Sugestão para o 2º encontro: atividades práticas

Este é o momento que a equipe irá conhecer e usar os equipamentos, ver como incluir as medidas no aplicativo, entender o funcionamento das e-cartelas e, no fim, praticar o Acompanhamento Nutricional na Celebração da Vida.


Mini-oficina - Montagem, uso dos equipamentos e inclusão das medidas

Materiais para prática do estadiômetro: 

  • Estadiômetro*
  • Bonecas de tamanhos variados
  • Mesa para a medição do comprimento das bonecas*
  • Colchonete ou tapete de E.V.A *
  • Fita métrica
  • Celular ou tablet*

Com base na etapa “Conhecendo os equipamentos e como usá-los”, no e-Acompanhamento nutricional, o capacitador demonstra como se faz a montagem dos estadiômetros (em pé e deitado) e a medição do comprimento de crianças menores de 2 anos e da altura das maiores de 2 anos. 

Caso esteja utilizando o estadiômetro da marca "Alturaexata'', utilizar a fita métrica para a explicação do desconto dos 40cm e seta vermelha.

Dividir os participantes em 3 grupos e deixar que manuseiem o estadiômetro, façam o processo de montagem e desmontagem do equipamento e realizem as medidas utilizando os bonecos. Observar se estão fazendo corretamente e corrigir sempre que necessário.

Utilizar o cartão medidas para preencher as medidas encontradas.

* OBS.: Estes materiais devem ser usados no dia da Celebração da Vida. O colchonete ou tapete de E.V.A. é para os bebês ficarem confortáveis ao deitar na mesa na hora da medida.

Materiais para prática da balança: 

  • Balança
  • Saquinho e/ou cadeirinha se for balança de gancho
  • Pacote de 1kg e/ou 5kg de algum produto para a aferição da balança (arroz, açúcar, etc)
  • Suporte para pendurar a balança (se for o caso, pode ser pendurada em árvore). 

Balança de gancho:

Com base na etapa “Conhecendo os equipamentos e como usá-los”, no e-Acompanhamento nutricional, o capacitador demonstra como se faz a montagem,  da balança de gancho, como tarar com o saquinho ou cadeirinha. Realizar a pesagem de um pacote de arroz ou qualquer outro produto para conferir se a balança aponta o mesmo resultado (1kg, 5kg, etc). 

Em seguida, utilize os bonecos para detalhar o posicionamento de cada um no saquinho ou cadeirinha. 

Dividir os participantes em 3 grupos e deixar que manuseiem a balança, façam o processo de montagem e desmontagem do equipamento, façam a tara com a cadeirinha/sacola e realizem as medidas utilizando os bonecos. Observar se estão fazendo corretamente e corrigir sempre que necessário.

Utilizar o cartão medidas para preencher as medidas encontradas.

Balança digital:

Com base na etapa “Conhecendo os equipamentos e como usá-los”, no e-Acompanhamento nutricional, o capacitador demonstra como faz para ligar a balança e tarar. Realizar a pesagem de um pacote de arroz ou qualquer outro produto para conferir se a balança aponta o mesmo resultado (1kg, 5kg, etc). 

Em seguida, solicite a uma pessoa para subir na balança, tarar e pegar um dos bonecos no colo para verificar que marca apenas o peso do boneco.

Dividir os participantes em 3 grupos e deixar que manuseiem a balança, façam o processo de ligar e tarar e realizem as medidas utilizando os bonecos. Observar se estão fazendo corretamente e corrigir sempre que necessário.

Utilizar o cartão medidas para preencher as medidas encontradas.


Materiais para a inclusão das medidas no aplicativo:

  • Celular ou tablet com o AppVisita domiciliar e nutrição
  • Cartão de medidas

Cada pessoa deverá praticar no seu próprio aparelho (celular ou tablet). 

Realizar a inclusão conforme orientações do tópico “Como colocar as medidas no aplicativo”, na etapa “Inclusão das medidas e e-Cartelas de orientação”.


Mini-oficina - e-Cartelas de orientação

Materiais para prática das e-Cartelas:

  • Celular ou tablet com o AppVisita domiciliar e nutrição
  • Internet

Separar os participantes em duplas e pedir que cada um faça a orientação da e-Cartela encontrada nas medidas realizadas com os bonecos para o outro, explicando como se fosse para mãe ou responsável da criança. Realizar o compartilhamento da e-cartela.

É importante ter como base as informações do tópico “e-Cartelas de orientação”, na etapa “Inclusão das medidas e e-Cartelas de orientação”. 

É importante que o capacitador frise bem a maneira como devemos orientar a família, sempre de forma discreta, em voz baixa, longe de outras pessoas. Nunca discriminar ou apontar os erros alimentares que estejam fazendo, mas sim, mostrar como podem melhorar e motivá-los a seguir as orientações.

Você está aqui: