Sugestão para o 3º encontro


  • Acolhida e oração
  • Esclarecimento de dúvidas sobre o conteúdo das etapas propostas para este encontro: Cantigas de roda, Instrumentos musicais e Blocos de Construção e Jogos
  • Reforço das informações mais importantes:
    • Cantigas de roda. O que são e como surgiram.
    • Porque se chamam ciranda? O que desenvolve?
    • Perguntar ao grupo como eram as brincadeiras de cantigas de roda quando criança. Qual eles lembram?
    • Valorizar músicas e danças da região.

Mostrar as sugestões de atividades que o brinquedista pode promover com crianças e famílias da comunidade, e como fazer instrumentos musicais com sucata.

  • Apresentação dos brinquedos confeccionados
  • O capacitador pode incentivar que respondam de acordo com: (o que é? Como se brinca? Para qual idade é recomendado? Quais materiais foram utilizados? Quais estímulos oferece ao desenvolvimento infantil? O que sentiram ao confeccionar o brinquedo? O que acham que as crianças sentem ao criar e brincar de acordo com o tipo de brinquedo apresentado?
  • Após as apresentações, com a orientação do capacitador cada participante é convidado a pensar e dar exemplos de tipos de brincadeiras e quais são os estímulos oferecidos por elas, ao brincar de:
  • Faz de conta 
  • Blocos de construção e jogos
  • Contação de história
  • Músicas, cantigas, cirandas
  • Ao final das apresentações, destacar os pontos principais do conteúdo estudado.

Orientações para o próximo encontro

Estudar para o próximo encontro as etapas:

Tinta, giz e massinhas feitos em casa

As brincadeiras no dia das crianças

  • Orientar que o próximo encontro será com atividade prática, e que é importante que tenham ao alcance materiais como tintas, giz, folhas, pincéis, entre outros objetos de pintura e desenho, quando de forma virtual. Se presencial o capacitador providencia os materiais para o encontro.
  • Organizar as atividades combinando os horários, montando as equipes de mística, animação e bem-estar. 

Você está aqui: