- Acolhida e oração
- Esclarecimento de dúvidas sobre o conteúdo das etapas propostas para este encontro: Brincadeiras para bebês, Desenvolvimento infantil e Criando brinquedos e brincadeiras
- Resgatar com o grupo as brincadeiras que faziam com outras crianças quando eram pequenos, em espaços grandes ou ao ar livre. Comentar quais são mais apropriadas para bebês e crianças de até seis anos.
- Propor outras brincadeiras para o grupo. Refletir sobre as brincadeiras da infância e as do dias de hoje. Reforçar a importância dessas brincadeiras para o desenvolvimento das crianças.
Reforço das informações mais importantes:
- Desenvolvimento Infantil
- O brincar dos bebês
- O brincar de faz de conta
- Relembrar sobre a importância do papel do brinquedista e do brincador
- Reflexão: o brincar nos dias de hoje é diferente? Por que?
- Propor uma dinâmica para que falem: como brinquedistas o que farão para defender o direito de brincar nos dias de hoje
- Qual a importância da Ação Brinquedos e Brincadeiras nos dias de hoje?
- Cantinhos do brincar
- Ruas do brincar
- Apresentação dos brinquedos confeccionados: convidar o grupo a apresentar os brinquedos para bebês. O que é, quais materiais, é seguro? Que estímulos promovem ao desenvolvimento infantil?
Tarefa de casa: Confeccionar um brinquedo de blocos, jogos ou instrumento musical. Como foi feito e que estímulos promove ao desenvolvimento infantil, para apresentar no próximo encontro
- Estudar para o próximo encontro as etapas:
Cantigas de roda
Instrumentos musicais
Blocos de Construção e Jogos
- Organizar as atividades combinando os horários, montando as equipes de mística, animação e bem-estar.
Você está aqui:
- e-Capacitação
- >
- e-Capacitação para capacitadores e multiplicadores
- >
- Orientações para o e-Brinquedos e Brincadeiras
- >
- Sugestão para o 2º encontro