Este é o momento que a equipe irá conhecer e usar os equipamentos, ver como incluir as medidas no aplicativo, entender o funcionamento das e-cartelas e, no fim, praticar o Acompanhamento Nutricional na Celebração da Vida.
Mini-oficina - Montagem, uso dos equipamentos e inclusão das medidas
Materiais para prática do estadiômetro:
- Estadiômetro*
- Bonecas de tamanhos variados
- Mesa para a medição do comprimento das bonecas*
- Colchonete ou tapete de E.V.A *
- Fita métrica
- Celular ou tablet*
Com base na etapa “Conhecendo os equipamentos e como usá-los”, no e-Acompanhamento nutricional, o capacitador demonstra como se faz a montagem dos estadiômetros (em pé e deitado) e a medição do comprimento de crianças menores de 2 anos e da altura das maiores de 2 anos.
Caso esteja utilizando o estadiômetro da marca "Alturaexata'', utilizar a fita métrica para a explicação do desconto dos 40cm e seta vermelha.
Dividir os participantes em 3 grupos e deixar que manuseiem o estadiômetro, façam o processo de montagem e desmontagem do equipamento e realizem as medidas utilizando os bonecos. Observar se estão fazendo corretamente e corrigir sempre que necessário.
Utilizar o cartão medidas para preencher as medidas encontradas.
* OBS.: Estes materiais devem ser usados no dia da Celebração da Vida. O colchonete ou tapete de E.V.A. é para os bebês ficarem confortáveis ao deitar na mesa na hora da medida.
Materiais para prática da balança:
- Balança
- Saquinho e/ou cadeirinha se for balança de gancho
- Pacote de 1kg e/ou 5kg de algum produto para a aferição da balança (arroz, açúcar, etc)
- Suporte para pendurar a balança (se for o caso, pode ser pendurada em árvore).
Balança de gancho:
Com base na etapa “Conhecendo os equipamentos e como usá-los”, no e-Acompanhamento nutricional, o capacitador demonstra como se faz a montagem, da balança de gancho, como tarar com o saquinho ou cadeirinha. Realizar a pesagem de um pacote de arroz ou qualquer outro produto para conferir se a balança aponta o mesmo resultado (1kg, 5kg, etc).
Em seguida, utilize os bonecos para detalhar o posicionamento de cada um no saquinho ou cadeirinha.
Dividir os participantes em 3 grupos e deixar que manuseiem a balança, façam o processo de montagem e desmontagem do equipamento, façam a tara com a cadeirinha/sacola e realizem as medidas utilizando os bonecos. Observar se estão fazendo corretamente e corrigir sempre que necessário.
Utilizar o cartão medidas para preencher as medidas encontradas.
Balança digital:
Com base na etapa “Conhecendo os equipamentos e como usá-los”, no e-Acompanhamento nutricional, o capacitador demonstra como faz para ligar a balança e tarar. Realizar a pesagem de um pacote de arroz ou qualquer outro produto para conferir se a balança aponta o mesmo resultado (1kg, 5kg, etc).
Em seguida, solicite a uma pessoa para subir na balança, tarar e pegar um dos bonecos no colo para verificar que marca apenas o peso do boneco.
Dividir os participantes em 3 grupos e deixar que manuseiem a balança, façam o processo de ligar e tarar e realizem as medidas utilizando os bonecos. Observar se estão fazendo corretamente e corrigir sempre que necessário.
Utilizar o cartão medidas para preencher as medidas encontradas.
Materiais para a inclusão das medidas no aplicativo:
- Celular ou tablet com o AppVisita domiciliar e nutrição
- Cartão de medidas
Cada pessoa deverá praticar no seu próprio aparelho (celular ou tablet).
Realizar a inclusão conforme orientações do tópico “Como colocar as medidas no aplicativo”, na etapa “Inclusão das medidas e e-Cartelas de orientação”.
Mini-oficina - e-Cartelas de orientação
Materiais para prática das e-Cartelas:
- Celular ou tablet com o AppVisita domiciliar e nutrição
- Internet
Separar os participantes em duplas e pedir que cada um faça a orientação da e-Cartela encontrada nas medidas realizadas com os bonecos para o outro, explicando como se fosse para mãe ou responsável da criança. Realizar o compartilhamento da e-cartela.
É importante ter como base as informações do tópico “e-Cartelas de orientação”, na etapa “Inclusão das medidas e e-Cartelas de orientação”.
É importante que o capacitador frise bem a maneira como devemos orientar a família, sempre de forma discreta, em voz baixa, longe de outras pessoas. Nunca discriminar ou apontar os erros alimentares que estejam fazendo, mas sim, mostrar como podem melhorar e motivá-los a seguir as orientações.
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- Sugestão para o 2º encontro: atividades práticas