Calendário familiar

O que estimula: compaixão, empatia e sabedoria

Preparação e materiais: 

  • Um grande pedaço de papelão ou papel (tamanho mínimo de 35cm x 25cm)
  • Giz de cera ou lápis
  • Uma régua

Idades recomendadas:

3 a 5 anos - 5 a 8 anos 

Por que essa atividade é importante?

Criar um calendário familiar demonstra ao seu filho que indivíduos e grupos de pessoas podem trazer uma mudança positiva para o mundo. Como adulto, você está exemplificando o que isso significa para trazer esta mudança seja em sua casa ou comunidade. A ênfase na compaixão e empatia nesta atividade nos permite ter conexões significativas com os outros e expressar esse amor e cuidado através de ações. Permita que as crianças pensem nas ações diárias a si mesmos, conforme a idade apropriada, e sobre a importância de ajudar e servir aos outros.

Como fazer:

PARA IDADES 3-5 E 5-8 ANOS:

1- Desenhe um calendário de um mês com uma caixa em branco (aproximadamente 5cm x 5cm, mas quanto maior melhor) para cada dia do mês.

2- Converse com seu filho como vocês vão criar um calendário familiar juntos. Para cada dia da semana, faremos algo para mostrar nosso amor e gratidão aos outros. Em cada caixa, vamos desenhar ou escrever o que planejamos fazer. Aqui estão alguns exemplos:

  • Visitem um vizinho que não vêem a algum tempo

  • Orem juntos pelas pessoas no mundo (crianças, jovens, adultos e idosos) que estão sofrendo por causa da pobreza, violência, solidão e doenças

  • Ajudem alguém em necessidade: pode ser em sua família ou em, comunidade e fazê-lo juntos como uma família

  • Construir uma árvore de amor para deixar mensagens positivas um para o outro todos os dias

  • Pense em algo pelo qual você é grato hoje

  • Conecte-se com a natureza: Vá ao parque, respire e aprecie os sons, o que você vê, ouve e toque e como isso faz você se sentir. Agradeça a natureza por tudo que ela lhe dá.

  • Agradeça a três pessoas – família, amigos, adultos – pelas quais você é grato e diga a elas.

  • Brinquem juntos

  • Respondam com amor e gentileza a todos.

  • Façam atos de gentileza para ajudar os outros

  • Dancem juntos

  • Compartilhem seus talentos – pode ser algo simples como ser um bom ouvinte, jogar um determinado jogo, cozinhar, desenhar, ajudar, sempre ver o lado positivo mesmo em tempos difíceis, etc.

  • Se abracem e compartilhem como se sentem

  • Contem algo sobre vocês que sua família talvez ainda não saiba

3 - Verifiquem o calendário todos os dias e marquem o dia seguinte ao da ação.

4 - Ao final do calendário, sentem-se juntos, reflitam sobre o que fizeram, o que aconteceu, como vocês se sentiram e pensem em como pequenas ações podem mudar você, sua família e o mundo!

 

Dica de como realizar esta atividade em grupo

  1. Prepare uma jarra, quadrados de papel, e alguns lápis.

  2. Enquanto estão sentados em círculo, explique que vocês vão criar um calendário de gentilezas juntos. Nele, explique que você fará algo gentil todos os dias. Você pode perguntar ao grupo por que eles acham que isso é importante.

  3. Peça às crianças que pensem em algo que podemos fazer por outra pessoa do nosso grupo. Isso pode incluir abraçar um amigo, ajudar o adulto com alguma coisa ou limpar as mesas após uma atividade. Peça-lhes que escrevam ou desenhem isso em um pedaço de papel e coloque-o no frasco. Certifique-se de entender o que cada criança escreveu, pois você terá que ler mais tarde. Se as crianças não souberem escrever ou desenhar sozinhas, você pode preparar alguns quadrados já com figuras, e elas podem dizer o que veem.

  4. Depois que todos terminarem, explique que é o seu pote da bondade. Todos os dias, alguém escolherá algo do pote e o fará. Feito isso, coloque um X no calendário. Repita isso por quantos dias forem necessários, até que todos tenham participado.



Para Refletir

A comunidade se fortalece quando tem redes de apoio para atender as famílias. Isso é algo que tem continuidade, diferente de uma rede de ajuda que acontece de forma momentânea. Ter uma boa rede de apoio é fundamental pois envolve o vínculo de pessoas e instituições capazes de gerar apoio familiar e comunitário. As famílias precisam saber com quem podem contar, que terá alguém que vai escutar as suas necessidades, quem vai ajudar a encontrar meios para solucionar as situações vivenciadas. Ao ensinarmos e darmos esse exemplo as crianças estamos contribuindo para que as famílias e a sociedade promovam  qualidade de vida para todos e gerem transformação social. 

Você está aqui: