Rezando e contemplando juntos

Logo na primeira infância as crianças são apresentadas às crenças e práticas religiosas de suas famílias, e quando o cuidado, amor e atenção são dados a elas, também desenvolvem  sua religiosidade e espiritualidade. A oração e a contemplação podem acontecer de diversas formas de acordo com cada tradição. Desenvolver a espiritualidade pela oração e contemplação ajuda as crianças a se firmarem em seu senso de identidade e as ajuda a se conectarem com Deus. A oração e a contemplação podem fortalecer a gratidão das crianças, melhorar o foco e a autorreflexão e tornar as crianças menos reativas a emoções negativas e menos zangadas. Fazer isso juntos fortalece o vínculo entre pais/cuidadores e a criança e ensina às crianças a importância da fé e da esperança.

O que diz ao seu filho: É importante criar espaços e tempo para nos conectarmos com nós mesmos, com Deus; Encontrar reverência no universo e em tudo o que foi criado, fazer uma pausa, encontrar sabedoria dentro de nós mesmos e nos acalmar.

Como você pode fazer isso: Você pode começar cada manhã, ou cada semana, com um momento para crianças e pais e cuidadores se conectarem consigo mesmos e prepararem suas mentes para o dia ou a semana. Você também pode criar espaços durante ou no final do dia por meio de uma meditação, oração ou um momento de silêncio. Você pode usar poemas, histórias e canções de suas tradições religiosas e espirituais e, quando apropriado, orações inter-religiosas.

Com crianças mais novas: Você pode cantar, rezar e contar histórias que sejam cultural e religiosamente relevantes. Bebês e crianças pequenas podem não conseguir cantar junto, mas podem gostar do ritmo fazendo sons com objetos, batendo palmas e dançando juntos com as músicas. Você também pode em alguns momentos ficar em silêncio, pois eles absorverão e sentirão a calma que você transmite e, ao fazer isso, você fortalece sua conexão com você como cuidador e, portanto, seu desenvolvimento espiritual.

Você está aqui: