Análise do relatório dos Indicadores de Oportunidades e Conquistas (IOCs)

Os Indicadores de Oportunidades e Conquistas (IOCs) foram criados para estimular e acompanhar como a criança está se desenvolvendo. São uma forma de começar e manter um diálogo com a família para os líderes verem junto com os pais  e familiares, quais situações do dia a dia podem ser oportunidades que a criança precisa para ir fazendo novas conquistas.

Compartilhando essa visão de como mães, pais e familiares podem incentivar o desenvolvimento de suas crianças, vocês estão multiplicando oportunidades para a criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento infantil.

É importante incentivar o uso do aplicativo pelos líderes para contribuir no acompanhamento e desenvolvimento das crianças e gestantes acompanhadas.

Com o uso do appVisita Domiciliar, cada líder pode fazer o cadastro individual das crianças que acompanha e ter acesso às informações necessárias para repassar a família, assim como conhecer melhor as fases de desenvolvimento das crianças. Tornando a visita mais prática, dinâmica e interativa.

Lembramos que o acompanhamento nas visitas domiciliares presenciais ou virtuais, quando for o caso, continua todos os meses, mas estamos incentivando aos líderes  para visitarem semanalmente as crianças menores de seis meses, nas quais o líder, com AppVisita Domiciliar em mãos ou com o Guia do Líder, conversa com a família sobre o desenvolvimento  do bebê e da criança. Incentiva o diálogo, a escuta e a interação afetiva dos pais com a criança.

Em 2020 percebemos que o uso do aplicativo foi uma excelente ferramenta para os acompanhamentos. No entanto,  ainda, tivemos muitas dificuldades devido a pandemia. Os dados preliminares de 2020 mostram queda no percentual no indicador de crianças acompanhadas nos Indicadores de Oportunidades e Conquistas.

Nesta análise serão utilizados os dados dos IOCs coletados pelo AppVisita. Será analisado um IOC por faixa etária, aquele que apresentou menor percentual nos anos de 2019 e 2020. Também serão colocados os dados de janeiro a novembro de 2021*

Crianças acompanhadas no período  de 1 mês de idade

  • O bebê se acalma quando ouve a voz dos pais, é tocado ou é embalado?

Nesta fase de vida do bebê observamos que o IOC com menor percentual foi “O bebê se acalma quando ouve a voz dos pais, é tocado ou é embalado?” Que atingiu 96,3% em 2019 e 95,1% em 2020. Tendo uma queda de ↓1,31% no indicador.

No período de janeiro a novembro de 2021 registrou 95,9% em relação ao IOC “ O bebê se acalma quando ouve a voz dos pais, é tocado ou é embalado?”  

  • Alguém ajuda em casa para que a mãe possa cuidar bem do bebê?

Nota-se também que o IOC “Alguém ajuda em casa para que a mãe possa cuidar bem do bebê?”, foi o com menor percentual em 2019 atingindo 94% e teve um aumento de variação ↑1,90% em 2020, chegando a 96,1%

No período de janeiro a novembro de 2021 apresentou 95,9% em relação ao IOC “Alguém ajuda em casa para que a mãe possa cuidar bem do bebê?”  

Sugestão de Como agir:

  • Incentivem o uso do aplicativo Visita Domiciliar pelos líderes, para que tenham acesso aos IOCS através do e-Guia para aprofundar o  cuidado com o bebê.
  • Orientem os líderes para  acompanhar a mãe bem de perto, pois nesta fase ela e  família podem precisar muito de ajuda e de apoio.
  • incentivem os líderes a dar atenção aos outros IOCS que são fundamentais para o desenvolvimento integral do bebê como: a conversa com o bebê, a troca de olhares na amamentação, a alegria do bebê quando é tocado ou acariciado pelos pais. 

Crianças acompanhadas no período de 2 e 3 meses de idade.

  • Quando os pais colocam o bebê de barriga para baixo, ele levanta a cabeça e os ombros, apoiando-se nos braços?

Nesta fase de vida do bebê observamos que o IOC com menor percentual foi “Quando os pais colocam o bebê de barriga para baixo, ele levanta a cabeça e os ombros, apoiando-se nos braços?”. Em 2019 chegou a 84,4% e em 2020 a 84,5%. O que chama atenção, pois foi o indicador que teve os menores percentuais em ambos os períodos.

No período de janeiro a novembro de 2021 registrou 86,9% em relação ao IOC  “Quando os pais colocam o bebê de barriga para baixo, ele levanta a cabeça e os ombros, apoiando-se nos braços?” Mostrando um aumento no percentual do indicador.

Sugestão de como Agir: 

  • Incentivem o uso do aplicativo Visita Domiciliar pelos líderes, para que tenham acesso aos IOCS através do e-Guia para aprofundar o  cuidado com o bebê.
  • Incentivem  a visita (presencial ou virtual quando for o caso)  para que os líderes possam conversar com calma com as famílias sobre os IOCs. 
  • Incentivem o líder para conversar com a mãe sobre a importância da troca de olhares, do afeto e do carinho durante a amamentação, pois essa atitude reforça a ligação da mãe com o seu bebê. Além de incentivar o uso frequente de outros IOCs que são importantes no desenvolvimento dos bebês.
  •  Animem o líder para conversar com a família sobre o desenvolvimento motor do bebê que é o processo de mudança no comportamento, relacionado com a idade, tanto na postura quanto no movimento.  É bem importante ficar atento a essa posição do bebê, se possível que o líder consiga ver se o bebê alcançou ou não esse IOC, e aí sugerir aos pais a importância de oferecer brinquedos seguros para estimular esse desenvolvimento.
  • É bom que o líder esclareça para a família o quanto é importante  dar atenção a todos os IOCS, em cada faixa etária, do desenvolvimento do bebê. O bebê necessita ficar bem à vontade para aprender a controlar os movimentos do seu corpo.

Crianças acompanhadas no período de 4 a 5 meses de idade.

  • Quando alguém coloca o bebê sentado com apoio, ele consegue ficar nessa posição?

Na análise do período de 3 a 6 meses de vida do bebê, o IOC que apresentou o menor percentual foi “Quando alguém coloca o bebê sentado com apoio, ele consegue ficar nessa posição?” registrando um percentual de 82,1% em 2019. O mesmo indicador em 2020 chegou a 83,7 %. Tendo um aumento de  ↑1,96% entre os anos. Este indicador  teve os menores percentuais em ambos os períodos.

No período de janeiro a novembro de 2021 registrou 86,8% em relação ao IOC  “Quando alguém coloca o bebê sentado com apoio, ele consegue ficar nessa posição” Mostrando um aumento no indicador. 

Sugestão de como agir:

  • Incentivar o uso do aplicativo Visita Domiciliar pelos líderes, para que tenham acesso aos IOCS através do e-Guia para receber informações sobre  o bebê.
  • Incentivar os líderes na orientação da família. Nessa idade o bebê precisa de cuidados e apoio para sentar. Assim ele vai aprendendo a se sentar sozinho
  • Essa posição ajuda o bebê a  ver e pegar mais coisas e a se preparar para ficar de pé. As brincadeiras e movimentos fazem com que o cérebro receba mais informações.
  • Motivar os líderes para conversar com as famílias e orientar a como colocar o bebê sentado com apoio, e a ficar atentos aos seus movimentos aproveitando para brincar, conversar e estimular o bebê.
  • Lembrar o quanto é importante a visita domiciliar  para que os líderes possam conversar com as famílias sobre os IOCs, mesmo que virtualmente.

Crianças acompanhadas no período de 6 a 8  meses de idade.

  •  O bebê pega objetos e brinca com eles batendo, jogando, rasgando?

Dentre  os IOCs de crianças acompanhadas no período de 6 a 9 meses de idade vimos que  o menor percentual  aparece em relação ao indicador “ O bebê pega objetos e brinca com eles batendo, jogando, rasgando?”. Em  2019 atingiu um percentual de  95 %. No ano de 2020 de 96,1%. Tendo uma variação de ↑1,13% nos períodos.

No período de janeiro a novembro de 2021 registrou 96,7% em relação ao IOC  “ O bebê pega objetos e brinca com eles batendo, jogando, rasgando?”

 Sugestões de como Agir

  • Incentivar o uso do aplicativo Visita Domiciliar pelos líderes, para que tenham acesso aos IOCS através do e-Guia. O que permite receber maiores informações sobre o desenvolvimento do bebê.
  • Lembrar sempre que a visita domiciliar é uma oportunidade  de orientar os pais para oferecer brinquedos e objetos para o bebê  bater, jogar e rasgar. Isso  vai criar e reforçar noções de tamanhos, formatos, cores e possibilidades.
  • Incentivar os líderes  para levar essa informação às famílias: Brincando com objetos o bebê aprende que quando faz uma coisa acontece outra. Gosta de pegar um objeto, jogar ao chão para ver como elas caem. É um excelente estímulo para o desenvolvimento.
  • Os líderes podem orientar as mães a colocar os brinquedos numa distância razoável, isso incentiva o bebê a demonstrar interesse e ir ao encontro do brinquedo ou objeto para pegar. Além de dar atenção aos demais IOCs.

Crianças acompanhadas no período de 9 a 11  meses de idade.

  • O bebê anda com apoio?

Ao analisar a situação de desenvolvimento do bebê, no período de 9 a 11 meses de idade, percebemos que o IOC com menor percentual se refere ao “O bebê anda com apoio?”. No ano de 2019 este indicador atingiu 86,6% e no ano de 2020 chegou a 89,4%. Obteve uma variação de ↑3,23% entre os anos. 

No período de janeiro a novembro de 2021 registrou 91,1 % em relação ao IOC  “O bebê anda com apoio?” 

 Sugestão de como agir:

  • Incentivem o uso do aplicativo Visita Domiciliar pelos líderes, para que tenham acesso aos IOCS através do e-Guia. O que permite receber maiores informações sobre o desenvolvimento do bebê.
  • Incentivem  os líderes para orientar os pais e converse sobre esse tipo de cuidado. Para o bebê aprender e se desenvolver é importante contar com o apoio, ajuda e presença das pessoas.
  • Na celebração da Vida o brinquedista pode incentivar e orientar as famílias para que brinquem e apoiem os pequenos movimentos do bebê. É importante lembrar que devido a pandemia esse retorno depende das recomendações de cada município e da Igreja local.

Crianças acompanhadas no período de 1 ano a 1 ano e 11 meses de idade. ( 12 meses a 23 meses)

  • A criança se comunica usando pequenas frases?

Dentre  os IOCs de crianças acompanhadas no período de 1 a 2 anos de idade percebemos que  o que indicador que apresentou menor percentual no ano de 2019 e 2020  foi  “A criança se comunica usando pequenas frases?” com 49,9%, o mesmo indicador no ano de 2020 chegou a 65,17%. Entre os anos de 2018 e 2019 o percentual teve uma variação significativa de ↑30,31% no período mensurado.

No período de janeiro a novembro de 2021 registrou 92,9% em relação ao IOC  “A criança se comunica usando pequenas frases?” Isso mostra que houve aumento de percentual no indicador.

Sugestão de como agir:

  • Incentivem o uso do aplicativo Visita Domiciliar pelos líderes, para que tenham acesso aos IOCS através do e-Guia. O que permite receber maiores informações sobre o desenvolvimento do bebê e da criança.
  • Capacitem os líderes e brinquedistas no desenvolvimento infantil, assim poderão acompanhar melhor, como a criança aprende e se desenvolve.
  • Incentivem a comunicação da família com a criança e utilizem como motivação os Dez Mandamentos para a Paz na Família.
  • Continuem desenvolvendo as habilidades da criança com a fala, é preciso estimulá-la. O jeito mais natural de fazer isso é conversar com a criança, contar histórias, mostrar objetos e figuras e incentivá-la a se expressar.

Crianças acompanhadas no período de 2 anos a 3 anos e 11 meses  de idade. ( 24 meses a 47 meses)

  • A criança brinca de faz-de-conta?

Dentre os IOCs de crianças acompanhadas no período de 2 a 3 anos de idade percebemos que o menor percentual em 2020 foi “A criança brinca de faz-de-conta?” chegando a 97,5%. O mesmo indicador em 2019 se manteve em 97,1%.

No período de janeiro a agosto de 2021 registrou 96,4% em relação ao IOC “A criança brinca de faz-de-conta?” 

  •  As pessoas da família ensinam, sem violência, o que a criança não pode fazer?

Dentre os IOCs de crianças acompanhadas no período de 2 a 3 anos de idade percebemos que o menor percentual em 2019 foi “As pessoas da família ensinam, sem violência, o que a criança não pode fazer?” chegando a 96,5. O mesmo indicador em 2020 atingiu 97,6%, tendo uma variação de ↑1,13% entre os períodos.

No período de janeiro a novembro de 2021 registrou 98% em relação ao IOC “As pessoas da família ensinam, sem violência, o que a criança não pode fazer?”

Sugestão de como agir:

  • Incentivem o uso do aplicativo Visita Domiciliar pelos líderes, para que tenham acesso aos IOCS através do e-Guia. O que permite receber maiores informações sobre o desenvolvimento do bebê e da criança.
  • Incentivem os líderes e brinquedistas a conversarem com as famílias sobre a importância do faz-de-conta para a criança. Oferecer oportunidades para que a criança brinque e crie a partir de suas experiências é fundamental para o desenvolvimento infantil.
  • Incentivem os líderes  para que orientem as famílias sobre a importância do limite para a criança. Que o adulto deve explicar com calma e firmeza, mas sem violência, sem bater ou agredir verbalmente as crianças.
  • Animem  os líderes para orientar e conversar com as mães. Nessa faixa etária as crianças são curiosas e gostam de mexer em tudo, por isso é preciso muita atenção  e paciência para ensinar sem usar violência.

 Crianças acompanhadas no período de 4 anos a 5 anos de idades 11 meses ( 48 meses a 71 meses)

  • A criança frequenta a pré-escola?

Dentre  os IOCs de crianças acompanhadas no período de 4 a 5 anos de idade percebemos que apresentou menor percentual em 2019 e 2020  foi “A criança frequenta a pré-escola?” Com 93,7% em 2019 e 95% em 2020 .

No período de janeiro a novembro de 2021 registrou 93,9% em relação ao IOC  “A criança frequenta a pré-escola?” 

Sugestão de como agir:

  • Incentivem o uso do aplicativo Visita Domiciliar pelos líderes, para que tenham acesso aos IOCS através do e-Guia. O que permite receber maiores informações e melhor conhecimento sobre o desenvolvimento do bebê e da criança e seus direitos.
  • Incentivem as  lideranças para orientar as famílias de que a partir dos quatro anos de idade é um direito da criança frequentar a pré-escola, a qual deve ter uma proposta pedagógica que leve em conta o modo como a criança vive, aprende e se desenvolve. Em tempos de pandemia, a criança precisa receber as atividades da escola e os pais precisam participar com a criança das atividades escolares mesmo em casa para o aprendizado e registro de frequência.
  • Motivar o líder para conversar com a família sobre o desenvolvimento motor e cognitivo da criança. É bom que o líder consiga ver se a criança alcançou esse IOCS, e incentivar o uso de outros IOCs correspondente a idade.
  • Incentivarem a leitura e a contação de histórias no ambiente familiar o que favorece um ambiente acolhedor, afetuoso e favorável para a aprendizagem.

Saiba mais nos links abaixo: 

 Análise do relatório dos (IOCs) no período de 2019 e 2020

Análise do relatório dos (IOCs) de janeiro a novembro de 2021. Dados online

*Fonte: Sistema de Informação da Pastoral da Criança. Relatório Extrato de Indicadores, Abrangência por níveis Coordenação Nacional, Comparação do ano 2021, Folha de Acompanhamento Digitada até 06/12/2021 às 10:52 horas. Disponível em -- http://www.pastoraldacrianca.org.br – [ 2021 dez 06 ]

Como acompanhar a evolução dos IOCS

Para acompanhar a evolução dos indicadores de oportunidades e conquistas em sua Paróquia, Diocese, Estado ou outra localização, utilize o relatório (66) Indicadores de Oportunidades e Conquistas (IOC)

Para acessar este relatório, clique aqui e, em seguida:

  • Coloque seu login e senha do sistema da Pastoral da Criança ou entre com sua conta Google.
  • Vá em Menu e no atalho, clique em Relatório de Indicadores.
  • Verifique se está na abrangência desejada: em geral já aparece sua Diocese mas você pode mudar para Paróquia, Coordenação Estadual.
  • O período está previamente selecionado para os últimos 3 meses, mas você pode escolher outro período:
    • escolha os períodos do lado esquerdo (sem comparações) para poder usar o relatório analítico.
  • Nos Critérios de pesquisa, escolha Relatório de Indicadores:
    • escolha o relatório (66) Indicadores de Oportunidades e Conquistas (IOC)
  • No Extrair o relatório como: sintético ou analítico (área, paróquia, comunidade ou município).
  • Filtrar resultado

Você está aqui: