Sugestão para o 2º encontro

  • Acolhida e oração
  • Esclarecimento de dúvidas sobre o conteúdo das etapas propostas para este encontro: Brincadeiras para bebês, Desenvolvimento infantil e Criando brinquedos e brincadeiras
  • Resgatar com o grupo as brincadeiras que faziam com outras crianças quando eram pequenos, em espaços grandes ou ao ar livre. Comentar quais são mais apropriadas para bebês e crianças de até seis anos.
  • Propor outras brincadeiras para o grupo. Refletir sobre as brincadeiras da infância e as do dias de hoje. Reforçar a importância dessas brincadeiras para o desenvolvimento das crianças.

Reforço das informações mais importantes:

  • Desenvolvimento Infantil
  • O brincar dos bebês
  • O brincar de faz de conta 
  • Relembrar sobre a importância do papel do brinquedista e do brincador
  • Reflexão: o brincar nos dias de hoje é diferente? Por que?
  • Propor uma dinâmica para que falem: como brinquedistas o que farão para defender o direito de brincar nos dias de hoje
  • Qual a importância da Ação Brinquedos e Brincadeiras nos dias de hoje?
  • Cantinhos do brincar
  • Ruas do brincar 
  • Apresentação dos brinquedos confeccionados:  convidar o grupo a apresentar os  brinquedos para bebês. O que é, quais materiais, é seguro? Que estímulos promovem ao desenvolvimento infantil?

Tarefa de casa: Confeccionar um brinquedo de blocos, jogos ou instrumento musical. Como foi feito e que estímulos promove ao desenvolvimento infantil, para apresentar no próximo encontro


  • Estudar para o próximo encontro as etapas:

Cantigas de roda

Instrumentos musicais

Blocos de Construção e Jogos

  • Organizar as atividades combinando os horários, montando as equipes de mística, animação e bem-estar. 

Você está aqui: