Sugestão para o 5º encontro

Materiais para esse encontro: e-Cartelas de orientação nutricional (App), cartão de medidas, colher-medida e folheto do soro caseiro, um copo ou vidro marcado na medida de 200 ml, sal e açúcar.

  • Acolhida
  • Oração
  • Esclarecimento de dúvidas sobre a tarefa de casa e conteúdo das etapas propostas para este encontro: etapas 9, 10, 11 e 12
  • Reforço das informações mais importantes:

9a Etapa: O bebê de quatro e cinco meses

  • Explicar bem a ordenha. Seria interessante a participação de alguma mãe que faça ou tenha feito ordenha de seu leite para conversar com o grupo.
  • Refletir com o grupo sobre as causas e consequências da desnutrição.
  • Orientação de preenchimento do App Visita sobre vacina. Existem idades em que não há vacina a ser tomada pelas crianças. São elas:
    • 1 mês de vida;
    • 7,8, 10, 11, 13,14 meses de vida;
    • de 1 ano e 4 meses até 3 anos e 11 meses;
    • de 4 anos e um mês até 4 anos e 11 meses;
    • e de 5 anos e 1 mês até a adolescência.

Se a criança tomou todas as vacinas anteriores, nesses meses, o App Visita não fará a pergunta "A criança está com a vacina completa para sua idade?".

O sistema sabe que a vacinação da criança está em dia.

Portanto, nenhum dado será somado na 4a parte do caderno - Resumo do mês - sobre esse item.

Caso a criança não esteja com a vacinação em dia, mesmo nesses meses, a pergunta aparecerá no App Visita durante a visita domiciliar. Só deixará de aparecer quando a vacinação estiver completa.

10a Etapa - Celebração da Vida

  • Destacar a importância do dia da Celebração da Vida.
  • Ajudar os líderes a organizar o Dia da Celebração da Vida. Ver se há necessidade de ajudar a encontrar local, preparar o lanche, etc. O coordenador paroquial pode auxiliar.
  • A prática da Celebração da vida pode ocorrer no dia da Celebração da vida que já ocorre na comunidade, ou organizar uma Celebração da Vida para a capacitação.
  • Mostrar no App Visita como preencher o botão Celebração da Vida
  • Durante a pandemia, só será possível realizar a Celebração da Vida se as atividades presenciais forem liberadas pela igreja ou município. 

No menu Celebração da Vida você responde as perguntas relacionadas a esta ação.

Selecione o mês correspondente à Celebração da Vida que você quer responder.

Lá haverá duas perguntas:

  1. A criança cadastrada compareceu na Celebração da Vida?
  2. A mãe, pai ou responsável pela criança ajudou na Celebração da Vida? (oração, preparação do lanche, brincadeiras, etc.)

Abaixo das perguntas aparecerá os nomes das crianças e gestantes acompanhadas por você e na frente, à direita, aparecerão dois círculos com os números 1 e 2. Se você selecionar um deles, eles ficarão com a cor da pergunta. Isso significa que a resposta é SIM. Caso você não selecione, a resposta será NÃO.

Exemplo 1: Se a criança compareceu, marque a opção 1, se ela não compareceu, não marque nada.

Exemplo 2: Se a mãe ou responsável ajudou na celebração da vida marcar na opção 2.

Os resultados desta aba estarão no menu Resumo do Mês.

11a Etapa: O bebê de seis a oito meses 

  • Utilizar a cartela 15B do Laços de Amor – envelope azul, sobre a introdução dos alimentos para os bebês. Incentivar entre os participantes a troca de receitas de alimentos bem aceitos pelos bebês.
  • Refletir com o grupo sobre causas e consequências da obesidade infantil.
  • Explicar como acontece o Acompanhamento Nutricional e o compartilhamento das e-Cartelas na Celebração da Vida. 
  • Acompanhamento Nutricional

Frisar que as e-Cartelas são materiais que devem ser compartilhados com os pais ou responsáveis na Celebração da Vida. Os cartões de medidas permanecem na comunidade ou com os líderes. 

  • Com as e-Cartelas de Orientação as orientações são individualizadas. Por exemplo: a mãe de um bebê de três meses com sobrepeso que mama no peito mas já recebe outros alimentos, terá uma orientação específica para esta situação.

  • O compartilhamento das e-Cartelas se faz no aplicativo no botão “Acompanhamento Nutricional”, no menu da criança. A família receberá:
  1. A e-cartela específica do estado nutricional atual; 
  2. A e-cartela com orientações gerais de acordo com a idade da criança;
  3. O gráfico do IMC (Índice de Massa Corporal) por idade;
  4. Os dados de peso e altura das últimas três medidas da criança.
  • Importante: Antes de orientar os pais com as e-Cartelas de desnutrição e obesidade, procurar olhar para a criança em questão. Em caso de dúvida, confirmar os dados no cartão de medidas e, se a dúvida persistir, pedir à equipe para refazer as medidas e garantir o resultado correto.
  • Realizar uma mini oficina para treinarem a orientação sobre a amamentação/alimentação do bebê de acordo com o resultado do estado nutricional. O capacitador deve separar um caso de uma ou mais crianças para ver como os participantes fazem a orientação e o compartilhamento das informações.

  • Diarreia: Fazer uma mini oficina sobre o soro caseiro:

Mini oficina de preparação do soro caseiro

Preparar o soro caseiro seguindo as orientações do e-Guia do Líder. 

É importante não passar o copo com o soro para os participantes experimentarem.

  • Sobre a diarreia, refletir com o grupo sobre a importância do saneamento básico como prevenção.

12a Etapa: O bebê de nove a onze meses

  • Reforçar que os IOCs devem ser observados pelo líder enquanto ele conversa e orienta a família. 
  • Caso o líder não consiga observar o IOC, responder ‘’Não sei” e procurar observar novamente no próximo mês.
  • No App Visita, logo abaixo das respostas existem mensagens que ajudam o líder a orientar a família. Alguns indicadores têm vídeos sobre como estimular a criança a conquistar este indicador.
  • Realizar uma mini oficina sobre os IOCs.

Mini oficina dos Indicadores de Oportunidades e Conquistas (IOCs)

Organizar os participantes para que respondam às perguntas abaixo:

  1. O que é um ambiente favorável ao desenvolvimento da criança? (Resposta na 7ª etapa, o 1º parágrafo do tópico Promovendo um ambiente favorável ao desenvolvimento).
  2. O que faz uma criança crescer e se desenvolver? (Resposta na 7ª etapa, no 3º parágrafo do tópico Promovendo um ambiente favorável ao desenvolvimento e no 3º e 4º parágrafos do texto Indicadores de acompanhamento da criança, do mesmo tópico).
  3. Para que servem os indicadores de oportunidades e conquistas? Resposta na 12ª etapa, os 3 parágrafos do tópico Indicadores de oportunidades e conquistas, 
  • Reforçar que os IOCs devem ser observados pelo líder enquanto ele conversa e orienta a família. 
  • Lembrando que se não conseguiu observar algum indicador, pode responder ‘’Não sei”. 
  • Orientar que as dúvidas podem ser discutidas nas Reuniões para Reflexão e Avaliação com outros líderes e o coordenador da paróquia.
  • No App Visita Domiciliar e Nutrição logo abaixo as respostas têm Mensagens que ajudam o líder a orientar a família. E alguns indicadores têm vídeos para melhor orientar a mãe sobre como estimular a criança a conquistar este indicador.
  • No site da Pastoral da Criança existem vários textos sobre os IOCs que tanto o capacitador quanto os líderes podem ler para preparar-se melhor.

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