Materiais para esse encontro: e-Cartelas de orientação nutricional (App), cartão de medidas, colher-medida e folheto do soro caseiro, um copo ou vidro marcado na medida de 200 ml, sal e açúcar.
- Acolhida
- Oração
- Esclarecimento de dúvidas sobre a tarefa de casa e conteúdo das etapas propostas para este encontro: etapas 9, 10, 11 e 12
- Reforço das informações mais importantes:
9a Etapa: O bebê de quatro e cinco meses
- Explicar bem a ordenha. Seria interessante a participação de alguma mãe que faça ou tenha feito ordenha de seu leite para conversar com o grupo.
- Refletir com o grupo sobre as causas e consequências da desnutrição.
- Orientação de preenchimento do App Visita sobre vacina. Existem idades em que não há vacina a ser tomada pelas crianças. São elas:
- 1 mês de vida;
- 7,8, 10, 11, 13,14 meses de vida;
- de 1 ano e 4 meses até 3 anos e 11 meses;
- de 4 anos e um mês até 4 anos e 11 meses;
- e de 5 anos e 1 mês até a adolescência.
Se a criança tomou todas as vacinas anteriores, nesses meses, o App Visita não fará a pergunta "A criança está com a vacina completa para sua idade?". O sistema sabe que a vacinação da criança está em dia. Portanto, nenhum dado será somado na 4a parte do caderno - Resumo do mês - sobre esse item. Caso a criança não esteja com a vacinação em dia, mesmo nesses meses, a pergunta aparecerá no App Visita durante a visita domiciliar. Só deixará de aparecer quando a vacinação estiver completa. |
10a Etapa - Celebração da Vida
- Destacar a importância do dia da Celebração da Vida.
- Ajudar os líderes a organizar o Dia da Celebração da Vida. Ver se há necessidade de ajudar a encontrar local, preparar o lanche, etc. O coordenador paroquial pode auxiliar.
- A prática da Celebração da vida pode ocorrer no dia da Celebração da vida que já ocorre na comunidade, ou organizar uma Celebração da Vida para a capacitação.
- Mostrar no App Visita como preencher o botão Celebração da Vida
- Durante a pandemia, só será possível realizar a Celebração da Vida se as atividades presenciais forem liberadas pela igreja ou município.
No menu Celebração da Vida você responde as perguntas relacionadas a esta ação. Selecione o mês correspondente à Celebração da Vida que você quer responder. Lá haverá duas perguntas:
Abaixo das perguntas aparecerá os nomes das crianças e gestantes acompanhadas por você e na frente, à direita, aparecerão dois círculos com os números 1 e 2. Se você selecionar um deles, eles ficarão com a cor da pergunta. Isso significa que a resposta é SIM. Caso você não selecione, a resposta será NÃO. Exemplo 1: Se a criança compareceu, marque a opção 1, se ela não compareceu, não marque nada. Exemplo 2: Se a mãe ou responsável ajudou na celebração da vida marcar na opção 2. Os resultados desta aba estarão no menu Resumo do Mês. |
11a Etapa: O bebê de seis a oito meses
- Utilizar a cartela 15B do Laços de Amor – envelope azul, sobre a introdução dos alimentos para os bebês. Incentivar entre os participantes a troca de receitas de alimentos bem aceitos pelos bebês.
- Refletir com o grupo sobre causas e consequências da obesidade infantil.
- Explicar como acontece o Acompanhamento Nutricional e o compartilhamento das e-Cartelas na Celebração da Vida.
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Acompanhamento Nutricional
Frisar que as e-Cartelas são materiais que devem ser compartilhados com os pais ou responsáveis na Celebração da Vida. Os cartões de medidas permanecem na comunidade ou com os líderes.
-
Com as e-Cartelas de Orientação as orientações são individualizadas. Por exemplo: a mãe de um bebê de três meses com sobrepeso que mama no peito mas já recebe outros alimentos, terá uma orientação específica para esta situação.
- O compartilhamento das e-Cartelas se faz no aplicativo no botão “Acompanhamento Nutricional”, no menu da criança. A família receberá:
- A e-cartela específica do estado nutricional atual;
- A e-cartela com orientações gerais de acordo com a idade da criança;
- O gráfico do IMC (Índice de Massa Corporal) por idade;
- Os dados de peso e altura das últimas três medidas da criança.
- Importante: Antes de orientar os pais com as e-Cartelas de desnutrição e obesidade, procurar olhar para a criança em questão. Em caso de dúvida, confirmar os dados no cartão de medidas e, se a dúvida persistir, pedir à equipe para refazer as medidas e garantir o resultado correto.
- Realizar uma mini oficina para treinarem a orientação sobre a amamentação/alimentação do bebê de acordo com o resultado do estado nutricional. O capacitador deve separar um caso de uma ou mais crianças para ver como os participantes fazem a orientação e o compartilhamento das informações.
- Diarreia: Fazer uma mini oficina sobre o soro caseiro:
Mini oficina de preparação do soro caseiro |
Preparar o soro caseiro seguindo as orientações do e-Guia do Líder. É importante não passar o copo com o soro para os participantes experimentarem. |
- Sobre a diarreia, refletir com o grupo sobre a importância do saneamento básico como prevenção.
12a Etapa: O bebê de nove a onze meses
- Reforçar que os IOCs devem ser observados pelo líder enquanto ele conversa e orienta a família.
- Caso o líder não consiga observar o IOC, responder ‘’Não sei” e procurar observar novamente no próximo mês.
- No App Visita, logo abaixo das respostas existem mensagens que ajudam o líder a orientar a família. Alguns indicadores têm vídeos sobre como estimular a criança a conquistar este indicador.
- Realizar uma mini oficina sobre os IOCs.
Mini oficina dos Indicadores de Oportunidades e Conquistas (IOCs) |
Organizar os participantes para que respondam às perguntas abaixo:
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- e-Capacitação
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- e-Capacitação para capacitadores e multiplicadores
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- Orientações para a capacitadores e multiplicadores do e-Guia do Líder
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- Sugestão para o 5º encontro