- Acolhida e oração
- Esclarecimento de dúvidas sobre o conteúdo das etapas propostas para este encontro: Cantigas de roda, Instrumentos musicais e Blocos de Construção e Jogos
- Reforço das informações mais importantes:
- Cantigas de roda. O que são e como surgiram.
- Porque se chamam ciranda? O que desenvolve?
- Perguntar ao grupo como eram as brincadeiras de cantigas de roda quando criança. Qual eles lembram?
- Valorizar músicas e danças da região.
Mostrar as sugestões de atividades que o brinquedista pode promover com crianças e famílias da comunidade, e como fazer instrumentos musicais com sucata.
- Apresentação dos brinquedos confeccionados
- O capacitador pode incentivar que respondam de acordo com: (o que é? Como se brinca? Para qual idade é recomendado? Quais materiais foram utilizados? Quais estímulos oferece ao desenvolvimento infantil? O que sentiram ao confeccionar o brinquedo? O que acham que as crianças sentem ao criar e brincar de acordo com o tipo de brinquedo apresentado?
- Após as apresentações, com a orientação do capacitador cada participante é convidado a pensar e dar exemplos de tipos de brincadeiras e quais são os estímulos oferecidos por elas, ao brincar de:
- Faz de conta
- Blocos de construção e jogos
- Contação de história
- Músicas, cantigas, cirandas
- Ao final das apresentações, destacar os pontos principais do conteúdo estudado.
Orientações para o próximo encontro
Estudar para o próximo encontro as etapas:
Tinta, giz e massinhas feitos em casa
As brincadeiras no dia das crianças
- Orientar que o próximo encontro será com atividade prática, e que é importante que tenham ao alcance materiais como tintas, giz, folhas, pincéis, entre outros objetos de pintura e desenho, quando de forma virtual. Se presencial o capacitador providencia os materiais para o encontro.
- Organizar as atividades combinando os horários, montando as equipes de mística, animação e bem-estar.
Você está aqui:
- e-Capacitação
- >
- e-Capacitação para capacitadores e multiplicadores
- >
- Orientações para o e-Brinquedos e Brincadeiras
- >
- Sugestão para o 3º encontro