Material específico para esse encontro:
- Celular ou tablet com o aplicativo Pastoral da Criança + Gestante
- Necessários para a Espiritualidade
- Outros conforme necessidade
Sugestão de roteiro:
- Acolhida
- Espiritualidade
- Recapitular, brevemente, o último encontro.
- Esclarecimento de dúvidas do conteúdo da etapa proposta para este encontro:
- Etapa: A criança de 1 a 2 anos e 11 meses
- Etapa: A criança de 3 a 5 anos e 11 meses
- Reforço das informações mais importantes de cada etapa:
- Etapa: A criança de 1 a 2 anos e 11 meses
- Comentar que a partir de 1 ano de idade, utiliza-se a palavra criança ao invés de bebê.
- Enfatizar os principais acidentes domésticos que têm mais chances de acontecer nesta faixa etária.
- Conversar sobre a importância da amamentação após o 1o ano de vida e sobre obesidade infantil. Relembrar o Acompanhamento Nutricional e o papel dos líderes.
- No tema higiene, realizar a prática de lavar as mãos.
- Conversar sobre como é um ambiente seguro para as crianças brincarem e sobre os Indicadores de Oportunidades e Conquistas (IOCs) do período.
- Provocar a discussão sobre aspectos do comportamento das crianças e atitudes das famílias. A violência contra a criança deve ser abordada, orientando os líderes a procurarem entender o porquê ela acontece, e ver o que pode ser feito para ajudar os pais a enfrentarem a desobediência das crianças com firmeza, mas sem violência.
- Assistir o vídeo sobre o estresse tóxico, no tópico de mesmo nome, no e-Guia do Líder e conversar sobre esse assunto destacando que este tipo de estresse, quando prolongado, pode prejudicar principalmente o desenvolvimento cerebral, especialmente na infância, onde é o período de maior desenvolvimento; é de extrema importância que as crianças cresçam em um ambiente de acolhimento, interações, brincadeiras, afeto e cuidados.
- Conversar sobre as crianças com diferença no funcionamento do seu organismo. Diferenças no funcionamento do organismo é como chamamos na Pastoral da Criança algum tipo de diferença ou limitação de funções físicas, sensoriais ou intelectuais (como autismo, TDAH, surdez, cegueira, Síndrome de Down, entre outras). Elas precisam de oportunidades de acordo com suas necessidades, ser incluídas nas atividades da família e da comunidade, convivendo com outras crianças e de receber o atendimento especializado e de qualidade nos serviços de saúde, educação, social, entre outros. E como funcionam os Indicadores de Oportunidades e Conquistas em relação a essas crianças, conforme orientado no e-Guia do Líder 2025.
- Etapa: A criança de 3 a 5 anos e 11 meses
- Falar sobre os direitos de educação das crianças
- Conversar sobre os IOCs desta faixa etária.
- Reforçar o papel do brincar e da brincadeira de faz de conta para o desenvolvimento infantil.
- Conversar sobre as vantagens de brincar com as crianças para o seu desenvolvimento saudável, ao invés de deixá-las assistindo televisão.
- Falar sobre as principais orientações alimentares para as crianças nesta faixa etária.
- A higiene da criança precisa ser ensinada pelos responsáveis.
- Realizar mini oficina das e-Cartelas do Acompanhamento Nutricional, conforme sugestão abaixo:
Mini oficina das e-Cartelas do Acompanhamento Nutricional |
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- Realizar mini oficina sobre o Brincar, conforme sugestão abaixo:
Mini oficina sobre o Brincar |
Contando histórias com objetos Reúna objetos simples e seguros, como materiais recicláveis limpos e objetos como colheres de pau, panela, pote, bacias etc e os coloque dentro de uma caixa (você pode encapá-la e decorá-la). Apresente a caixa surpresa ao grupo sem mostrar o que tem dentro e os convide a brincarem de contar história a partir do que for tirado da caixa. Pegue um primeiro objeto e convide um participante a iniciar uma história em torno do objeto mostrado. Convide os outros participantes, um a um, a continuarem a história conforme outros objetos que forem sendo mostrados. Além dos objetos, é possível usar outros recursos como gestos, movimentos, músicas, efeitos sonoros e interações para tornar a contação mais envolvente. Após concluir, aprofunde a experiência em relação ao brincar infantil. A ideia é estimular a imaginação, o bem-estar, a criatividade e a participação, transformando a contação de histórias em uma experiência dinâmica e interativa, mostrando sua importância. Conclua dando destaque aos estímulos como o brincar de faz de conta, das pessoas da família animarem a criança a brincar e brincar com ela, da criança ter oportunidade de brincar livre com outras crianças, em família e em comunidade, ter liberdade para usar sua imaginação e criatividade por meio dos objetos, do desenho livre, da contação de histórias e do faz de conta, e demais estímulos apresentados pelos os Indicadores de Oportunidade e Conquista necessários para o desenvolvimento integral. |
- Revisão e avaliação final de toda a capacitação.
- Organizar, junto com os participantes, o Dia da Celebração da Vida, conforme orientações dos tópicos “Celebração da Vida” e “Prática do Dia da Celebração da Vida” da etapa “Conhecendo a Pastoral da Criança”.
- Oração final
- e-Capacitação
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- e-Capacitação para capacitadores e multiplicadores
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- Orientações para capacitadores e multiplicadores do e-Guia do Líder 2025
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- Sugestão para o 6º encontro