Como realizar o 1º Encontro
Acolhida
Acolher os participantes. Agradecer pela disponibilidade.
Momento de oração
Utilizar a forma de costume para esse momento. Caso algum participante seja de outra religião, é importante realizar este momento de forma inter-religiosa ou ecumênica. Uma proposta é organizar a leitura do Evangelho de João 6, 1-15. Reservar um tempo para que as pessoas expressem o que significa esta passagem bíblica e informar que este texto é o “fio condutor” do encontro.
Apresentação dos participantes
Organizar uma dinâmica de apresentação que facilite a identificação de cada pessoa e o seu envolvimento com a Pastoral da Criança.
Objetivos da Capacitação
Objetivo Geral do encontro: Capacitar voluntários da Pastoral da Criança na ação Articuladores junto ao Conselho de Saúde
Dúvidas
Tirar as dúvidas dos participantes referentes ao conteúdo que estudaram em casa das etapas 1 e 2. Verificar se realizaram as avaliações e sincronizam o App.
Caso não haja dúvidas, o capacitador deve reforçar as informações mais importantes do conteúdo proposto:
- A importância das notificações para a ação/missão do articulador e que para as notificações que receberão via correio do aplicativo, o articulador precisa registrar também no correio, as ações realizadas para resolver as questões apresentadas, as dificuldades e os resultados alcançados;
- Verificar se todos têm acesso ao correio do aplicativo;
- Comentar sobre as mortes de crianças menores de 1 ano, acompanhadas ou não pela Pastoral da Criança. Como podemos evitar novas mortes? As causas são evitáveis?
- Incentivar a participação do Comitê de Mortalidade Materna e Infantil;
- Explicar o método VER, JULGAR, AGIR AVALIAR e CELEBRAR. Este tem por objetivo despertar o senso crítico:
- VER - Nossa orientação em relação à composição de grupos de estudo, é que ele tenha entre cinco e oito integrantes. Ao iniciar o momento de VER, um coordenador junto com o grupo define o tema ou problema a ser analisado. Esta é a oportunidade das pessoas apresentarem os fatos, a sua experiência ou sua história em relação ao tema escolhido, e com o grupo, identificar as semelhanças, as diferenças e as contradições das experiências.
- JULGAR - No uso da metodologia, julgar significa analisar e estudar um tema ou história específica para descobrir a causa ou as causas, e as propostas de solução, sem o sentido de condenar ou simplesmente encontrar um culpado. Julgar significa entender o PORQUÊ dos fatos. Para auxiliar nesta compreensão, é preciso ter referências, normalmente definições, princípios, diretrizes, normas, leis ou convenções.
- AGIR -As propostas consideradas durante o discernimento do problema precisam ser colocadas em prática. O AGIR tem o objetivo, dizer COMO, de que maneira a prática vai acontecer. É um momento de definir prazos, recursos e estratégias. Em outras palavras, significa ter um plano de ação, com no mínimo os seguintes elementos: como, quem, responsáveis, prazo.
- AVALIAR E CELEBRAR - Uma parte do método, muitas vezes esquecida, mas sem a qual ele pode falhar, é a avaliação. Por meio dela o grupo melhora o desempenho dos seus passos e aprimora a sua ação. Na avaliação é possível perceber como a ação faz surgir novos fatos, interfere na realidade, provoca acontecimentos. O momento de CELEBRAR é reconhecer as conquistas.
- Preenchimento da FAC
https://doc.pastoraldacrianca.org.br/share/s/xKNMwToFR3y1qvHWGoPt_w
Como realizar o 2º Encontro
Dúvidas
Tirar as dúvidas dos participantes referentes ao conteúdo que estudaram em casa das etapas 3 e 4. Verificar se realizaram as avaliações e sincronizam o App.
Caso não haja dúvidas, o capacitador deve reforçar as informações mais importantes do conteúdo proposto:
- Como funciona o Conselho Municipal de Saúde;
- Reforçar que é uma das funções do articulador participar como ouvinte, conselheiro ou suplente todos os meses das reuniões do Conselho de Saúde;
- Lembrar, que caso já exista um candidato de outra Pastoral ou movimento da Igreja Católica, que a Pastoral da Criança retira sua candidatura, pois este representante pode levar as pautas da Pastoral da Criança;
- Ressaltar a importância de participar e saber como funciona as comissões do Conselho de Saúde;
- Ressaltar os direitos e deveres dos usuários do SUS.
- e-Capacitação
- >
- e-Capacitação para capacitadores e multiplicadores
- >
- Orientações para o e-Articulador
- >
- Sugestão para os encontros