Carreira

No dia 19 de março de 1960, Zilda Arns foi nomeada médica da Secretaria de Saúde do Estado. Trabalhou por 6 anos como médica do Hospital de Crianças, além dos cinco anos como estudante voluntária.

Em 1965, Zilda foi chamada para assumir a direção da rede de Postos de Saúde Materno-Infantis da periferia de Curitiba, coordenados pela APMI Saza Lattes. Foram 13 anos na direção do conselho, que ensinaram a Zilda que equipes capacitadas e motivadas para a missão, assim como a periodicidade dos atendimentos e a amizade, estimulam a qualidade e a humanização dos serviços.

No mesmo período (1967 a 1974), foi diretora da Divisão de Proteção Social do Departamento Estadual da Criança.

Em 1979, destacou-se por operacionalizar um plano Intersetorial em benefício da Criança na Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, que unia as Secretarias de Saúde, Educação, Agricultura, Prefeituras e Igreja, e definia as quatros prioridades do trabalho em conjunto: aleitamento materno, vacinação, saneamento básico e a utilização da soja na merenda escolar e pelas famílias.

Em 1980, rompeu em União da Vitória (PR), uma epidemia de poliomielite. O então secretário de saúde, Dr. Oscar Alves, a nomeou para coordenar a Campanha de Vacinação Sabin. O grande sucesso da campanha fez com que Zilda fosse chamada ao Ministério da Saúde para apresentar a metodologia utilizada e os resultados aos demais secretários de saúde, responsáveis pela vigilância sanitária dos Estados, uma vez que a epidemia se alastrava.

Em seguida, foi convidada para dirigir o Departamento de Saúde Materno-Infantil do Estado do Paraná. Destacando-se por reorganizar os Postos de Saúde do Estado, priorizando ações básicas de saúde materno-infantil. Junto à Secretaria de Educação, iniciou o programa de Saúde Escolar.

 “A luta deve continuar para haver políticas públicas que gerem oportunidades iguais para todos”. 

Dra. Zilda Arns Neumann

Você está aqui: