O que estimula: compaixão, empatia, imaginação, amor
Preparação e materiais:
- Papel
- Giz de cera, lápis ou tinta
-Tesouras (1 par adulto e 1 par infantil)
Idades recomendadas:
3 a 5 anos
5 a 8 anos
|
Por que essa atividade é importante? É importante criar espaços e oportunidades para que as crianças compreendam o impacto que suas palavras e ações têm nos outros e em si mesmas e aprendam a perdoar e a se reconciliar com os outros. Podemos fazer isso abordando situações difíceis com uma atitude empática, compassiva e amorosa, para que possamos resolver conflitos pacificamente com os outros e imaginar formas alternativas e não violentas de resolver conflitos. Você pode relacionar esta atividade com as escrituras religiosas relevantes do seu contexto sobre a importância da reconciliação e do perdão. |
Como fazer:
PARA IDADES 3-5 E 5-8 ANOS:
- Em um ambiente tranquilo, sente-se com seu filho e convide-o a desenhar um coração e decorá-lo. Junte-se ao seu filho na atividade completa e desenhe um coração também.
- Depois de decorar seus corações e cortá-los, pense em alguém – pode ser uma pessoa ou um animal de estimação – que guardam em seus corações. Alguém que você ama. Compartilhe quem é essa pessoa/animal de estimação e por quê.
- Agora dê uma instrução clara para amassar o coração que cada um de vocês acabou de fazer. Depois de amassá-lo, peça ao seu filho para tentar colocar o papel de volta como era antes. Dê algum tempo para cada um tentar achatar o papel como estava.
Depois de tentar achatar o papel, você pode compartilhar o seguinte:
Quando machucamos alguém, como amassamos o coração, é difícil fazer as pazes/consertar a situação. Às vezes é difícil pedir desculpas e que seja o mesmo que era antes de eles ficarem chateados, mas é importante tentarmos.
Você também pode discutir as seguintes questões. Alguns podem precisar ser adaptados de acordo com a idade do seu filho:
- Podemos colocar o coração de volta como era antes? Por quê?
- O que poderíamos fazer para corrigir as relações com as pessoas que magoamos ou que nos magoaram?
- Por que devemos pedir desculpas quando magoamos, intencionalmente ou não, os outros? O que podemos fazer para que o outro se sinta melhor? Como podemos nos sentir melhor?
- Você já foi ferido por alguém antes? O que aconteceu e como você se sentiu? Você encontrou uma maneira de resolver isso?
|
Tenha em mente Pode ser que algumas crianças ou adultos se sintam emocionalmente sobrecarregados ao passar por esta atividade. Pode ser particularmente difícil para a criança se ela atraiu os pais e cuidadores em seus corações. Assegure-lhes que está tudo bem, que este é um lugar seguro, que você não está se sentindo magoado por isso. Mesmo sem intenção, isso pode acontecer um dia com você e seu filho, mas que o amor que você sente um pelo outro é incondicional e, portanto, amor, perdão e reconciliação sempre farão parte de seu relacionamento. |
|
Dica de como realizar esta atividade em grupo Fale sobre dizer 'desculpe' com o grupo. Pergunte a eles quando você pede desculpas e se eles já pediram desculpas. Agora, convide cada criança a desenhar seu próprio coração e decorá-lo. Siga as etapas acima em um grupo e reúna uma discussão em grupo para as perguntas finais. |
- e-Capacitação
- >
- Facilitadores em e-Espiritualidade
- >
- 4º Sessão-Módulo 1
- >
- Arrumando corações
- e-Capacitação
- >
- e-Espiritualidade na infância
- >
- Sugestão de atividades com as crianças
- >
- Arrumando corações