e-Cartelas de orientação

Para cada medida adicionada aparecerá uma e-cartela com o resultado do estado nutricional da criança naquele momento, juntamente com as orientações específicas para cada situação. Estas informações serão utilizadas pelos líderes na orientação às famílias.

Logo abaixo da e-cartela do estado nutricional há outra com orientações gerais sobre alimentação da criança de acordo com a idade.

Para crianças menores de seis meses, as e-cartelas cruzam os dados do estado nutricional com as respostas sobre amamentação ou alimentação coletadas na última visita domiciliar. Por exemplo: a mãe de um bebê de três meses com sobrepeso que mama no peito mas já recebe outros alimentos, terá uma orientação específica para esta situação, ou seja, evitar a oferta dos outros alimentos e continuar apenas com o leite materno até o sexto mês, conforme recomendação oficial do Ministério da Saúde. Dessa forma, a orientação se torna bastante individualizada e com mais qualidade. 

As e-cartelas possuem cores diferentes de acordo com o estado nutricional da criança. As que apresentam as cores amarelas, alaranjadas e vermelhas merecem maior atenção dos líderes da Pastoral da Criança, pois indicam algum estado nutricional que precisa de atenção. As crianças que recebem e-cartelas na cor vermelha devem ter cuidado redobrado e precisam ser levadas o quanto antes na Unidade Básica de Saúde para atendimento médico, pois são as situações mais preocupantes.


As e-cartelas estão disponíveis para compartilhamento no aplicativo no botão “Acompanhamento Nutricional”, no menu da criança. Antes de compartilhar é preciso sincronizar o aplicativo! 

Para compartilhar, basta clicar no botão de compartilhamento no canto superior direito da tela, indicado na foto abaixo pela seta amarela e escolher por qual meio deseja enviar (e-mail, whatsapp, bluetooth, entre outros). É necessário ter acesso a internet nesse momento.

Com este compartilhamento, a família receberá:

  • a e-cartela específica do estado nutricional atual; 
  • a e-cartela com orientações gerais de acordo com a idade da criança;
  • o gráfico do IMC (Índice de Massa Corporal) por idade;
  • os dados de peso e altura da criança.

O resultado do Acompanhamento Nutricional deve ser mostrado e lido na hora para os pais ou responsáveis pela criança, mesmo que não seja possível compartilhar a e-cartela no local. Assim, eles voltam para casa sabendo quais orientações devem seguir para melhorar o estado nutricional do seu filho ou filha. E quando tiver acesso à internet, recomenda-se realizar o compartilhamento.

Você está aqui: