O que estimula: Autoconsciência
Preparação e materiais:
- Propor para que as crianças encontrem ao seu redor meios de representar uma árvore (desde gravetos até qualquer material (barbantes, cordas, meias, talheres, grãos…).
- Recurso “Árvore de mim” (anexo)
Idades recomendadas:
3 a 5 anos - 5 a 8 anos
Por que essa atividade é importante?Nossa autoconsciência é importante, pois nos ajuda a expressar nossas preferências, compartilhar como nos sentimos e entender quais são nossos pontos fortes e limitações. Ao entender quem somos, de onde viemos e como aspiramos ser, as crianças são capazes de entender onde elas pertencem no mundo. Um sentimento de pertencimento dá significado e propósito às nossas vidas e impacta nossa conexão com os outros, a natureza e Deus. |
Como você pode fazer isso:
PARA IDADES DE 3 A 5 ANOS:
1 - Vá para fora ou em uma área verde de sua comunidade, como praça ou bosque e aponte ou olhe para uma árvore. Fale sobre as diferentes partes da árvore e deixe seu filho tocar nas folhas, galhos, tronco e raízes:
-
Você vê suas folhas e galhos?
-
Você vê seu tronco? (Aponte para o tronco)
-
Você vê suas raízes? (Aponte para as raízes).
-
Vamos tocar a árvore!
2 - Pegue os materiais coletados e convide as crianças a criar uma árvore e a desenhar no chão com um graveto, por exemplo. Peça-lhes que pensem em coisas que gostariam de ter ao redor da árvore que sejam sobre eles mesmos, por exemplo: sua família, amigos ou brinquedo favorito.
- Você também pode fazê-lo. Dê tempo para sentar em silêncio e desenhar juntos. Ajude seu filho a se sentir confiante em criar e desenhar sua própria árvore, deixando que ele mesmo a faça, a seu modo.
3 - Ao desenvolver a atividade considere fazer algumas das perguntas abaixo. Dê tempo e espaço para seu filho pensar nas perguntas e também compartilhar sua árvore. Veja o que é igual e diferente em suas árvores. Quando seu filho responder, ouça as respostas que eles compartilham. À medida que você se sente mais confortável, quer encorajar mais respostas abertas, em vez de uma resposta certa. Você quer que a criança fale. Você quer que elas lhe expliquem a história de sua árvore com suas próprias palavras!
- Quem você desenhou na sua árvore?
- Você fez ou desenhou algum brinquedo favorito? Qual?
- Você desenhou algum amigo? Qual?
- O que mais você fez?
Celebre o esforço que seu filho fez para produzir sua 'Árvore de Mim'. Você também pode usar isso como uma oportunidade para contar ao seu filho mais sobre de onde ele veio, como ele era quando era mais jovem e sobre membros da família ou antepassados, os familiares que vieram antes dele.
PARA IDADES DE 5 A 8 ANOS:
1 - Compartilhe com seu filho como vocês dois vão criar uma 'Árvore de Mim'. Vá para fora, olhe pela janela ou em uma área verde de sua comunidade, como praça ou bosque e nomeie as partes da árvore (folhas, galhos, tronco, raízes).
2 - Peguem seus materiais coletados e comecem a criar ou desenhar uma árvore no chão com um graveto, por exemplo. Explique que ao redor da árvore podemos desenhar e escrever coisas sobre nós mesmos. Deixe a criança montar sua árvore, desenhar e escrever livremente, em silêncio. Quando terminarem, observe algo especial. Por exemplo, você pode criar, desenhar e escrever:
-
Família, amigos e entes queridos
-
O lugar onde você mora ou morava
-
Escola
-
Algo que o deixa feliz/triste
-
Algo que você gosta de fazer
3- Faça perguntas ao seu filho sobre sua 'Árvore de Mim'. Você também pode compartilhar sua árvore e comparar as diferentes coisas que você desenhou e escreveu. Abaixo estão algumas sugestões. À medida que conversam podem deixar o diálogo mais aberto, livre para a criança expressar o que sente e pensa. É importante deixar que explique a história de sua árvore com suas próprias palavras!
- Maravilhoso! Sobre quem você desenhou/escreveu ao redor da sua árvore?
- O que você desenhou que te deixa feliz/triste?
- O que você adicionou que gosta de fazer?
4 - Este também pode ser um momento em que você pode contar um pouco mais de onde a criança veio, de acordo com seu sistema de crenças. Você pode compartilhar os sentimentos que teve sobre seu filho, orações que fez ou experiências que aconteceram enquanto a criança ainda estava no útero, se isso for relevante.
Você também pode compartilhar sobre suas esperanças e sonhos para seu filho à medida que ele cresce. Se você compartilhar suas ideias, certifique-se de construir sobre as ideias da criança, sem anulá-las.
Dica de como realizar esta atividade em grupoSe for seguro fazê-lo, saiam em grupo e sentem-se ao redor de uma árvore. Fale sobre o que você pode ver e peça às crianças que venham e toquem na árvore. Pergunte às crianças sobre as partes da árvore, os nomes e a função de cada uma. Se possível, fique do lado de fora enquanto cada criança cria ou desenha sua 'Árvore de Mim'. Você pode convidar a criança a apresentar o desenho para o grupo respeitando sua vontade. |
Para Refletir:A Pastoral da Criança defende a importância de locais na comunidade como praças, parques, jardins e calçadas, pois são espaços públicos privilegiados para as brincadeiras das crianças, e estão cada vez mais ausentes de nossas cidades. As brincadeiras nesses locais oferecem à criança momentos de participação livre e ativa onde ela tem oportunidade de tomar iniciativa, viver situações que ela mesma escolhe, além de brincar com outras crianças, e vivenciar diferenças de todo tipo que são a base da constituição da nossa sociedade. Quando se relacionam livremente, as crianças experimentam situações de vida: de competição, de cooperação, de medo, de coragem, ou seja, se socializam, aprendem e se desenvolvem melhor. |
Recurso: A Árvore de Mim
Esta atividade visa principalmente desenvolver a autoconsciência, o que significa ser capaz de expressar preferências pessoais, sentimentos, pensamentos e habilidades. Logo após o nascimento, os bebês passam por fases rapidamente, descobrindo os limites entre o que é seu corpo, quem é seu cuidador e qual é seu ambiente. Essa autoconsciência concreta muito precoce prepara o palco para os aspectos abstratos e espirituais posteriores da autoconsciência.
Aos 0-3 anos, a criança pode:
-
responder a si mesma no espelho
-
notar efeitos de suas próprias ações físicas
-
usar o conforto de experiências familiares para explorar novas atividades e experiências
-
repetir uma atividade familiar até se sentir confortável e ganhar confiança
-
expressar a propriedade de objetos e pessoas
Na idade 4-8 eles podem:
-
distinguir aspectos de si mesmo, em comparação com os outros
-
identificar gostos e desgostos, necessidades e desejos
-
experimentar novas atividades e experiências com o apoio de adultos
-
retornar às atividades onde anteriormente falharam
Você pode fazer atividades que ajudem a criança a desenvolver seu conceito de si mesmos, bem como um conceito de onde eles vêm e para onde estão indo. Essa prática inicial ajuda a construir as bases de atividades espirituais posteriores, como explorar significado e propósito na vida.
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