção plena, questionamento 

Preparação e materiais:

  • Bandeja ou tigela rasa grande
  • Areia ou terra
  • Pequenos copos de plástico, potes de iogurte reciclados ou pequenos recipientes
  •  Colher

OU

  • Grande bandeja rasa ou tigela cheia até a metade com água
  • Baldes pequenos ou copos de plástico recicláveis
  • Peneira
  • Colher

Idades recomendadas:

3 a 5 anos 

5 a 8 anos

Por que essa atividade é importante?

Brincar com objetos e brinquedos que estimulam o tato, paladar, olfato, visão e audição da criança permite que as crianças explorem, descubram e sejam curiosas sobre o mundo ao seu redor. Esta atividade ajuda as crianças a desenvolver a sua imaginação, explorando o que é possível e o que não é, e dá-lhes a oportunidade de resolver problemas. Brinquedos e atividades que usam os sentidos são especialmente bons para acalmar e desestressar crianças, portanto, são uma ótima maneira de desenvolver a autorregulação (habilidade ligada à inteligência emocional, que envolve a administração de emoções e comportamentos).

Como fazer:

PARA IDADES DE 3 A 5 ANOS:

  1. Pegue a caixa ou bandeja e coloque-a no chão. Como essa atividade pode ficar bagunçada, você pode colocar jornais embaixo da bandeja para manter o chão limpo ou pode ser feito do lado de fora ou diretamente em um local com areia ou terra em um parque, praça ou jardim, por exemplo.
  2. Na bandeja, coloque areia ou terra, os copos e pequenos objetos do recipiente. Convide seu filho para brincar! Se sua bandeja for muito grande, algumas crianças podem gostar de sentar dentro dela para sentir a areia ou o solo em sua pele. Algumas perguntas para guiar a peça:
  • Como é a sensação da areia/solo em seus dedos?
  • Qual é o cheiro/aparência da areia/solo?
  • Você pode encher o copo até o topo com areia/terra?

Permita que seu filho brinque pelo tempo que quiser e divirta-se brincando com ele. Deixe-os ser expostos aos diferentes sentimentos em seus sentidos. Quando terminar de brincar, incentive seu filho a limpar com você. Você pode perguntar a eles: O que você gostou em tocar juntos hoje?


PARA IDADES 5-8 ANOS:

  1. Pegue a caixa ou bandeja e coloque-a no chão e encha-a com água. Isso não deve ser muito profundo por motivos de segurança, portanto, uma bandeja grande e rasa é a preferida para essa atividade. Como esta atividade envolve se molhar, pode ser melhor conduzida ao ar livre.
  2. Quando sua bandeja estiver cheia de água, encontre objetos pela casa que permitam que seu filho derrame, meça e mova a água. Coloque-os dentro da bandeja. Convide seu filho para brincar!
  3. Permita que eles sintam a água em seus dedos, vejam-na derramar, talvez até se molhem e sintam a água em sua pele. Você pode até adicionar alguns cubos de gelo e pedir ao seu filho para ver como ele se sente em comparação com a água! Você pode perguntar ao seu filho:
  • Como é a sensação da água em seus dedos das mãos/pés/lábios?
  • Qual é o gosto/cheiro/som da água?
  • O que podemos fazer com a água?
  • Por que a água é tão importante para nós? Onde podemos encontrar água na natureza?

Permita que seu filho brinque pelo tempo que quiser e divirta-se brincando com ele. Quando terminar de brincar, incentive seu filho a limpar com você. Reflita depois perguntando ao seu filho: Por que a água é tão importante para nós? Por que a água é importante para o nosso planeta?

Dica de como realizar esta atividade em grupo

Dependendo do tamanho do grupo, você pode dividi-lo em grupos menores e ter diferentes bandejas disponíveis para as crianças brincarem. Ou realizarem ao ar livre onde tem areia ou terra, como em uma praça, parque ou jardim, por exemplo.

Atividade: Tocar e Sentir

O toque reúne uma coleção de objetos que permitem que as crianças explorem usando seus sentidos de forma aberta. Também conhecido como jogo sensorial ou caixas sensoriais, o tocar e sentir cria a sensação de admiração de uma criança por diferentes elementos; como eles se sentem/aparecem, como os objetos interagem e os ruídos que eles fazem. Embora construa seu senso de exploração e investigação, permite que eles brinquem livremente em qualquer ideia que tenham. Jogar água, medir copos de areia permite que a criança explore criativamente os materiais à sua frente e as formas como os diferentes materiais interagem uns com os outros.

Tocar e sentir estimula o desenvolvimento da imaginação em um ambiente descontraído, pois a criança pode sentir/cheirar/ver/ouvir como os materiais ao redor. Eles aprendem a explorar com seus sentidos em seu próprio ritmo, gerando uma consciência para os objetos que existem ao seu redor. Através do desenvolvimento da consciência sensorial, a criança aprende a lidar com diferentes objetos com respeito e cuidado, fundamentando-os em seu ambiente.


Crianças com diferenças no funcionamento de seu organismo

Algumas crianças têm sensibilidades sensoriais, o que significa que seus sentidos podem ser facilmente sobrecarregados. Isso faz com que brincar com alguns materiais seja uma experiência que pode sobrecarregar uma criança. Se este for o caso, use muito poucos objetos em uma pequena caixa para começar. Por exemplo, você pode ter 3 fitas de cores diferentes em um recipiente de plástico, depois adicionando mais ou algumas bolas de borracha.

Dica

Acompanhe o tópico Brincadeiras com água, tinta e areia, e aproveitem para brincarem juntos. No e-Brinquedos e Brincadeiras tem estas e muitas outras dicas de brincadeiras!

Você está aqui: