Criar espaços para que as crianças se tornem mais conscientes de si mesmas, de seus pensamentos e sentimentos e de como suas ações impactam suas relações em casa e na escola. Isso permite que as crianças identifiquem e autorregulem suas emoções para responder às emoções deles e dos outros de maneira positiva, respeitosa e empática.
O que diz ao seu filho: Emoções e pensamentos fluem através de nós todos os dias e o tempo todo! Coisas que acontecem conosco, amigos, pessoas, animais que cuidamos, natureza, coisas que vemos ou ouvimos nos fazem sentir de maneiras muito diferentes ao longo do dia. Algumas emoções e pensamentos são difíceis, outros são alegres. É importante cuidar do coração e da mente, ouvir ambos e encontrar formas pacíficas e gentis de lidar com as emoções e pensamentos que são mais desafiadores.
Como você pode fazer: Desenhar é uma atividade que muitas crianças gostam e com a qual há muito o que aprender. Desenhar não é só ajudar as crianças a se concentrarem e relaxarem, como é uma maneira segura de expressar emoções, pensamentos e preocupações.
Criem ou desenhem uma árvore de emoções. Uma árvore que mostre várias emoções e pensamentos que você pode ter permanentemente em sua casa. No final de cada dia, compartilhe suas emoções e pensamentos e reflita sobre algumas das perguntas abaixo:
-
Uma emoção/pensamento que você está sentindo fortemente nos dias de hoje.
-
Algo que fez você se sentir triste/feliz/com raiva, e por quê.
-
Algo alegre que você sentiu, pensou que chamou sua atenção ou algo que o preocupou.
-
Você sentiu algum medo, algo que te assustou esses dias? Se sim, o quê.
-
Algo que te acalmou.
Converse com as crianças sobre maneiras de lidar com pensamentos e emoções difíceis, como respirar, contar, ir a um lugar que as acalme e conversar com alguém em quem confiam. Compartilhe como você lida com seus próprios pensamentos e emoções difíceis.
Com crianças mais novas: Você primeiro apoia a autoconsciência das crianças, identificando e nomeando as emoções pelas quais elas passam. No início, pode ser mais fácil nomear as emoções do seu filho, posso ver que você se sente triste, você pode compartilhar comigo por que se sente triste?, e à medida que crescem, aprenderão a nomear suas próprias emoções, bem como a lidar com elas.
Para bebês, você pode embalá-los, segurá-los e cuidar deles de maneiras que possam acalmá-los. Você pode usar recursos comuns que são sensíveis à sua cultura, como tocar e cantar uma canção de ninar ou uma música calmante, contar uma história calma, fazer uma massagem, cantar uma música para eles ou segurá-los perto de você enquanto compartilha palavras calmantes.
Você está aqui:
- e-Capacitação
- >
- Facilitadores em e-Espiritualidade
- >
- 10ªSessão-Módulo 3
- >
- Promovendo a autoconsciência
Você está aqui:
- e-Capacitação
- >
- e-Espiritualidade na infância
- >
- Sugestão de interações com as crianças
- >
- Promovendo a autoconsciência