O bebê nasce com poucas defesas contra algumas doenças, por isso ele precisa da proteção de vacinas. É importante que as mães e pais vacinem seu bebê.
Pode haver pequenas diferenças pela introdução de novas vacinas ou por doenças específicas da sua região. É bom que você procure o serviço de saúde e se informe sobre o calendário vacinal do seu município.
Algumas doenças prevenidas por vacinas são:
- Tuberculose - é uma infecção que afeta principalmente os pulmões e pode ser transmitida de pessoa a pessoa. Vacina BCG é a principal proteção contra as formas graves da tuberculose, doença contagiosa, produzida por bactéria que atinge principalmente os pulmões e que, se não tratada, pode provocar sérios problemas respiratórios, emagrecimento, fraqueza e até levar à morte. A tuberculose é transmitida de pessoa a pessoa pelo ar, por meio de tosse, espirro ou fala. Os principais sintomas são febre ao final do dia, tosse, fraqueza, cansaço e perda de peso.
- Hepatite - é uma inflamação do fígado causada por vírus. A hepatite A é mais comum e menos grave do que a hepatite B. Proteção contra Hepatite B, doença causada por um vírus e que provoca mal-estar, febre baixa, dor de cabeça, fadiga, dor abdominal, náuseas, vômitos e aversão a alguns alimentos. O doente fica com a pele amarelada. A Hepatite B é grave, porque pode levar a uma infecção crônica (permanente) do fígado e, na idade adulta, levar ao câncer de fígado.
- Poliomielite (paralisia infantil) - é uma doença causada por vírus que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. Proteção contra a poliomielite ou paralisia infantil, doença contagiosa, provocada por vírus e caracterizada por paralisia súbita parcial ou total. Geralmente atinge as pernas. A transmissão ocorre pelo contato direto com pessoas ou contato com fezes de pessoas contaminadas, ou ainda contato com água e alimentos contaminados.
Calendário de Vacina - Ministério da Saúde (Calendário de Vacina)
Registro das vacinas no Aplicativo da Pastoral da Criança + Gestante
É possível registrar as vacinas que a criança tomou em nosso no App.
Também no link para Realizar nova visita do App, dependendo da faixa etária da criança, há perguntas sobre as vacinas que a criança deve ter tomado.
É possível também consultar a situação vacinal da criança e anotar as que foram tomadas no item “Vacinas” no a “Menu da Criança”, conforme imagem abaixo:
Ao entrar em “Vacinas”, é possível ver datas, em cores diferentes, que servem de alerta, conforme as seguintes situações:
- Em Verde: data em que foi marcado no app que a criança estava com a vacina em dia;
- Em Vermelho: a vacina atrasada;
- Em Amarelo: que está na hora de levar a criança para tomar a vacina.
Veja imagem abaixo:
Dica:
Para anotar as vacinas diretamente no item “Vacinas”, basta clicar em “Editar”, marcar as vacinas que a criança já tomou e depois é só “Salvar”, conforme imagens abaixo:
Vacinação de bebês prematuros
O calendário de vacinas para bebês prematuros é diferente do calendário padrão. Veja no link abaixo:
Calendário de vacinação prematuro
- e-Capacitação
- >
- Museu da Vida da Pastoral da Criança
- >
- 1000 Dias
- >
- Vacinas
- e-Capacitação
- >
- e-Guia da gestação aos 6 anos
- >
- O nascimento do bebê
- >
- Vacinas