Entende-se por “e-Capacitação” as versões eletrônicas dos materiais de capacitação, por isso a letra “e” em frente ao nome.
Dessa forma, a partir de agora, para realizar as capacitações da Pastoral da Criança, ao invés de utilizar os materiais impressos, como Guia do Líder, Manual de brinquedos e brincadeiras, é utilizado o App.
Este novo formato permite a dinamização dos conteúdos com vídeos, áudios, além de facilitar a atualização dos materiais.
Os capacitandos estudam as etapas e fazem as avaliações à distância, sozinhos, ou com a ajuda das pessoas que moram em sua casa, e, em certas etapas, serão organizados encontros de preferência virtuais para esclarecimentos de dúvidas com os capacitadores ou multiplicadores.
Aqui vamos aprender como funcionam as e-Capacitações
Todos os materiais de e-Capacitação estão divididos em etapas, assim como acontece no Guia do Líder impresso, por exemplo.
Para facilitar o aprendizado, cada etapa está dividida em três níveis de conhecimento:
- Básico: é todo o conteúdo básico e obrigatório que o capacitando no tema precisa saber sobre aquela e-Capacitação.
- Complementar: é o conteúdo que complementa as informações do conteúdo básico e poderá ajudar o capacitando a aprofundar os assuntos tratados. No caso do e-Guia da gestação aos seis anos, e-Articulador e e-Brinquedos e Brincadeiras, é obrigatório realizar este nível para receber o certificado final da e-Capacitação.
- Opcional: é o conteúdo mais avançado e que pode servir para aumentar o conhecimento dos capacitandos que se interessem em saber mais sobre cada assunto. poderá ter conteúdos do Site da Pastoral da Criança e também de outros locais, como pesquisas e artigos científicos relacionados aos temas abordados nos níveis básico e complementar. Assim como o nome diz, esse nível é opcional, não sendo obrigatória sua realização para receber o certificado final da e-Capacitação.
Para exemplificar, cada etapa terá a seguinte estrutura, dividida nos níveis:
Etapa
Nível Básico:
|
Nível Complementar:
|
Nível Opcional:
|
O que são os tópicos, treino e avaliação?
- Tópicos: São os conteúdos estruturados por assuntos em cada nível. Por exemplo no e-Guia: pré-natal, alimentação saudável, aleitamento materno, higiene, etc.
- Tarefas de Casa: no e-Guia alguns tópicos não contém conteúdo, mas sim algumas atividades práticas para ajudar na formação do líder. Durante a pandemia essas tarefas poderão ser realizadas de forma virtual, e quando possível, de maneira presencial.
- Treino: Dentro dos tópicos, teremos, além dos conteúdos, dois botões:
- Botão “Treinar”: São perguntas sobre o conteúdo do tópico para ajudar a fixar o conhecimento. Muitas delas contextualizam o conteúdo teórico em situações concretas.
Essas perguntas não contam como avaliação. Também servem para o capacitando se situar no progresso do estudo, já que à medida que for respondendo os treinos, a barra de progresso no ícone do tópico irá sendo preenchida. Quando a barra estiver completamente preenchida, quer dizer que o capacitando já realizou todos os treinos daquele tópico. Para ajudar no aprendizado, cada resposta será acompanhada por uma justificativa, mostrando onde há erro e acerto, e porquê. - Botão “Treino realizado”: Funcionará como um gabarito, onde estarão salvas todas as perguntas respondidas no treino, assim como suas justificativas.
- Avaliação: Neste botão o capacitando encontrará as mesmas perguntas do botão “treino” dos diversos tópicos daquele nível, mas agora as respostas valerão como avaliação para passar de nível dentro da etapa. Para acessar o nível complementar é preciso realizar a avaliação do nível básico e atingir índice de acerto superior a 70%. Dessa mesma forma ocorre do complementar para o opcional.
Caso o usuário não consiga alcançar a média, ele poderá repetir as avaliações quantas vezes quiser, até alcançar a média necessária para avançar de nível.
Ao sincronizar o aplicativo, as informações sobre as avaliações ficarão arquivadas no sistema de informação da Pastoral da Criança, comprovando a realização da e-Capacitação. - Botão “Treinar visita”: Aparece em algumas etapas nos níveis básico ou complementar, próximo ao botão “Avaliação”. Ao clicar nele é possível treinar a visita domiciliar pelo aplicativo, vendo sequência de perguntas e respostas da idade trabalhada na etapa.
Mediação do e-Capacitação
Uma outra novidade é que além do capacitador, é possível ter mais uma pessoa que ajudará no caminho e na dinamização da capacitação. Esta pessoa terá a função de mediador do e-Capacitação. Ela contribuirá na organização dos encontros presenciais e também no auxílio das questões práticas relacionadas ao aplicativo Visita Domiciliar e Nutrição, com o e-Capacitação e também com a parte de tecnologia. Seu perfil é de alguém que tem facilidade em usar celular, baixar aplicativos, instalar cartão de memória nos celulares e animar líderes em seu aprendizado eletrônico.
O capacitador continuará tendo a mesma função que exerce hoje nas capacitações convencionais com o Guia do Líder 2015, de tirar as dúvidas e organizar os encontros presenciais.
- e-Capacitação
- >
- e-Capacitação para capacitadores e multiplicadores
- >
- Introdução
- >
- Conhecendo as e-Capacitações