Seja você mesmo, compartilhe as coisas boas que acontecem em sua vida, bem como alguns dos desafios que você vivencia. Por exemplo: tive um dia difícil hoje porque não consegui fazer algo no trabalho que eu precisava terminar... As crianças vão aprender com os pais e exemplo dos cuidadores. Você está ensinando pelo exemplo que falhar e ter sucesso faz parte da vida. Em retorno, isso irá ajudá-los a desenvolver sua resiliência. Use sua voz para mostrar honestidade e compartilhar suas experiências – isso irá desenvolver seu crescimento espiritual.
O que diz ao seu filho: eu falho e se você falhar também, tudo bem. Você estava bem quando falhou, e por mim tudo bem também. Nem sempre conseguimos e às vezes cometemos erros. Acontece a todo ser humano.
Como você pode fazer isso: conte a eles uma história de quando você tentou algo difícil e falhou. Compartilhe uma história de quando você era criança e falhou e como adulto também. Compartilhe suas lutas diárias, de forma apropriada de acordo com o entendimento da criança. Tenha cuidado para não sobrecarregar seu filho com desafios da vida diária, mas exemplifique como mostramos força em tempos difíceis. Convide-os para compartilhar uma história própria sobre o seu dia, sobre o que correu bem e o que foi difícil. Ouça com cuidado. Seja gentil e compreensivo, mostre empatia pelo que eles passaram.
Com crianças mais novas: É normal que se sintam frustradas por não conseguirem algo que eles queriam. Tranquilize-as com gestos, um tom de voz suave e reconfortante e sua linguagem corporal que está tudo bem. Respire fundo quando estiver frustrado e peça desculpas a eles se você reagiu duramente.
Você está aqui:
- e-Capacitação
- >
- e-Espiritualidade na infância
- >
- Sugestão de interações com as crianças
- >
- Sendo autêntico