Há disponíveis dois tipos de balanças: a de gancho e a digital. Muitas comunidades têm a balança de gancho pois foi sempre utilizada para realizar a pesagem das crianças no dia da Celebração da Vida.
Nos últimos anos a Pastoral da Criança adquiriu balanças digitais que foram testadas e avaliadas pelo Laboratório de Avaliação Nutricional de Populações (LANPOP) do curso de Nutrição da USP. Essa avaliação foi de extrema importância para garantir que a balança mostre o peso correto. Muitas balanças digitais, as famosas balanças de banheiro, não possuem certificação de qualidade e não pesam corretamente, dando um resultado errado e, por consequência, um diagnóstico nutricional equivocado.
Vamos conhecer os dois modelos e como utilizá-los?
→ Balança de gancho
No local escolhido para a Celebração da Vida, procure um lugar seguro onde possa amarrar a balança. É importante verificar se ela está firme para aguentar o peso das crianças.
- Como regular/tarar a balança:
- pendure o saco ou cadeirinha (A) no gancho onde será colocada a criança;
- coloque o peso (B) na posição zero;
- veja se o fiel (C) está bem no meio (alinhado com o risco vermelho). Para que isso aconteça, afrouxe a porca do parafuso do contrapeso (D) e delicadamente vá mudando a sua posição;
- quando o fiel estiver alinhado aperte as porcas de parafuso até encostar no contrapeso, para que este não se mova durante as pesagens.
Clique aqui para ver o vídeo explicativo de Como regular a balança -
- Como pesar as crianças:
- Retire o saco ou cadeirinha do gancho da balança, coloque cuidadosamente a criança e depois levante-a novamente até o gancho. Quanto mais calma a criança estiver mais correta será a medida.
- Ajuste o peso (B) até que o fiel fique alinhado com o risco vermelho. Quando chegar no peso desejado, aperte o parafuso acima do peso (B).
- A leitura do peso deve ser feita sempre na posição marcada pela seta. A balança da foto está marcando três quilos e meio.
- Esse peso deve ser anotado no Cartão de Medidas da criança.
- Antes de retirar a criança da balança volte o peso (B) para a posição zero e aperte novamente o parafuso acima deste para que não deslize.
- Após pesar quatro ou cinco crianças, é preciso ver se a balança continua com o fiel alinhado. Se não estiver, é necessário regular/tarar a balança novamente.
Clique aqui para ver o vídeo explicativo de como pesar criança maior na balança de gancho
→ Balança Digital
O chão para colocar a balança deve ser plano e duro. Piso macio, como capete ou de borracha, pode afetar o desempenho dela.
Como usar e tarar a balança:
- Pressione o centro da balança e remova o pé.
- A balança ligará e será exibido “0.00”
- Ao exibir “0.00”, está pronta para uso.
- O adulto deve subir na balança, colocando os pés no centro, conforme imagem abaixo e aguardar enquanto a balança calcula o peso.
- Ainda com o adulto na balança, tocar o botão “TARE”. Irá aparecer novamente “0.00”.
- O adulto deve permanecer na balança e pegar o bebê no colo. Dessa forma aparecerá somente o peso do bebê no visor.
OBS.: O processo de iniciar a balança deve ser repetido sempre que a balança desligar ou ser movida de local.
Como preparar as crianças:
Bebês
- Tire toda a roupa do bebê. Qualquer 100 gramas de roupa faz muita diferença na avaliação de seu peso.
- Verifique se a fralda está seca, caso não esteja, peça para a mãe trocar.
Clique aqui para ver o vídeo explicativo de como usar a balança digital em criança pequena.
Crianças
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- A criança maior pode ser pesada com calcinha ou calção e sem sapato. Isso porque pode sentir vergonha de tirar toda a roupa na frente de outras pessoas.
Clique aqui para ver o vídeo explicativo de como usar a balança digital em criança maior
OBS.: Nos dias frios, não é possível tirar toda a roupa dos bebês ou das crianças. Por isso é preciso pesar algumas peças de roupa que os bebês ou as crianças costumam usar e descontar esses gramas do peso final.
ATENÇÃO:
Somente deve usar balança digital enviada pela Pastoral da Criança ou que tenha o selo do INMETRO.
Muitas balanças digitais não passam pela avaliação do INMETRO e, portanto, não garantem qualidade nas medidas realizadas, levando a uma avaliação errada do estado nutricional da criança.