Análise do relatório dos Indicadores de Oportunidades e Conquistas (IOCs)

Os Indicadores de Oportunidades e Conquistas (IOCs) foram criados pela Pastoral da Criança para estimular e acompanhar como a criança está se desenvolvendo. São uma forma de começar e manter um diálogo com a família para os líderes verem junto com os pais  e familiares, quais situações do dia a dia podem ser oportunidades que a criança precisa para ir fazendo novas conquistas.

Compartilhando essa visão de como mães, pais e familiares podem incentivar o desenvolvimento de suas crianças, vocês estão multiplicando oportunidades para a criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento infantil.

É importante incentivar o uso do aplicativo pelos líderes para contribuir no acompanhamento e desenvolvimento das crianças e gestantes acompanhadas.

Com o uso do App Pastoral da Criança + Gestante, cada líder ao fazer o cadastro individual das crianças que acompanha, tem acesso às informações necessárias para repassar a família, assim como conhece melhor as fases de desenvolvimento. 

Lembramos que o acompanhamento nas visitas domiciliares acontece todos os meses, mas também incentivamos os líderes para visitarem semanalmente as crianças menores de seis meses, onde com o aplicativo em mãos conversam com calma com as famílias sobre o desenvolvimento do bebê e da criança de acordo com sua faixa etária e assim incentiva o diálogo, a escuta e a interação afetiva dos pais com a criança.

Estes indicadores estão organizados em oito faixas de idade, que se iniciam no primeiro mês de vida do bebê e vão até a criança completar seis anos, como detalhado abaixo. Em cada faixa de idade, são mencionados quatro indicadores que foram criados para estimular e acompanhar como a criança está se desenvolvendo. 

Crianças acompanhadas no período de 1 mês de idade

  • O bebê tem certidão de nascimento?
  • Alguém ajuda em casa para que a mãe possa cuidar bem do bebê?
  • Durante a amamentação há troca de olhares e carinho entre a mãe e o bebê?
  • O bebê se acalma quando ouve a voz dos pais, é tocado ou é embalado?

Sugestão de Como agir:

  • Incentivem o uso do aplicativo Pastoral da Criança + Gestante pelos líderes, para que tenham acesso aos IOCS através do e-Guia da gestação aos 6 anos para aprofundar o cuidado com o bebê.
  • Orientem os líderes para que aos conversar com as famílias dos bebês sem certidão de nascimento destaquem a importância do documento. A certidão de nascimento é gratuita, e é o primeiro documento da criança como cidadã. A falta do registro de nascimento é uma violação a um direito fundamental de todas as pessoas: o direito a um nome. Além disso, não ter registro de nascimento causa às crianças dificuldades de acesso aos serviços mais essenciais, como saúde, assistência social e educação. 
  • Orientem os líderes para  acompanhar a mãe bem de perto, pois nesta fase ela e  família podem precisar muito de ajuda e de apoio.
  • incentivem os líderes a dar atenção aos outros IOCS que são fundamentais para o desenvolvimento integral do bebê como: a conversa com o bebê, a troca de olhares na amamentação, a alegria do bebê quando é tocado ou acariciado pelos pais. 
  • Incentivem os líderes para que convidem as famílias para que baixem o aplicativo e também tenham acesso às orientações, aos conteúdos de e-Capacitação e demais funcionalidades que ele oferece para promover o desenvolvimento integral de suas crianças.

Crianças acompanhadas no período de 2 e 3 meses de idade.

  • Quando a mãe ou o pai sorri para o bebê, ele responde com outro sorriso?
  • Quando a mãe ou o pai movimenta devagar o rosto em frente ao bebê, ele segue esse movimento?
  • Quando os pais colocam o bebê de barriga para baixo, ele levanta a cabeça e os ombros, apoiando-se nos braços?
  • Os pais pegam o bebê no colo para acariciar, falar e brincar, mesmo quando ele não está chorando?

Sugestão de como Agir: 

  • Incentivem o uso do aplicativo Pastoral da Criança + Gestante pelos líderes, para que tenham acesso aos IOCS através do e-Guia da gestação aos 6 anos para aprofundar o cuidado com o bebê.
  • Incentivem  a visita domiciliar para que os líderes possam conversar com calma com as famílias sobre os IOCs. 
  • Incentivem o líder para conversar com a mãe sobre a importância da troca de olhares, do afeto e do carinho durante a amamentação, pois essa atitude reforça a ligação da mãe com o seu bebê. Além de incentivar o uso frequente de outros IOCs que são importantes no desenvolvimento dos bebês.
  •  Animem o líder para conversar com a família sobre o desenvolvimento motor do bebê que é o processo de mudança no comportamento, relacionado com a idade, tanto na postura quanto no movimento.  É bem importante ficar atento a essa posição de bruços do bebê enquanto brinca, se possível que o líder consiga ver se o bebê alcançou ou não esse IOC, e aí sugerir aos pais a importância de oferecer brinquedos seguros para estimular esse desenvolvimento. E orientar a família que para dormir o bebê deve ficar sempre de barriga para cima.
  • É bom que o líder esclareça para a família o quanto é importante  dar atenção a todos os IOCS, em cada faixa etária, do desenvolvimento do bebê. O bebê necessita ficar bem à vontade para aprender a controlar os movimentos do seu corpo.
  • Incentivem os líderes para que convidem as famílias para que baixem o aplicativo e também tenham acesso às orientações, aos conteúdos de e-Capacitação e demais funcionalidades que ele oferece para promover o desenvolvimento integral de suas crianças.

Crianças acompanhadas no período de 4 a 5 meses de idade.

  • O bebê mostra que conhece as pessoas que estão sempre com ele?
  • Quando alguém faz barulho atrás do bebê, ele vira a cabeça a procura do barulho?
  • Os pais animam o bebê a tentar pegar as coisas que colocam perto dele?
  • Quando alguém coloca o bebê sentado com apoio, ele consegue ficar nessa posição?

Sugestão de como agir:

  • Incentivem o uso do aplicativo Pastoral da Criança + Gestante pelos líderes, para que tenham acesso aos IOCS através do e-Guia da gestação aos 6 anos para aprofundar o cuidado com o bebê.
  • Incentivar os líderes na orientação da família. Nessa idade o bebê precisa de cuidados e apoio para sentar. Assim ele vai aprendendo a se sentar sozinho
  • Essa posição ajuda o bebê a  ver e pegar mais coisas e a se preparar para ficar de pé. As brincadeiras e movimentos fazem com que o cérebro receba mais informações.
  • Motivar os líderes para conversar com as famílias e orientar a como colocar o bebê sentado com apoio, e a ficar atentos aos seus movimentos aproveitando para brincar, conversar e estimular o bebê.
  • Lembrar o quanto é importante a visita domiciliar  para que os líderes possam conversar com as famílias sobre os IOCs.
  • Incentivem os líderes para que convidem as famílias para que baixem o aplicativo e também tenham acesso às orientações, aos conteúdos de e-Capacitação e demais funcionalidades que ele oferece para promover o desenvolvimento integral de suas crianças.

Crianças acompanhadas no período de 6 a 8 meses de idade.

  • Os pais ou quem cuida sempre do bebê oferecem oportunidade para ele se relacionar com outras pessoas?
  • As pessoas da família incentivam o bebê a brincar com objetos?
  •  O bebê pega objetos e brinca com eles batendo, jogando, rasgando?
  • As pessoas da família se comunicam com o bebê de diversas maneiras, usando sons, gestos e palavras?

 Sugestões de como Agir

  • Incentivar o uso do aplicativo Pastoral da Criança + Gestante pelos líderes, para que tenham acesso aos IOCS através e-Guia da gestação aos 6 anos . O que permite receber maiores informações sobre o desenvolvimento do bebê.
  • Lembrar sempre que a visita domiciliar é uma oportunidade  de orientar os pais para oferecer brinquedos e objetos para o bebê  bater, jogar e rasgar. Isso  vai criar e reforçar noções de tamanhos, formatos, cores e possibilidades.
  • Incentivar os líderes  para levar essa informação às famílias: brincando com objetos o bebê aprende que quando faz uma coisa acontece outra. Gosta de pegar um objeto, jogar ao chão para ver como elas caem. É um excelente estímulo para o desenvolvimento.
  • Os líderes podem orientar as mães a colocar os brinquedos numa distância razoável, isso incentiva o bebê a demonstrar interesse e ir ao encontro do brinquedo ou objeto para pegar. Além de dar atenção aos demais IOCs.
  • Incentivem os líderes para que convidem as famílias para que baixem o aplicativo e também tenham acesso às orientações, aos conteúdos de e-Capacitação e demais funcionalidades que ele oferece para promover o desenvolvimento integral de suas crianças.

Crianças acompanhadas no período de 9 a 11  meses de idade.

  • O bebê usa gestos para se comunicar: aponta, bate palminha, dá adeus?
  • As pessoas da família dizem o nome dos objetos e falam sobre as atividades que fazem com o bebê?
  • As pessoas da família arranjam espaços para o bebê aprender e se movimentar por conta própria?
  • O bebê anda com apoio?

 Sugestão de como agir:

  • Incentivem o uso do aplicativo Pastoral da Criança + Gestante pelos líderes, para que tenham acesso aos IOCS através do e-Guia da gestação aos 6 anos. O que permite receber maiores informações sobre o desenvolvimento do bebê.
  • Incentivem os líderes para que orientem e conversem com as famílias sobre esse cuidado. Para o bebê aprender e se desenvolver é importante contar com o apoio, ajuda e presença das pessoas.
  • Na Celebração da Vida o brinquedista pode incentivar e orientar as famílias para que brinquem e apoiem os pequenos movimentos do bebê. 
  • Incentivem os líderes para que convidem as famílias para que baixem o aplicativo e também tenham acesso às orientações, aos conteúdos de e-Capacitação e demais funcionalidades que ele oferece para promover o desenvolvimento integral de suas crianças.

Crianças acompanhadas no período de 1 ano a 1 ano e 11 meses de idade. ( 12 meses a 23 meses)

  • As pessoas da família falam e conversam com a criança?
  • A criança entende quando as pessoas pedem alguma coisa para ela?
  • A criança se comunica usando pequenas frases?
  • A criança tem espaço que ofereça segurança para andar, correr e brincar?

Sugestão de como agir:

  • Incentivem o uso do aplicativo Pastoral da Criança + Gestante pelos líderes, para que tenham acesso aos IOCS através do e-Guia da gestação aos 6 anos. O que permite receber maiores informações sobre o desenvolvimento do bebê e da criança.
  • Capacitem os líderes e brinquedistas no desenvolvimento infantil, assim poderão acompanhar melhor, como a criança aprende e se desenvolve.
  • Incentivem a comunicação da família com a criança e utilizem como motivação os Dez Mandamentos para a Paz na Família.
  • Continuem desenvolvendo as habilidades da criança com a fala, é preciso estimulá-la. O jeito mais natural de fazer isso é conversar com a criança, contar histórias, mostrar objetos e figuras e incentivá-la a se expressar.
  • Incentivem os líderes para que convidem as famílias para que baixem o aplicativo e também tenham acesso às orientações, aos conteúdos de e-Capacitação e demais funcionalidades que ele oferece para promover o desenvolvimento integral de suas crianças.

Crianças acompanhadas no período de 2 anos a 3 anos e 11 meses  de idade. ( 24 meses a 47 meses)

  • As pesoas da família animam a criança a brincar e brincam com ela?
  • As pessoas da família ensinam, sem violência, o que a criança não pode fazer?
  • A criança brinca de faz de conta?
  • A criança tem oportunidade de brincar com outras crianças?

Sugestão de como agir:

  • Incentivem o uso do aplicativo Pastoral da Criança + Gestante pelos líderes, para que tenham acesso aos IOCS através do e-Guia da gestação aos 6 anos. O que permite receber maiores informações sobre o desenvolvimento do bebê e da criança.
  • Incentivem os líderes e brinquedistas a conversarem com as famílias sobre a importância do faz de conta para a criança. Oferecer oportunidades para que a criança brinque e crie a partir de suas experiências é fundamental para o desenvolvimento infantil.
  • Incentivem os líderes  para que orientem as famílias sobre a importância do limite para a criança. Que o adulto deve explicar com calma e firmeza, mas sem violência, sem bater ou agredir verbalmente as crianças.
  • Animem  os líderes para orientar e conversar com as mães. Nessa faixa etária as crianças são curiosas e gostam de mexer em tudo, por isso é preciso muita atenção  e paciência para ensinar sem usar violência.
  • Incentivem os líderes para que convidem as famílias para que baixem o aplicativo e também tenham acesso às orientações, aos conteúdos de e-Capacitação e demais funcionalidades que ele oferece para promover o desenvolvimento integral de suas crianças.

 Crianças acompanhadas no período de 4 anos a 5 anos de idades 11 meses ( 48 meses a 71 meses)

  • As pessoas da família têm oportunidadede ler para a criança?
  • As pessoas da família animam a criança a desenhar?
  • As pessoas da família mostram ou convidam a criança a participar de suas atividades?
  • A criança frequenta a pré-escola?

Sugestão de como agir:

  • Incentivem o uso do aplicativo Pastoral da Criança + Gestante pelos líderes, para que tenham acesso aos IOCS através do e-Guia da gestação aos 6 anos. O que permite receber maiores informações e melhor conhecimento sobre o desenvolvimento do bebê e da criança e seus direitos.
  • Incentivem as  lideranças para orientar as famílias de que a partir dos quatro anos de idade é um direito da criança frequentar a pré-escola, a qual deve ter uma proposta pedagógica que leve em conta o modo como a criança vive, aprende e se desenvolve. 
  • Motivar o líder para conversar com a família sobre o desenvolvimento motor e cognitivo da criança. É bom que o líder consiga ver se a criança alcançou esse IOCS, e incente o uso de outros IOCs correspondentes a idade.
  • Incentivem a leitura e a contação de histórias em família o que favorece um ambiente acolhedor, afetuoso e favorável para a aprendizagem.
  • Incentivem os líderes para que convidem as famílias para que baixem o aplicativo e também tenham acesso às orientações, aos conteúdos de e-Capacitação e demais funcionalidades que ele oferece para promover o desenvolvimento integral de suas crianças.

Acompanhe pelo relatório anual a análise do Indicadores de Oportunidades e Conquistas nos períodos mensurados.


Você pode também  acompanhar a evolução dos indicadores de oportunidades e conquistas em sua Paróquia, Diocese, Estado ou outra localização, pelo relatório (66) Indicadores de Oportunidades e Conquistas (IOC). Para acessar este relatório, clique aqui e, em seguida:

  • Coloque seu login e senha do sistema da Pastoral da Criança ou entre com sua conta Google.
  • Vá em Menu e no atalho, clique em Relatório de Indicadores.
  • Verifique se está na abrangência desejada: em geral já aparece sua Diocese mas você pode mudar para Paróquia, Coordenação Estadual.
  • O período está previamente selecionado para os últimos 3 meses, mas você pode escolher outro período:
    • escolha os períodos do lado esquerdo (sem comparações) para poder usar o relatório analítico.
  • Nos Critérios de pesquisa, escolha Relatório de Indicadores:
    • escolha o relatório (66) Indicadores de Oportunidades e Conquistas (IOC)
  • No Extrair o relatório como: sintético ou analítico (área, paróquia, comunidade ou município).
  • Filtrar resultado

Você está aqui: