A criança sempre se desenvolve em sua inteireza. Isso quer dizer que qualquer coisa que ela aprende a fazer com a ajuda de outras pessoas ou pela imitação influi no seu processo de desenvolvimento como um todo. Por exemplo, quando desenvolve o andar, isso altera todo o seu processo de desenvolvimento, pois permite a ela o acesso a inúmeros eventos do ambiente que, antes, não eram de seu alcance. Por isso, devemos dar muitas oportunidades para as crianças, seja na família, na escola ou na comunidade. Fazendo assim, estamos ajudando-as a terem acesso a oportunidades de desenvolvimento.
O desenvolvimento da criança considera inseparáveis os:
- Aspecto físico: o crescimento físico da criança e o desenvolvimento de habilidades motoras.
- Aspecto social: a capacidade da criança de interagir com os outros e aprender a construir relacionamentos.
- Aspecto emocional: a capacidade das crianças de entender seus próprios sentimentos e os dos outros, expressar e regular suas emoções e desenvolver empatia pelos outros.
- Aspecto da linguagem cognitiva: a capacidade da criança de pensar e raciocinar e dar sentido ao mundo, e ser capaz de perceber, entender e usar a linguagem.
- Aspecto espiritual: Envolve sua capacidade de se conectar consigo mesmo, com os outros, com a natureza e com Deus.
O modelo acima é construído com base na compreensão de que o desenvolvimento da espiritualidade da criança é parte central do desenvolvimento. A espiritualidade é, muitas vezes, ausente nas estruturas e programas atuais de desenvolvimento infantil. Isso se deve a vários fatores, incluindo a falta de pesquisas sobre o que o desenvolvimento espiritual abrange, e o equívoco de que pertence apenas à esfera religiosa. E na verdade é um aspecto que precisa ser desenvolvido, independentemente da religião ou não.
O desenvolvimento acontece pela interação entre os diferentes domínios do desenvolvimento. Por exemplo, um foco no desenvolvimento da linguagem nos primeiros anos – por meio de atividades como contar histórias, ler e cantar – abre caminho para a leitura no início da escola, ajudando as crianças a entender os sons das letras e introduzindo-as a um novo vocabulário. No caso do desenvolvimento da linguagem, por exemplo, a saúde e a nutrição desempenham papéis importantes. Além disso, no início da vida, o vocabulário das crianças aumenta dramaticamente à medida que elas começam a se movimentar, explorando e provocando respostas de outras pessoas. Os fundamentos da competência social, que são desenvolvidos nos primeiros cinco anos, estão ligados ao bem-estar emocional das crianças e refletem na capacidade posterior da criança de se adaptar à escola e formar relacionamentos bem-sucedidos ao longo da vida.
Portanto, as sugestões de atividades propostas neste material tem a intenção de contribuir na interação dos diversos aspectos, em especial no desenvolvimento da espiritualidade das crianças.
Para refletir: Há quem afirme que a espiritualidade é inata: a criança já nasceria com capacidade espiritual. Na Pastoral da Criança pensamos que a espiritualidade, as virtudes, a vida ética são possibilidades dadas a cada ser humano e que precisam ser desenvolvidas por meio das relações: na vida social, nas interações do dia a dia, nas atividades coletivas. Por isso, visando a Espiritualidade, é fundamental que o relacionamento com os outros seres vivos seja estimulado. |
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