O objetivo da ascensão é preparar brinquedistas para se tornarem capacitadores da ação. É importante o multiplicador verificar antes de iniciar a ascensão a capacitador, se as pessoas já são capacitadas como brinquedistas e de que realizem além dos níveis básico e complementar, também o nível opcional do e-Brinquedos e Brincadeiras, pois o conhecimento de todo o conteúdo é necessário para a atuação como capacitadores de brinquedistas.
Para a ascensão:
Orientar que as pessoas que serão ascendidas a capacitadores leiam e respondam as avaliações na e-Capacitação para Capacitadores e Multiplicadores. Etapas: Introdução, Orientações Gerais para e-Capacitações e e-Orientações para o e-Brinquedos e brincadeiras (este material). Após concluído os estudos lembre os participantes de que sincronizarem o aplicativo.
O próximo passo é realizar um encontro, podendo ser virtual, para tirar dúvidas e trocar experiências.
Realize o cadastro da turma de capacitação no Sistema de Informação conforme esta descrito no tópico de nível complementar "Cadastro da Capacitação de ascensão no sistema de informação" da etapa "Orientações gerais para e-Capacitações".
Na ascensão a capacitador, o multiplicador por meio da criatividade, animação e diálogo, realiza um aprofundamento sobre o tema. Podendo utilizar também outros recursos que possibilitem um bom interesse e aprendizado do grupo. Para o encontro sugere-se o roteiro:
- Oração inicial
- Apresentação dos participantes de uma forma que as pessoas façam uma reflexão com o brincar das crianças
- Apresentar o objetivo da ascensão
Aprofundar os assuntos:
- O direito de brincar na Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Marco Legal da Primeira Infância, entre outros.
- Dar destaque aos estímulos que o brincar, a interação positiva e o afeto oferecem ao desenvolvimento infantil.
- Ação Brinquedos e Brincadeiras da Pastoral da Criança
- O papel das comunidades para garantir o direito de brincar; Ruas do brincar e espaços de lazer seguros.
- O papel do brinquedista e brincador e as responsabilidades que cada um assume.
- Celebrações da Vida - Importância de promover as brincadeiras, o protagonismo da criança no brincar e a participação das famílias.
- Oficina de Formação Contínua Integrada (OFCI) e Reunião de Reflexão e Avaliação (RRA) - É importante a participação dos brinquedistas e capacitadores da ação, geralmente junto com outros capacitadores, líderes e coordenadores.
- Estresse tóxico na infância. Pode encontrar o tema no e-Guia, na 14ª etapa C - A crança de dois anos a dois anos e onze meses e no site da Pastoral da Criança.
Orientar como capacitar:
- Dar enfoque ao e-Brinquedos e Brincadeiras; para ser brinquedista é preciso realizar o estudo completo dos níveis básico e complementar das etapas.
- Mostrar o roteiro da capacitação de brinquedistas neste material (encontros e atividades práticas)
- Reforçar que para ser brinquedista é necessário os participantes já terem sido capacitados como líderes da Pastoral da Criança.
- Mostrar e orientar como pesquisar no sistema de informação os perfis dos participantes para consulta do registro de capacitação de líder e a evolução do estudo proposto desta capacitação (ver tópico Desenvolvimento da capacitação, na etapa Orientações Gerais para realização das e-Capacitações).
- Mostrar e orientar como cadastrar a turma de capacitação no botão de capacitador (e-Turmas) do Sistema de Informação da Pastoral da Criança. Todas as capacitações realizadas devem ser incluídas no e-Turmas, bem como o preenchimento de todos os campos para a validação: participantes, encontros, participação, atividades práticas e aptidão.
- Como encontrar conteúdos sobre o brincar no site da Pastoral da Criança/ temas semanais/ Programa Viva Vida, que ajudarão na atuação. Podendo mostrar exemplos.
Realizar um momento de diálogo para compartilhamento de experiências e tirar dúvidas.
Reforçar a responsabilidade de cada um como capacitador da ação.
Atualização de capacitadores de brinquedos e brincadeiras Para quem já é capacitador de brinquedos e brincadeiras, basta fazer a leitura de todo o conteúdo da e-capacitação da ação e realizar as avaliações, não precisa participar de encontro virtual ou presencial. Em caso de dúvidas, o capacitador pode enviar pelo correio do aplicativo que colocará o multiplicador em contato. |
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