O que estimula: compaixão, curiosidade
Preparação e materiais:
Para 3-5 anos:
- Aproximadamente 60 cm de fio/ barbante
- Rolos de papel higiênico (parte de dentro) cortados na largura (para criar anéis) ou miçangas
Para 5-8 anos:
- Papel comum
- Giz de cera/lápis de cor/ tinta
- Tesouras
- Cola ou fita
Idades recomendadas:
3 a 5 anos
5 a 8 anos
Por que essa atividade é importante? Esta atividade é um exemplo prático de interconexão – um conceito que descreve a estreita conexão de nós mesmos com os outros, a natureza e Deus. Apoia as crianças a desenvolver o seu sentido de pertença não só às suas famílias, mas também à comunidade em geral. As crianças pensam em quem as apoia em suas vidas, desde pais/cuidadores a médicos e trabalhadores de lojas, e mostram compaixão por essas pessoas. Esta atividade também mostra como estamos todos conectados por meio de relações iguais. |
Como você pode fazer:
PARA IDADES DE 3 A 5 ANOS:
- Prepare os materiais acima em uma mesa ou no chão, com espaço para você e seu filho sentarem juntos. Explique que você vai criar uma de todas as pessoas na vida de seu filho que os ajudam a viver e crescer.
- Pegue um aro do rolo de papel higiênico e diga ao seu filho que sou eu (o cuidador). No barbante, coloque o aro e amarre, para que o aro não caia da ponta.
- Agora, incentive seu filho a pegar um aro e dizer que são eles. Ao adicionar aros à corrente, você pode perguntar:
- Este sou eu, papai. Este é você, (nome da criança). Quem é? (segurando outro aro)
- Vovó ajuda você a jantar. Você pode adicionar a vovó? (Adicione outro aro)
- Quem mais te ajuda? O dentista/motorista de ônibus/seu professor ajuda você?
Depois de terminar, fale sobre como as pessoas da rede nos ajudam e como estamos todos conectados. Todos nós precisamos uns dos outros para vivermos felizes e bem. Você pode usar a corrente para decoração ou seu filho pode usá-la como um colar!
PARA IDADES DE 5 A 8 ANOS:
- Prepare os materiais acima em uma mesa ou no chão, com espaço para você e seu filho sentarem juntos. Explique que você vai criar uma corrente de papel com todas as pessoas na vida de seu filho que os ajudam a viver bem e crescer.
- Pegue o papel e decore como quiser. Lembre ao seu filho que este papel será cortado em tiras para que não seja necessário criar um desenho, apenas decore com cores e padrões. Depois de terminar, use a tesoura para cortar a largura do papel em tiras de aproximadamente 3-4 cm de largura.
- Com uma tira, crie um aro e cole as duas pontas com fita adesiva. Você tem seu primeiro aro! Diga ao seu filho que são eles, agora eles precisam adicionar todas as outras pessoas em sua vida. Com a próxima tira de papel, enfie-a dentro do primeiro aro e cole as pontas. Agora você tem dois aros juntos! Cada aro representa uma pessoa, você pode nomear cada aro. Use as seguintes perguntas para orientar seu filho:
- Além de sua família, quem mais o ajuda a viver bem?
- De onde você tira sua comida? De onde o mercado consegue comida?
- Quem garante que seu corpo está crescendo forte e saudável?
Quando terminar de passar o papel e criar sua corrente de papel, você pode nomear novamente todas as pessoas que o ajudam em sua vida. Todos nós precisamos uns dos outros para vivermos felizes e bem. Você pode usar a corrente para decoração ou seu filho pode usá-la como um colar!
Dica de como realizar esta atividade em grupo Antes de iniciar a atividade, sentem-se em círculo no chão e falem sobre todas as pessoas que ajudam em suas vidas. Você pode começar falando sobre familiares próximos e depois tentar incluir outros membros da comunidade, como lojistas e professores. Incentive as crianças a pensar por que essas pessoas as ajudam, o que fazem e como podemos mostrar que somos gratos. Ao fazer a atividade, algumas crianças podem sentir-se tímidas ou sem confiança para completar algumas etapas. Incentive-os e mostre como, sem fazer por eles, para que se sintam capazes e confiantes com suas criações. |
- e-Capacitação
- >
- Facilitadores em e-Espiritualidade
- >
- 5ª Sessão-Módulo 2
- >
- Estamos conectados
- e-Capacitação
- >
- e-Espiritualidade na infância
- >
- Sugestão de atividades com as crianças
- >
- Estamos conectados