As crianças aprendem pelo exemplo. Aja pelo exemplo e faça o seu melhor para ser gentil com todos os seres – pessoas, animais, natureza. A bondade se nutre em pequenos gestos diários.
O que diz ao seu filho: Estamos todos interligados e interdependentes. Às vezes um sorriso, um bom dia ou um obrigado podem mudar o dia de alguém. Quando sou gentil, demonstro que me importo e respeito os outros.
Como você pode fazer isso: Modele gestos que demonstram bondade. Por exemplo, na comunidade, ajudando seus vizinhos, dedicando tempo conversando com eles e ouvindo o que eles precisam e suas histórias. Você pode ser um exemplo de bondade sorrindo para um estranho, cuidando dos outros, dando tempo aos necessitados e compartilhando amor. Você também pode ser gentil com os animais e a natureza. Mostre que você se importa e que assume sua responsabilidade de cuidar e proteger. Use a linguagem espiritual diariamente e adote relacionamentos com todos os outros seres vivos.
Com crianças mais novas: As crianças observarão você e seus comportamentos e aprendem com você desde os primeiros dias de vida. Mesmo que não expressem isso, suas ações gentis serão e permanecerão com elas. Eles aprendem observando aqueles que estão mais próximos e então reencenam o que veem. É por isso que seu papel como pai ou cuidador é tão importante para demonstrar bondade. Você é o modelo do seu filho. Como as crianças falam em termos concretos nos primeiros anos, você pode tentar usar diariamente uma linguagem que fale genuinamente sobre interconexão com os outros para desenvolver seu próprio crescimento espiritual. Por exemplo, você pode dizer: Ah, essa pessoa foi muito gentil! Fico tão feliz quando ouço os pássaros! Como sou grato pela pessoa que nos ajudou hoje.
Você está aqui:
- e-Capacitação
- >
- e-Espiritualidade na infância
- >
- Sugestão de interações com as crianças
- >
- A bondade pelo exemplo