Adaptando as atividades para crianças com diferença no funcionamento do seu organismo

Certifique-se de adaptar as atividades para crianças com diferença no funcionamento do seu organismo de acordo com suas necessidades  específicas e potencialidades, incentivando-as para que a realizem sozinhas, pois assim estimula a sua autonomia e desenvolvimento. Concentre-se no que eles podem fazer. Certifique-se de que elas estejam ativamente envolvidas na atividade de acordo com sua capacidade e recebam seu carinho e atenção. Lembre-se de que todas as crianças têm dons e talentos extraordinários e precisam ter oportunidades para desenvolvê-los:

Aqui estão algumas sugestões  de como você pode adaptar as atividades

  • Para uma criança que não consegue ouvir, você pode priorizar o mostrar, apontar e desenhar a atividade. Para atividades físicas, você pode demonstrar como fazer a atividade com suas ações e trabalhar juntos na primeira vez, para que eles possam tentar fazê-lo por conta própria.
  • Para uma criança que não enxerga, você pode ler para que ela ouça. Se já é alfabetizada, uma boa opção são os materiais em braille. Faça a atividade com eles e apoie seu envolvimento.
  • Para uma criança com dificuldade física ou motora, as atividades devem ser adaptadas às suas necessidades. Por exemplo, se a atividade envolver jogar uma bola em um ambiente de grupo, eles podem iniciar a atividade e o adulto pode incentivar os colegas a rolar a bola para eles. Se a atividade envolver giros ou movimentos rápidos, você pode perguntar às crianças se elas gostariam de dar as instruções ou orientar o jogo; se for o caso, você pode incentivá-los para que realizem sozinhos e, se preciso, pode ajudá-los a se mover, tomando cuidado para não machucá-los.
  • Para uma criança com deficiência intelectual, envolva-se e brinque com ela na atividade. A parte mais importante é que eles se sintam incluídos, dê-lhes todo o seu apoio e incentivo para se envolverem de maneiras que sejam apropriadas para elas. Você pode usar palavras mais simples, e, mesmo que não possam responder, ainda pode explicar as mensagens, dar instruções simples sobre coisas que podem fazer e faça isso com eles pela primeira vez, como exemplo, para que tentem fazer por conta própria depois.

Você está aqui: