A Hanseníase

A Hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, provocada pelo micróbio conhecido como bacilo de hansen. Essa doença afeta a pele e as células dos nervos, principalmente dos olhos, mãos e pés, ocasionando lesões na pele.

As lesões da pele sempre apresentam alterações da sensibilidade. Esta é uma característica que diferencia a hanseníase das lesões provocadas por outras doenças de pele.

A sensibilidade nas lesões pode estar diminuída, ou ausente, podendo também haver aumento da sensibilidade.

Os sinais e sintomas mais frequentes da hanseníase são:

  • Manchas (brancas, avermelhadas, acastanhadas ou amarronzadas) e/ou áreas da pele com alteração da sensibilidade ao calor e ao frio, à dor e/ou ao tato;

  • Comprometimento dos nervos periféricos, que pode causar engrossamento dos mesmos, associado a alterações de sensibilidade e/ou motoras e/ou autonômicas;

  • Áreas com diminuição dos pelos e do suor;

  • Sensação de formigamento e/ou fisgadas, principalmente em mãos e pés;

  • Diminuição ou ausência da sensibilidade e/ou da força muscular na face, e/ou nas mãos e/ou nos pés;

  • Caroços (nódulos) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos.

Quando os nervos atingidos pela doença não são tratados, podem provocar incapacidades e deformidades, condições que conferem à doença um alto poder incapacitante. Esta situação é a principal responsável pela discriminação às pessoas acometidas pela doença.

O bacilo tem alto poder de infectar, mas nem todas as pessoas adoecem. O tempo de multiplicação do bacilo é em média 14 dias. A doença pode se manifestar entre 2 a 7 anos após o contágio.

Existem duas formas de manifestação da doença: uma com até cinco manchas chama-se Paucibacilar (PB); a outra, com mais de cinco manchas e com muitos micróbios, chama-se Multibacilar (MB).



Manifestações de hanseníase tuberculóide: 


 Manifestações de hanseníase dimorfa:


Fonte das imagens: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_pratico_hanseniase.pdf 

Você está aqui: