O tratamento precisa ser rigorosamente contínuo, sem interrupção. O remédio é gratuito e está disponível nos postos de saúde do país.
O tratamento medicamentoso é realizado com a associação de três antimicrobianos. Essa associação diminui a resistência medicamentosa do bacilo, que ocorre com frequência quando se utiliza apenas um medicamento, o que acaba impossibilitando a cura da doença.
Assim que a doença for diagnosticada pelo médico a pessoa deve ter acesso imediato aos remédios. Líder, recomenda-se saber como está a distribuição do medicamento no município, para facilitar o acesso ao tratamento. Caso encontre alguma dificuldade, converse com o articulador de saúde da sua paróquia ou município.
Os medicamentos são seguros e eficazes. Ainda no início do tratamento, a doença deixa de ser transmitida. Familiares, colegas de trabalho e amigos, além de apoiar o tratamento, também devem ser examinados.
Atenção:
Deve-se procurar imediatamente o serviço de saúde se aparecer dor, febre, mal estar, novas manchas e fraqueza nos músculos. O tratamento nunca deve ser interrompido por conta própria.
- e-Capacitação
- >
- e-Combate a Hanseníase
- >
- Conhecendo a hanseníase
- >
- O remédio