Sugestão para o 1º encontro

Nos encontros presenciais/virtuais o capacitador vai esclarecer as dúvidas dos capacitandos sobre a leitura que fizeram em casa das etapas propostas. Caso não haja dúvidas, deve-se ressaltar o que há de mais importante em cada etapa. Seguem algumas sugestões para cada encontro:

Material específico para esse encontro: Laços de Amor e celular ou tablet com o aplicativo Visita Domiciliar.

  • Acolhida
  • Oração
  • Apresentação 
  • Esclarecimento de dúvidas do conteúdo das etapas propostas para este encontro: 1A e 1B
  • Reforço das informações mais importantes:

1a Etapa A: Missão da Pastoral da Criança   

    • Destacar que os líderes são as principais figuras da Pastoral da Criança e que, ao fazerem essas atividades com empenho e dedicação, estão contribuindo para o projeto de Jesus: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância.” Jo 10,10.
    • Reforçar a importância das três atividades do líder, lembrando que, para considerar a existência da Pastoral da Criança na comunidade, a Visita Domiciliar, o Dia da Celebração da Vida e a Reunião para Reflexão e Avaliação precisam acontecer mensalmente. 
  • Conversar sobre o tópico da Pandemia (conteúdo opcional), enfatizando a importância da missão voluntária dos líderes da Pastoral da Criança em um momento tão difícil para tantas pessoas. 

Em tempos de pandemia, as visitas presenciais podem ser realizadas tomando os devidos cuidados: não entrar na casa das famílias, fazer ao ar livre, manter distância entre as pessoas, todos usando máscaras, evitar compartilhar objetos e lavar as mãos ou usar álcool em gel, se necessário. A RRA pode ser realizada online e a Celebração da Vida só deve acontecer de acordo com a liberação de cada local. 

1a Etapa B: A gestação

  • Os primeiros mil dias e a nossa saúde - esclarecer dúvidas sobre o folheto, o qual é entregue pelos líderes às gestantes nas visitas e em outras oportunidades.
  • Laços de Amor: ensinar a compartilhar o Laços de Amor pelo aplicativo, conforme orientação do tópico no e-Guia ou descrição no envelope azul.
  • Preparar o grupo para a realização da tarefa de casa. O capacitador deve ensinar como fazer o cadastro de uma gestante no aplicativo. A visita pode ser feita virtualmente ou presencialmente, adotando-se todos os cuidados durante a pandemia.
  • Fazer uma mini oficina. Sugestão a seguir:

Mini Oficina Laços de Amor

Leia as 3 situações abaixo para os participantes. 

Estipule um tempo para eles pensarem, e logo após, escolha algumas pessoas para dizerem como agiriam diante das situações e quais as cartelas dos laços de amor compartilhariam com a gestante:

  1. Gestante Isabel, 3º mês de gestação - 1a visita: a gestante se queixa de tontura, fraqueza e desmaios.
  2. Gestante Maria, 5º mês de gestação - 1a visita: a gestante diz que o corpo está inchado.
  3. Gestante Patrícia, 9º mês de gestação - 1a visita: diz que está preocupada com a hora do parto e com a amamentação.

OBS: Na apresentação, o capacitador deve observar se as pessoas irão compartilhar as cartelas corretas, e se as orientações dadas ajudariam as gestantes em cada caso. Parabenizar a apresentação, reforçar os aspectos positivos e refletir com o grupo se alguma coisa pode ser melhorada quanto ao “jeito” do líder orientar. Reforçar também a importância de orientar as gestantes quanto aos sinais de perigo e o encaminhamento para o hospital.

Você está aqui: