Sugestão para o 3º encontro: prática da Celebração da Vida com Acompanhamento Nutricional

Organização da Celebração da Vida (Capacitação)

Realizar uma Celebração da Vida com poucas crianças para colocar em prática os conhecimentos adquiridos na capacitação (entre 10 e 15 crianças de 0-6 anos).

  • Antes de ir para a Celebração da Vida conversar com os participantes sobre todos os materiais que precisam levar, a organização do local e a divisão das tarefas. É importante que todos pratiquem mais de uma atividade, para isso divida o grupo em duplas.

  • Chegando no local conversar com os líderes da comunidade, fazer a apresentação dos participantes e, diante de todas as pessoas (mães e crianças) explicar o objetivo do encontro. Que essa é uma Celebração da Vida um pouco diferente das que estão acostumados, que há pessoas de outros lugares ali que estão participando de uma capacitação.

  • Deixar que os líderes da comunidade conduzam a acolhida e oração inicial como de costume e, em seguida, começar o novo processo de peso e medida.

  • Indique uma dupla para iniciar na balança, uma dupla para o estadiômetro deitado, outra para o estadiômetro em pé. Organize quem irá colocar os dados no cartão de medidas ou direto no aplicativo da pastoral da criança. Finalizar com a orientação aos pais utilizando as e-cartelas que vão aparecer no aplicativo após inserir o peso e altura.

  • Quando cada dupla tiver feito uma ou duas medições (dependendo do número de crianças presentes), trocar as duplas de atividade; quem pesou, agora fará uma medição, quem mediu, fará o percurso para orientar, e assim por diante.

  • Sincronizar os dados após o término da atividade.

Atenção: A cada  3 meses que a comunidae sincronizar dados, após a celebração da vida com acompnahmento nutricional, a comunidade recebe R$ 20,00, para ajudar para compartilhar o estadiômetro e balança digital de um comunidade para outra. 

Você está aqui: