Família

A família Arns chegou ao Brasil em 1846, quando Nikolas Arns e Anna Margaretha Simonis, junto de seus quatro filhos, migraram da Alemanha para Santa Isabel, Santa Catarina.

Três gerações depois, Gabriel Arns, pai de Zilda, junto a alguns outros colonos, fundaram a comunidade de Forquilhinha (SC), em 1912.

Em 1913, Gabriel retorna a Capivari e se casa, em maio do mesmo ano, com Helena Steiner. Após três dias de viagem a cavalo, os recém-casados chegam a sua primeira morada em Forquilhinha. 

Em 1922, Gabriel compra de Frederico Oderding, a rústica casa de comércio, conhecida como a “Venda” e se instala com sua esposa e seus quatro primeiros filhos (Heriberto, Osvaldo, Olívia e Paulo). Lá também nasceriam: Otília, Laura e Hilda. 

Com o intuito de prover condições para a comercialização de seus produtos, Gabriel melhorou a fábrica de banha que havia criado e construiu uma casa de grande porte para moradia e comércio. Foi nesse casarão que nasceram os últimos filhos do casal: Felippe, Max José, Ida, Bertoldo, Zilda e Zélia. Zilda nasceu em 25 de agosto de 1934.

Foto em preto branco retratando a família do pai Gabriel e da mãe Helena, com os seus treze filhos, reunida no colégio sagrada família, em Forquilhinha, em 1953. Zilda, agora com 19 anos, muda o visual e deixa as tranças para sua irmã mais nova, Zélia Arns.

Helena, mãe de Zilda, lia muitos livros de medicina caseira que recebia da Alemanha e procurava aplicar as recomendações para ajudar os membros da comunidade. Desde pequena, Zilda acompanhava sua mãe enquanto ela recebia as crianças doentes e estava sempre ao seu lado, ouvindo os conselhos, buscando os remédios caseiros e os materiais para os curativos. Helena foi uma grande inspiração para a Pastoral da Criança.

A família Arns preservava muito a cultura de seus antepassados no dia a dia, a religiosidade, a educação e a música, sempre foram muito presentes. Dos 13 filhos, 9 se tornaram professores (quatro com doutorado), sendo três religiosas da Congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora e dois freis franciscanos, dois engenheiros e Zilda, médica. 

O ideal de educação do casal era altíssimo. Razão pela qual o futuro dos filhos de Gabriel e Helena não era no casarão ou em Forquilhinha.


“Você transforma o país quando educa as famílias para cuidarem melhor de seus filhos.”

Dra. Zilda Arns Neumann.

Você está aqui: