Espiritualidade para “ir além”

Uma Espiritualidade para “ir além” – Espiritualidade Transcendente

Um aspecto importante da espiritualidade apresentada neste kit de ferramentas é que ela ajuda a “ir além” do que normalmente se vivencia, abrindo-se para um mundo sagrado que dá às pessoas significado e propósito para suas vidas.

A seguir, um descritivo de como a espiritualidade ajuda os adultos a transcender e “ir além”:


Do imediato ao definitivo

Uma espiritualidade de ir além - transcendente- não se satisfaz com o imediato, mas procura abraçar o definitivo. Se, por exemplo, olharmos para situações em que os adultos estão recorrendo à violência contra crianças, é quase sempre porque eles são presos no imediato, no aqui e agora. Em muitos casos, é essa preocupação com o imediato que leva o adulto a recorrer à violência física, verbal e emocional. Punir as crianças mostra uma preocupação com o imediato, um desejo de aquietar uma criança como um desejo imediato, sem perguntar o que essa punição significará para esta criança a longo prazo.

Muitos adultos vivem em condições estressantes devido à extrema pobreza, deslocamento, dificuldades familiares, relações, insegurança alimentar, crises familiares e de saúde pública, violência na comunidade ou em casa, o que resulta em um estresse elevado que inibe sua capacidade de cuidar e responder com sensibilidade às necessidades de seus filhos, particularmente nos momentos em que as crianças mais precisam de proteção e cuidados. Pais e cuidadores nessas situações precisam de apoio da comunidade para enfrentar os desafios multidimensionais a que estão expostos e para fortalecer sua resiliência e capacidades para apoiar o desenvolvimento saudável e estável de seus filhos.

Não satisfeito com as respostas
Ir além é questionar. A maioria das pessoas quer uma resposta rápida. Quanto mais perguntas as pessoas fazem, mais movimento em direção ao além elas obtêm. Nós, às vezes, temos tanta certeza de que temos a resposta que deixamos de fazer a pergunta. A postura espiritual não pode ficar satisfeita apenas com as respostas. Devemos permitir que as crianças perguntem.
Nos primeiros anos, as crianças estão sempre perguntando “Por quê?”; eles vêem, eles ouvem, eles tocam, eles experimentam e perguntam: “Por quê?” É essa curiosidade das crianças que cria a base para o sua espiritualidade.
Em um contexto religioso, mesmo que se espere que as crianças recitem e memorizem as escrituras sagradas, eles também devem ser capacitados para entender e compreender o que estão memorizando para que tenha significado e relevância e não seja um mero aprendizado rotineiro.

Não se limite 
Em vez disso, foque em possibilidades. É possível que as pessoas vivam e trabalhem juntas para o bem da comunidade.
O chamado para amar os outros é um desafio para ir além, tentar viver o que parece ser uma contradição. É possível amar um inimigo? Ao perguntar se isso é realista, abrimo-nos à própria possibilidade.
Estimular nas crianças a empatia com os outros, imaginar possibilidades e caminhos a percorrer além dos limites - mentais ou externos/estruturais - projetados para separar as pessoas com base na religião, idade, cultura, gênero ou qualquer outra construção, irá ajudá-los a aprimorar sua espiritualidade.

A espiritualidade é o chamado para ir além de onde se está - do imediato ao definitivo, das respostas às perguntas, dos limites às possibilidades. Desenvolver a espiritualidade certamente contribuirá para o movimento de construção de um mundo onde as crianças sejam protegidas e capacitadas para prosperar e se desenvolver plenamente.

Você está aqui:
Você está aqui: