O que estimula: imaginação, curiosidade sabedoria
Preparação e materiais:
- 3 objetos pequenos (1 amarelo, 1 vermelho, 1 verde)
- Papel ou seu caderno comum
- Giz de cera ou lápis
OU
Uma coleção de pequenas peças da casa, por exemplo:
- Tampinhas e canudos
- Pequenas pedras
- Porcas e parafusos
- Lápis
- Cartuchos
- Rolinhos de papel higiênico (parte interna)
- Botões grandes
- Qualquer outra coisa que seja pequena e possa ser facilmente movida para criar uma imagem
Idades recomendadas:
3 a 5 anos - 5 a 8 anos
Por que essa atividade é importante?Permitir que as crianças conheçam sua vizinhança desenvolve seu senso de pertencimento, relacionando quem elas são com o mundo ao seu redor. As crianças têm um senso agudo de justiça que orienta sua realidade, principalmente quando brincam com os colegas – essa é a sabedoria deles. As crianças questionam a injustiça e tudo o que veem que as ajuda a entender o mundo. Permite que as crianças compreendam a justiça e a igualdade, alimentem seu desenvolvimento ético e moral e reconheçam e imaginem o papel que podem desempenhar em impactar positivamente a vida do outro. |
Como você pode fazer:
PARA IDADES 3-5 E 5-8 ANOS:
1 - Com seu filho, dê um passeio por onde você mora com um olhar curioso. Preste atenção em tudo o que você vê e tudo o que está acontecendo – pessoas, edifícios, situações, objetos. Crie tempo e espaço para explorar o que seu filho pode ver, tocar, ouvir, saborear e cheirar.
2 - Ao chegar em casa, encontre um espaço tranquilo e confortável para seu filho representar o bairro como ele o imagina. Você pode fazer isso com seu filho. Você pode fazer isso de duas maneiras: desenhando com lápis e papel ou criando uma imagem em uma superfície plana com os pequenos objetos coletados na seção de materiais. Algumas perguntas para guiar sua criação:
- Por que tipo de casas passamos? Que forma eles têm?
- Você viu algo interessante ou novo?
- O que você gosta/não gosta nesta área? Por quê?
Se você estiver fazendo esta atividade com uma criança de 5 a 8 anos, siga para o passo 3. Se estiver com uma criança de 3 a 5 anos, você pode pular o passo 3 e seguir para o passo 4. |
3 - Quando vocês terminarem de criar sua vizinhança, use os 3 objetos coloridos (1 amarelo, 1 vermelho, 1 verde) para a discussão abaixo. Ao fazer essas perguntas, peça ao seu filho para colocar os objetos coloridos em sua criação ou desenho. Estes representam as respostas às perguntas. Por exemplo, se eles se sentirem seguros em casa, peça que coloquem o objeto verde na foto de sua casa na comunidade.
Verde: Onde você se sente seguro? Quem faz você se sentir seguro? Por quê?
Vermelho: Quais são os tipos de violência e coisas que não são justas (por exemplo, quando as pessoas não são tratadas adequadamente, quando as pessoas não têm comida suficiente ou casa, etc.) em sua comunidade? Por que você acha que isso acontece?
Amarelo: Quais lugares fazem você se sentir calmo/feliz? Por quê?
Conforme achar conveniente, você pode conversar sobre as coisas invisíveis em sua comunidade: conflitos, situações ou injustiças que nos dividem e que às vezes estão presentes nas comunidades, ou mesmo no lar, que diferenciam as pessoas.
4 - Conversem e reflitam sobre que tipo de comunidade você gostaria de viver e que tipo de transformação seu filho gostaria de ver em suas comunidades.
Para as crianças mais novas, você pode perguntar:
-
Que tipo de coisas você gostaria de ver na comunidade?
-
Que coisas podem tornar as pessoas mais felizes?
Para crianças mais velhas, você pode perguntar:
-
O que você gostaria de ver em nossa comunidade?
-
O que você acha que poderia tornar as pessoas mais felizes, mais calmas ou mais seguras?
-
Como você acha que podemos ajudar?
Segurança e proteção infantilDependendo do seu contexto, tome as precauções necessárias nos lugares em que você anda. Perguntar ao seu filho sobre violência e quem o faz se sentir seguro/inseguro pode iniciar conversas difíceis sobre abuso e violência. Participe dessas conversas como um ouvinte ativo e tenha a mente aberta para tudo o que seu filho tem para compartilhar. Esta é uma oportunidade para eles explorarem sua comunidade e para você abrir seu coração para ouvir a perspectiva deles. |
Dica de como realizar esta atividade em grupoPrepare-se para dar um passeio pela sua área local com o grupo, certifique-se de ter adultos suficientes com você para ajudarem a cuidar das crianças. Certifique-se também de ter materiais suficientes para o grupo. Se estiver trabalhando com um grupo de crianças mais velhas, você pode criar um grande mural da comunidade. Depois, sentem-se juntos para discutir onde colocar os objetos verdes, vermelhos e amarelos. Cada criança pode ter seus próprios objetos. |
Você está aqui:
- e-Capacitação
- >
- Facilitadores em e-Espiritualidade
- >
- 8ª Sessão-Módulo 3
- >
- Minha comunidade
Você está aqui:
- e-Capacitação
- >
- e-Espiritualidade na infância
- >
- Sugestão de atividades com as crianças
- >
- Minha comunidade