Quanto mais cedo começar o tratamento, menos consequências ou sequelas podem atingir as pessoas que estão doentes. Caso não seja tratada no início, podem aparecer mais manchas e as já existentes podem se tornar maiores e mais dormentes. Devido à dormência, a pessoa pode se ferir. Surgem formigamentos nas mãos e pés, além de inchaços nas mãos, pés, rosto e orelhas.
A cura da doença é simples. O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza o tratamento e acompanhamento dos pacientes em unidades básicas de saúde. A duração do tratamento varia de acordo com a forma da doença. Para pacientes com hanseníase paucibacilar (PB) a duração é de seis meses e para pacientes com hanseníase multibacilar (MB) a duração é de doze meses.
A hanseníase deixa de ser contagiosa nos primeiros dias após o início da medicação, mas é indispensável terminar todo tratamento. O doente pode ficar com deformidades ou sequelas caso demore muito para procurar o serviço de saúde ou tenha acompanhamento inadequado.
As gestantes e mulheres que amamentam podem ser tratadas?
Sim. Segundo o Ministério da Saúde, a gravidez e o aleitamento materno não impedem que se tomem os remédios próprios da hanseníase.
- e-Capacitação
- >
- e-Combate a Hanseníase
- >
- Conhecendo a hanseníase
- >
- O tratamento