Grandes olhos azuis, tranças loiras e uma covinha na bochecha esquerda, renderam a Zilda, o apelido de “Tispi, a bonequinha”, que a acompanharia durante toda a sua vida.
Aos 10 anos, Zilda foi com seus irmãos para Curitiba (PR), para continuar os estudos. Visto que Forquilhinha só tinha até o primário, a 5ª série do ensino fundamental.
Os irmãos moravam em um sobrado construído por seus pais no bairro Água Verde. Os mais velhos estudavam e trabalhavam para ajudar na manutenção da casa. Zilda e sua irmã caçula, Zélia, eram responsáveis por fazer o almoço durante a semana.
Foto em preto e branco na casa da água verde, onde moraram os irmãos que vieram estudar em Curitiba. Da esquerda para a direita: Ida, Zilda, Otília, Felippe e Hilda.
Zilda concluiu o ensino fundamental no Colégio da Divina Providência, dirigido por freiras alemãs e participava do time de vôlei oficial do colégio, com o qual foi campeã paranaense por dois anos consecutivos. No ensino médio, estudou no colégio Sagrado Coração de Jesus e foi campeã de vôlei pela terceira vez.
Foto em preto e branco tirada em 1952 da Dra. Zilda (quarta, da esquerda para a direita) entre as colegas da equipe de vôlei do Colégio Divina Providência.
Durante a adolescência se dedicou por sete anos à catequese. Lia muitos livros e frequentava nos finais de semana a Congregação Mariana, em que seu irmão Felippe era líder.
Você está aqui:
- e-Capacitação
- >
- Dra. Zilda
- >
- Vida Pessoal
- >
- Infância