Conhecendo esta e-Capacitação

Esta e-Capacitação está em TESTE e tem o objetivo de dar sugestões de atividades que podem ajudar pais e cuidadores a desenvolver a espiritualidade das crianças. Também pode ser usado por educadores e outros membros da comunidade que trabalham diretamente com crianças. 

Ela faz parte de outros materiais que compõe uma série de conteúdos, como sessões/encontros com pais e cuidadores, que irão contribuir na promoção do desenvolvimento e bem estar de adultos e crianças. Também é usada como ferramenta de apoio durante a realizaçao dessas sessões/encontros.

Os conteúdos foram construídos internacionalmente pelo Consórcio Internacional sobre Espiritualidade na Primeira Infância para a Prevenção da Violência, promovido pela Arigatou International, e está sendo adaptado à realidade brasileira, em especial, à realidade das famílias acompanhadas pela Pastoral da Criança. Suas sugestões e dúvidas serão muito bem vindas: o Paulinho ficará muito contente em recebê-las e encaminhá-las ao Departamento Técnico da Coordenação Nacional.

Além desta etapa de Introdução, esta e-Capacitação é composta por mais 3 etapas: 

  • Espiritualidade na infância: explica sobre o desenvolvimento da criança e da espiritualidade.

  • Interações com as crianças: 16 interações que descrevem pequenos momentos que podem ser integrados à rotina da sua casa regularmente. Podem ser feitas com crianças de 0 a 8 anos, sendo  adaptadas  para crianças de 0 a 3 anos.

  • Atividades com as crianças: 22 atividades para crianças de 0 a 8 anos, divididas pelas faixas etárias de 0 a 3, 3 a 5 e 5 a 8. Todas as atividades foram elaboradas  para serem feitas com qualquer material que você encontrar em sua casa. 

Essas atividades podem ajudá-los a construir um relacionamento ainda mais seguro e cheio de amor entre você e a criança. 

À medida que você desenvolve uma maior compreensão e consciência do desenvolvimento espiritual, isso se traduzirá em como você interage com a criança e isso pode ajudar a desenvolver a espiritualidade dela.

Boa leitura!

Você está aqui: